congresso/poster

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Starkhyel
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta out 15, 2008 6:52 pm
University/ Institute: IST

Re: congresso/poster

Mensagem por Starkhyel »

Olá pessoal.

Então no caso de uma viagem para apresentar um trabalho numa conferência internacional, ao tal subsídio de 750 euros não acresce o subsídio de viagem (300 para Europa, 600 para fora da Europa)?

É que nos comentários anteriores vejo o valor 750 ser tratado quase como montante máximo total que seria possível obter.

Eu pensei que, por exemplo para o caso de uma conferência fora da Europa (como os exemplos que referiam a Austrália) fosse possível contar pelo menos com 750 + 600 = 1350 euros.

Consegue alguém aqui esclarecer-me? :)

Obrigado!

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 112
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Re: congresso/poster

Mensagem por CristinaC »

Eu também tinha essa dúvida... Na FCT disseram-me que o subsídio de viagem é para BD no estrangeiro ou mistas. Idas a conferências têm o montante máximo de €750. Que chega para pouco, mas é melhor que nada...

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

CristinaC Escreveu:Eu também tinha essa dúvida... Na FCT disseram-me que o subsídio de viagem é para BD no estrangeiro ou mistas. Idas a conferências têm o montante máximo de €750. Que chega para pouco, mas é melhor que nada...

Boa noite!

Também penso que o subsídio de viagem (300 €) é apenas para bolseiros a realizar trabalhos de investigação só estrangeiro ou mistos (realizam trabalho no estrangeiro e em Portugal). No entanto não tenho certezas disto que acabei de dizer. Se alguém tiver conhecimento mais concreto desta situação post aqui no fórum.

Cumprimentos,
João
PhD

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: congresso/poster

Mensagem por ruisoarescosta »

Starkhyel Escreveu: Então no caso de uma viagem para apresentar um trabalho numa conferência internacional, ao tal subsídio de 750 euros não acresce o subsídio de viagem (300 para Europa, 600 para fora da Europa)?

Eu pensei que, por exemplo para o caso de uma conferência fora da Europa (como os exemplos que referiam a Austrália) fosse possível contar pelo menos com 750 + 600 = 1350 euros.
Bons dias!

Pois, tratam-se de financiamentos suplementares diferentes (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). Uma coisa é o subsídio para "Participação em reuniões científicas" (que pode ir até 750€). Outra coisa, é o financiamento que visa suportar a ida dos bolseiros de doutoramento para o estrangeiro (os tais 300€ ou 600€, consoante se trate de uma viagem para a Europa ou para fora da Europa, respectivamente). Este último subsídio de viagem é passível de ser utilizado apenas quando um bolseiro vai passar uma temporada a uma universidade estrangeira. Julgo que nestes casos não importa se se trata de bolsa nacional ou mista. Desde que o bolseiro vá desenvolver parte do programa de trabalhos numa universidade estrangeira, a FCT subsidia a viagem até 300/600€.
Starkhyel Escreveu: É que nos comentários anteriores vejo o valor 750 ser tratado quase como montante máximo total que seria possível obter.
Para idas a reuniões cientificas, os 750€ são efectivamente o montante máximo que a FCT financia. Supostamente este financiamento inclui verbas para a viagem, alojamento, etc. Claro que tratando-se, por exemplo, de uma conferência na Austrália, só o preço da passagem aérea pode ultrapassar largamente os 750€.

No entanto, há sempre a possibilidade de procurar financiamento adicional. A Fundação Calouste Gulbenkian é uma das instituições que tem fundos para apoiar idas a congressos.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Boa tarde!

É possível obter financiamento da FCT e da FCG para o mesmo congresso? Isto é, por exemplo, para viagens longas os 750 euros serão insuficientes e com o apoio da FCG já se obteria mais algum financiamento.


Cumprimentos,
João
PhD

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: congresso/poster

Mensagem por ruisoarescosta »

Pois, não sei exactamente. Mas julgo que sim.

No entanto, a Gulbenkian no formulário para financiamento de idas a congressos pergunta sempre se a FCT financia a deslocação em causa. Isto pode ser um indicador que não estão especialmente interessados em financiar congressos para os quais já haja financiamento. Por outro lado, pode tratar-se apenas de dar prioridade a pedidos que não tenham outra forma de financiamento.

Enfim, parece-me que se se tratar de uma ida a uma reunião científica cujos valores totais ultrapassem largamente os 750€ financiados pela FCT, a Gulbenkian não terá problemas em financiar o remanescente. Julgo que a FCG apenas tenta assegurar que um investigador não recebe 2 financiamentos redundantes, que gasta apenas um deles e que fica com o remanescente.

Não conheço casos de idas a congressos com financiamento simultâneo da FCT e FCG. Por outro lado, conheço casos em que quer a FCT, quer a Gulbenkian financiaram idas a summer schools. Nestes casos em concreto os valores totais (viagem, alojamento, comida, propinas, etc.) eram de tal forma elevados que, mesmo com financiamento de ambas as instituições, o dinheiro não era suficiente.

Por exemplo, no caso hipotético de um congresso na Malásia que durasse 1 semana, cujo voo mais barato que se conseguisse fosse 600€, em que fosse necessário pagar 700€ de inscrição e não houvesse alojamento barato para os 7 dias, julgo que a Gulbenkian não teria problemas em financiar em complementaridade com a FCT.

Mas nada como um telefonema para a Gulbenkian para tirar as teimas! :)

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Olá a todos!

Gostaria de saber se para pedido de subsídio para apresentação de comunicações em congressos é necessário enviar o parecer do orientador como documento original ou pode ser uma cópia (não autenticada)?


Cumprimentos,
João
PhD

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: congresso/poster

Mensagem por ruisoarescosta »

João Escreveu:Olá a todos!

Gostaria de saber se para pedido de subsídio para apresentação de comunicações em congressos é necessário enviar o parecer do orientador como documento original ou pode ser uma cópia (não autenticada)?


Cumprimentos,
Bons dias!

Caríssimos,

João, Julgo que pode ser uma simples cópia não autenticada. Muitas vezes o meu orientador até me envia os pareceres por email (já com a assinatura) e eu só imprimo, nada mais. Tenho usado esse tipo de documentação e tem funcionado sempre na perfeitção.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

ruisoarescosta Escreveu:
João Escreveu:Olá a todos!

Gostaria de saber se para pedido de subsídio para apresentação de comunicações em congressos é necessário enviar o parecer do orientador como documento original ou pode ser uma cópia (não autenticada)?


Cumprimentos,
Bons dias!

Caríssimos,

João, Julgo que pode ser uma simples cópia não autenticada. Muitas vezes o meu orientador até me envia os pareceres por email (já com a assinatura) e eu só imprimo, nada mais. Tenho usado esse tipo de documentação e tem funcionado sempre na perfeitção.

Abraços e beijinhos,

rui
Viva Rui!

Então se o teu orientador te envia por email e tu imprimes é o mesmo que uma cópia dita "normal". Aconselhas a enviar carta registada com o pedido de financiamento ou pode ser por email?

Cumprimentos,
João
PhD

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: congresso/poster

Mensagem por ruisoarescosta »

João Escreveu:
Viva Rui!

Então se o teu orientador te envia por email e tu imprimes é o mesmo que uma cópia dita "normal". Aconselhas a enviar carta registada com o pedido de financiamento ou pode ser por email?

Cumprimentos,
Tenho recorrido à entrega deste tipo de documentação sempre presencialmente. Nos períodos em que estou no estrangeiro peço a alguém que imprima a informação que envio por email e que passe pela FCT. Mas claro, isto não é uma solução possível para uma imensidão de bolseiros.

As razões para esta opção prendem-se com questões de timing. Tenho a impressão que a FCT é mais expedita com o tratamento de informação que dá entrada através desta via, comparativamente com o envio de informação por correio ou email.

De qualquer forma, é possível enviar este tipo de documentação quer por correio, quer por email. Quanto a estas duas opções, não sei qual será a preferível.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: congresso/poster

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá, João!
Olá a todos!
Das últimas vezes que pedi subsídios para congressos ou para visitas de formação complementar enviei todos os documentos necessários via e-mail, e não tive qualquer problema. Envio-os em formato pdf.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Olá, João!
Olá a todos!
Das últimas vezes que pedi subsídios para congressos ou para visitas de formação complementar enviei todos os documentos necessários via e-mail, e não tive qualquer problema. Envio-os em formato pdf.

Boa sorte!

Olá Carla!

Se dá por e-mail é muito melhor. Quanto tempo demora a FCT a atribuir o subsídio para participação em congressos após o envio do e-mail? E qual é o e-mail para que devemos efectuar o pedido de subsídio?

Cumprimentos,
João
PhD

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: congresso/poster

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá, João!

O endereço de e-mail é id.bolsas@fct.mctes.pt.
Não te esqueças de colocar no "assunto" da mensagem a referência da tua bolsa!
O subsídio tem sido depositado em 1-2 meses após o pedido e dependendo da data de entrada deste nos serviços.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Olá Carla!

Obrigado pela resposta!


Cumprimentos,
João
PhD

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Olá, João!

O endereço de e-mail é id.bolsas@fct.mctes.pt.
Não te esqueças de colocar no "assunto" da mensagem a referência da tua bolsa!
O subsídio tem sido depositado em 1-2 meses após o pedido e dependendo da data de entrada deste nos serviços.

Boa sorte!

Já agora, no assunto devo colocar apenas a referência da bolsa ou posso colocar também o âmbito do e-mail, isto é, referência da bolsa+pedido de seubsídio?
João
PhD

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: congresso/poster

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

João Escreveu:
Já agora, no assunto devo colocar apenas a referência da bolsa ou posso colocar também o âmbito do e-mail, isto é, referência da bolsa+pedido de seubsídio?
Pois... convém colocar a referência da bolsa e algo mais como "subsídio para congresso/visita".
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu: Pois... convém colocar a referência da bolsa e algo mais como "subsídio para congresso/visita".

Obrigado Carla :)
João
PhD

jbondoso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: segunda jul 23, 2007 11:06 pm
Localização: CIIMAR

Re: congresso/poster

Mensagem por jbondoso »

Olá a todos,

Relativamente ao subsidio para congressos, este ano a FCT enviou-me um e-mail em Abril a dizer que iria proceder ao envio do 750€, mesmo antes de eu o requisitar, e este mês já o transferiram.
Não sei se vai ser o normal para toda a gente, mas simplifica muito mais as coisas para nós.

João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: congresso/poster

Mensagem por João »

jbondoso Escreveu:Olá a todos,

Relativamente ao subsidio para congressos, este ano a FCT enviou-me um e-mail em Abril a dizer que iria proceder ao envio do 750€, mesmo antes de eu o requisitar, e este mês já o transferiram.
Não sei se vai ser o normal para toda a gente, mas simplifica muito mais as coisas para nós.
Viva jbondoso!

A mim não me atribuíram o subsídio, pelo menos até hoje. A tua bolsa começou quando?


Cumprimentos,
João
PhD

jbondoso
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: segunda jul 23, 2007 11:06 pm
Localização: CIIMAR

Re: congresso/poster

Mensagem por jbondoso »

Comecei em agosto de 2007 e o 1º ano acaba a 30 de Outubro, porque interrompi 3 meses a bolsa da FCT para ter uma Marie Curie.

Responder