DEA:A todos que me possam esclarecer, muito obrigada

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
anapires
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Faculdade Medicina-Univ.Santiago de Compostela

DEA:A todos que me possam esclarecer, muito obrigada

Post by anapires »

Olá a todos!
Encontro-me neste momento no primeiro ano do Programa de doutoramento em Medicina Molecular, em Santiago de Compostela. No final do 2º ano é-me atribuído o DEA (Diploma de Estudos Avançados) que me oferece o perfil de Investigadora. Porém não tenho ideia de qual a correspondência do DEA em Portugal ou se ainda esta ano poderia tentar seguir o Doutoramento em Portugal, ou ainda se a única forma de voltar a Portugal, e seguir a carreira de investigação é aconselhável após apenas após terminar a tese, por ausência de reconhecimento do DEA em Portugal. Aqui em Espanha não me sabem informar, por esta razão a todos vór recorro.

Muito obrigada e um bem haja por toda a vossa atenção.

Cumprimentos,Ana Pires
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: DEA:A todos que me possam esclarecer, muito obrigada

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Não tenho conhecimento de que exista algum equivalente ao DEA em Portugal. Talvez com a implementação de bolonha aos doutoramentos (3º ciclo) e/ou em algumas instituições possa haver esse diploma. Noutros países existe: por exemplo, tenho um colega na Finlândia que a meio do Doutoramento obteve o grau de "licenciate" e julgo que na Suécia também há algo parecido. Ainda assim, não sei se permite algum tipo de equivalência para a obtenção do grau de doutor...

Quanto a seguir o doutoramento em Portugal, depende da tua situação e dos teus objectivos. Que eu tenha conhecimento, não há a regra de equivalência de parte do doutoramento. Embora demore tradicionalmente uns 4 anos, não se rege por anos lectivos, sendo que ou tens o grau ou não o tens... Talvez agora com a implementação de bolonha, como pelo menos em alguns planos doutorais passa a existir um ano lectivo, isso seja possível.
Uma possibilidade poderá ser estabelecer-se uma parceria entre a instituição onde estás agora a fazer o doutoramento e uma instituição portuguesa e possas vir para essa instituição portuguesa desenvolver uma boa parte do doutoramento, sendo que o grau continuaria a ser atribuído pela universidade actual (Santiago de Compostela, certo?).
Se a tua intenção é que o grau seja atribuído por uma instituição portuguesa, então o melhor é tratares disso rapidamente. É que normalmente os regulamentos das universidades requerem um período mínimo de três anos entre a primeira inscrição no doutoramento e o pedido de provas para obtenção do grau, independentemente da rapidez e volume de trabalho desenvolvidos. Antes de três anos, simplesmente não podes pedir provas...
Em resumo, o que te aconselho é que, tendo a intenção de vir para Portugal fazer (continuar) o doutoramento, procures uma instituição e um orientador/supervisor com quem pretendas trabalhar. Fazendo esta escolha, contacta-o directamente para avaliar possibilidades. Se quiseres tentar a sugestão anterior de fazer o resto do trabalho em Portugal, continuando inscrito em Espanha, será bom falar primeiro com o teu orientador actual para lhe expôr a situação. Se ele não concordar, nada feito...

Boa sorte.

Tiago
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Olá,

O DEA está a ser implementado em Portugal nos novos planos doutorais de Bolonha. O DEA em Portugal é atribuido após a conclusao da parte escolar do plano doutoral. Se pode haver uma mudanca de universidade sendo reconhecido o DEA, confesso que nao sei, isso teras que perguntar na universidade para onde queres ires (eu a partida diria que sim, ja que esse é o espirito de Bolonha, mas em Portugal espero tudo....).
Isabel
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ua.pt

Post by Isabel »

Olá, também possuo um DEA de Espanha, o que na altura me informaram na Universidade foi que era equivalente a Mestrado. Na realidade a estrutura do curso era equivalente, com um primeiro ano de aulas e um segundo ano de Tese (aliás, chamavam Tesina). Mas na altura em que terminei o DEA as teses de Mestrado em Portugal ainda eram de pelo menos 100 páginas...

Mas essa "equivalência" não me serviu de nada, no ano passado ao dar aulas numa Universidade pública portuguesa, não reconheceram o meu grau académico - apenas tal aconteceria se apresentasse a minha tese a um júri da Faculdade onde trabalhava, pagando 300€ para lerem a tese, e mais 100€ caso a aprovassem :evil: Ou seja, oficialmente estive a dar aulas num Mestrado como licenciada.....

Em relação a equivalências, não faço ideia. O melhor será perguntares, como já foi sugerido, à Universidade para onde pretendes ir. Se eu fosse a ti, caso a Universidade onde estás tenha boas condições e esteja bem cotada, terminava o Doutoramento aí. Apenas pensaria em mudar se tivesse condições superiores numa outra portuguesa. Mas como tb já foi dito, conversava primeiro muito bem com o coordenador.
suzana
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Huelva

Post by suzana »

Eu também obtive o DEA em Espanha e sempre ouvi dizer que dava equivalência a Mestrado. Até porque em Espanha não existem/existiam Mestrados. Agora parece que vão criar um Master que será então o Mestrado(porque antes existiam masters, mas que eram´o equivalente a uma pós- graduação). De facto ao comparar os programas de Mestrado com a fase inicial (ano curricular+ investigação) do meu programa de Doutoramento não existem grandes diferenças. A própria Tesina é sem dúvida equiparável a uma Tese de Mestrado. O que acontece e de acordo com o que me informei, é que para pedir a equivalência formal por parte de uma universidade gasta-se muito tempo e dinheiro e corre-se o risco de não ser reconhecida (depende de vários factores). O que se gasta dá para investir na Tese de doutoramento. E aí sim, com as novas regras de Bolonha a equivalência é automática e sem grandes custos.
Conheço pessoas que estão a dar aulas em universidades portuguesas como mestres (com o DEA). Inclusivé nos seus currículos surgem como Mestres. Do que me tenho apercebido, porque tenho tentado obter informações neste sentido, é que informalmente o DEA é visto como um mestrado, até porque existe um trabalho de investigação com peso significativo (e com defesa pública) que nos confere a capacidade para investigar para um trabalho ao nível de uma Tese de Doutoramento. Contudo formalmente não parece existir uma equivalência automática.Pessoalmente não utilizo o termo Mestre. No entanto, e à luz da legislação do acordo de Bolonha parece-me injusto que com uma licenciatura de 5 anos (com monografia e sua defesa) mais 1 ano curricular + um ano de investigação + tesina (e defesa de tesina)+ DEA (e defesa de DEA) tenha apenas equivalência a licenciatura, quando os novos licenciados o são apenas com 3 anos e sem monografia tão pouco.
Então considero sem dúvida que esta situação terá que ser revista sob pena de se estar a cometer uma grande injustiça com quem trabalhou durante tanto tempo(e no meu caso a caminho de Espanha). Então podem perguntar-me:" Então porque foste para Espanha e não tiraste em Portugal?" A diferença de preços é abismal.
Esta poderá ser uma das razões porque não dão assim tão facilmente a equivalência.
anabela albuquerque
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: universidade catolica de Louvain

Post by anabela albuquerque »

bom dia a todos

eu também tenho um DEA em criminologia na Bélgica.
antes de Bolonha havia na Bélgica dois diplomas de 3° ciclo: o DEA e o doutoramento. actualmento o 3° ciclo tem apenas o doutoramento. o DEA deixou de existir!

anabela
anapires
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Faculdade Medicina-Univ.Santiago de Compostela

Post by anapires »

Muito obrigada a todos pelos vossos esclarecimentos e pelo tempo que me dedicaram.

Sei agora que o DEA pode corresponder a mestrado dependendo de cada universidade.
Apenas com o primeiro ano completo não há equivalências pelo que tenho que começar tudo de novo se entrar em Portugal num programa doutoral.

Quanto a convénios, não me parece que estejam muito interessados na medida em que, cada orientador quer um doutorando inteiramente a seu cargo.

Neste momento encontro-me a concorrer em Portugal tendo, porém, o meu lugar salvaguardado em Santiago.

Obrigada a todo(a)s mais uma vez,

Ana
ana petronilho
recém-chegado
recém-chegado

Post by ana petronilho »

olá Ana
o diploma de estudos avanzados está agora a sofrer transformaçoes, pelo que dependendo da adaptaçao do programa de doutoramento, terás que cursar o DEA, ou o master correspondente. E tem cuidado que sao coisas diferentes.
o master dura um ano, sao 60 creditos.
o dea só se defende depois de algum tempo de tese, uma vez ultrapassada a fase formativa (aulas) e um algum tempo de projecto.
o meu conselho é que vejas se dentro de pouco tempo o teu programa vai ou nao estar adaptado a bolonha e nessa altura podes informar-te junto da universidade para fazer a equiparaçao do DEA ao master. Tipicamente o que implica é escrever e defender o projecto de DEa um bocadinho mais desenvolvido... mas imagino que isso dependa de cada UNI.
Post Reply