Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Localização: IBB
Contacto:

Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por christianramos »

Ola,

Após um ano de espera, este ano tive Bolsa PhD da FCT :)

Acontece que também concorri para a FCG e também tive, razão pela qual tive que optar.

Assim, vou ter que recusar a bolsa da FCT.

As minhas questões são as seguintes:

1: no regulamento e no estatuto do bolseiro está previsto a possibilidade de acumular 2 bolsas de instituições diferentes caso haja acordo, ou estou a ler mal a coisa?

2: a minha ideia é aceitar a bolsa da FCG (alias, já aceitei) e pedir à FCT apenas financiamento para deslocações em matéria de congressos internacionais (até porque os 750 euros nem dão para ir aos states).

Acham que isto é possível/viavel???

e como faço a carta a cancelar a bolsa?

Obrigado e boas entradas em 2009 :)
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por DC »

Boas,

Quanto a:

1: no regulamento e no estatuto do bolseiro está previsto a possibilidade de acumular 2 bolsas de instituições diferentes caso haja acordo, ou estou a ler mal a coisa?

Existe qualquer coisa nesse sentido, mas desde que a segunda bolsa seja para actividades lectivas. (Nada diz no regulamento, mas segundo contactos feitos para FCT foi a informacao dada, podes procurar aqui forum)

Quanto a:

2: a minha ideia é aceitar a bolsa da FCG (alias, já aceitei) e pedir à FCT apenas financiamento para deslocações em matéria de congressos internacionais (até porque os 750 euros nem dão para ir aos states).

Não sei se podes fazer isso dado que a partir do momento que canceles a bolsa da FCT deixas de ser um bolseiro da FCT e segundo me parece esses financiamentos "extra" são apenas para bolseiros da FCT.

Também gostaria de ter mais informações sobre o cancelamento da bolsa. Sempre ouvi dizer que dado o cancelamento haveria risco de ter de devolver o dinheiro recebido. É verdade? Já aconteceu alguém? Há alguma maneira de contornar esta questão (provar-se que houve trabalho desenvolvido?)

Saudações e boas entradas

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá!

Penso que não é possível acumular as duas bolsas de que falam.
Em relação ao financiamento para viagens, se a bolsa foi cancelada é claro que não há direito a esse financiamento por parte da FCT.
Penso que é possível concorrer a bolsas da FCG para deslocações ao estrangeiro mas do que sei também não é possivel acumular dois subsídios (o da FCT e o da FCG).
As bolsas da FCG não contemplam subsídios para deslocações?

Boa sorte!

Bom ANO!
Última edição por Carla Gouveia-Caridade em terça dez 30, 2008 1:34 pm, editado 1 vez no total.
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
University/ Institute: ???

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por rui_barroselas »

Pois, parece-me que a Carla tem razão:
Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Em relação ao financiamento para viagens, se a bolsa foi cancelada é claro que não há direito a esse financiamento por parte da FCT.
Se se tiver bolsa da FCT é possivel concorrer a uma bolsa, para apresentação de trabalhos no estrangeiro, da FCG. Normalmente, esta bolsa não é concedida em anos consecutivos. O contrário penso que não é possivel. A FCT só apoia as deslocações dos respectivos bolseiros

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Localização: IBB
Contacto:

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por christianramos »

Obrigado pelas dicas.

Bom, parece que vou ter que ir mesmo à FCT saber em que moldes devo cancelar a Bolsa.

Fui alertado que existe um apoio para não bolseiro FCT (o FACC) que pode permitir estudante e pos-docs a ida a congrassos.....

Boas entradas :smt006
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por DC »

"Bom, parece que vou ter que ir mesmo à FCT saber em que moldes devo cancelar a Bolsa."

Então se não te importares depois partilha, gostava saber em que moldes se faz um processo dessa natureza, just in case...

phoenix
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: sexta dez 05, 2008 7:45 pm
University/ Institute: CQE/IST

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por phoenix »

Oi.

Quando me candidatei à bolsa de doutoramento ainda tinha certas dúvidas pelo que perguntei à FCT como é que seria se quisesse interromper/desistir do doutoramento já que no site eles apenas admitem algumas cenários (como doença por ex.).

Assim, o que me disseram foi que caso desistisse nos primeiros 3 meses teria de devolver o dinheiro recebido até então. Se fosse após os 3 meses iniciais a devolução das bolsas já não acontecia e podia (a) suspender a bolsa desde que o(s) orientador(es) estivessem de acordo, escrevendo uma carta à FCT indicando a data a partir da qual teria efeito e explicando os motivos ou (b) cancelar a bolsa através de carta.

Estes casos seriam apenas após aceitar a bolsa (i.e. trabalho iniciado e contrato assinado) e também não sei o que terá a tal carta de conter em pormenor. Para recusar uma bolsa antes de iniciar o trabalho e assinar o contrato realmente não sei como se fará. Mas já agora agradeço qualquer noticia sobre o assunto.

Cumps

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por DC »

Obrigado pelas informações....

Se alguém tiver mais informações agradecia, especialmente para o caso de conseguir uma segunda bolsa atrativa...

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Localização: IBB
Contacto:

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por christianramos »

Olá,

Depois de ir à FCT saber, aqui vai: Deve fazer uma carta a solicitar o cancelamento, explicitando as razões.

Abaixo transcrevo o que fiz

Drª Olga Martinho
Direcção de Serviços de
Recursos Humanos e Formação
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Av. D. Carlos I, 126, 1249-074 Lisboa

Assunto: Pedido de Cancelamento de Bolsa de Doutoramento

Exma Srª Drª,

Venho por este meio requerer o cancelamento da Bolsa de Doutoramento que me foi atribuída, referência SFRH/BD/XXXXX/2008, em virtude de ter concorrido em Junho de 2008 para um concurso de Bolsas de Doutoramento em Portugal, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Os resultados desta Bolsa da FCG foram divulgados durante o mês de Outubro de 2008, antes dos resultados da FCT, tendo apenas 20 dias para aceitar a Bolsa da FCG. Dado que não tinha a certeza de conseguir obter bolsa da FCT, optei por aceitar a bolsa da FCG.

Desta forma, agradeço que se proceda ao encerramento do processo referente à minha bolsa.

Com os melhores cumprimentos,
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por DC »

Boas,

Muito obrigado Christian!

Parto do principio que não seja necessário devolver o dinheiro da bolsa que recebeste até agora, certo?

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 55
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Localização: IBB
Contacto:

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por christianramos »

não cheguei a receber nada......por isso também foi mais fácil
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

JoanaAlb
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: terça mar 28, 2017 11:57 am
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por JoanaAlb »

Bom dia!

Estive a ler esta troca de mensagens para a qual fui reencaminhada enquanto pesquisava informações acerca do cancelamento de uma bolsa de doutoramento. Agradeço a todos porque me esclareceu nalgumas questões. Gostaria ainda só de saber se, não aceitando uma BD ficamos de alguma forma penalizados se nos quisermos voltar a candidatar no futuro?

Muito obrigada!

Joana Albuquerque

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Como cancelar Bolsa de Doutoramento?

Mensagem por spca »

JoanaAlb Escreveu:Bom dia!

Estive a ler esta troca de mensagens para a qual fui reencaminhada enquanto pesquisava informações acerca do cancelamento de uma bolsa de doutoramento. Agradeço a todos porque me esclareceu nalgumas questões. Gostaria ainda só de saber se, não aceitando uma BD ficamos de alguma forma penalizados se nos quisermos voltar a candidatar no futuro?

Muito obrigada!

Joana Albuquerque
Atenção que esta troca de mensagens já é muito antiga...
Em princípio não haverá problemas para candidaturas futuras, pelas regras e forma de agir actuais, se não aceitares uma BD.
No caso de a BD já estar em curso e a cancelares, aí talvez haja pelo menos o problema de o tempo que já recebeste BD ser descontado do tempo máximo da segunda BD (Art. 37 do Regulamento). E se cancelares a bolsa depois da metade da sua duração (ou depois de dois anos, metade da duração máxima?) ficas obrigada a finalizar o doutoramento até dois anos depois ou a justificar bem porque não o fizeste para não seres penalizada. E se cancelares nos primeiros 3 meses de bolsa, também serás obrigada a devolver o dinheiro.
Boa sorte.

Responder