Bolsas Doutoramento Gulbenkian
Bolsas Doutoramento Gulbenkian
Boa noite,
Alguem sabe alguma coisa sobre os resultados destas bolas? Eu perdi tudo o que tinha no meu outro PC e nem tenho o link para entrar na minha area privada. De qualquer forma, não vejo nada que se pareça com este assunto na webpage deles (muitas bolas, mas nada de doutormantos ou mestrados). Ficaram sem efeito, ainda vão sair?...
Alguem sabe alguma coisa sobre os resultados destas bolas? Eu perdi tudo o que tinha no meu outro PC e nem tenho o link para entrar na minha area privada. De qualquer forma, não vejo nada que se pareça com este assunto na webpage deles (muitas bolas, mas nada de doutormantos ou mestrados). Ficaram sem efeito, ainda vão sair?...
Re: Bolsas Doutoramento Gulbenkian
Olá,
Pelos vistos já começaram a comunicar os resultados. tenta aceder através do google a tua área: digita my file... que aparece o link da gulbenkian e lá tens acesso ao estado do teu pedido. Foi assim que vi o meu. Contudo, só tive acesso a carta de comunicação através do link que eles me enviaram. Comunicaram através de carta que a minha cand foi indeferida... não por falta de mérito mas por excesso de candidaturas e escassez de recursos!!! ora... ora.... não há que desanimar!!!
Espero que te corra bem melhor
Pelos vistos já começaram a comunicar os resultados. tenta aceder através do google a tua área: digita my file... que aparece o link da gulbenkian e lá tens acesso ao estado do teu pedido. Foi assim que vi o meu. Contudo, só tive acesso a carta de comunicação através do link que eles me enviaram. Comunicaram através de carta que a minha cand foi indeferida... não por falta de mérito mas por excesso de candidaturas e escassez de recursos!!! ora... ora.... não há que desanimar!!!
Espero que te corra bem melhor

Bolas!... Consegui chegar á mypage. O problema agora é que, como perdi tudo o que tinha no outro disco, não faço a mais pequena ideia do username e da password...
Mas então eles estão a mandar emails? Ou são cartas-papel?
Mas então eles estão a mandar emails? Ou são cartas-papel?
Pronto, recebi o email agora. Mesma coisa. Coisa e tal, tá muito bem, mas são muitos e olha... paciência.
Obrigado na mesma pela resposta.
Obrigado na mesma pela resposta.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Lisboa
Ainda não recebi nenhum email, nem tenho qualquer informação nova na página do myfile...
Deves estar a receber um email brevemente, provavelmente esta semana.
De qualquer forma, boa sorte para ti!
De qualquer forma, boa sorte para ti!
Estão a mandar mails de aviso de que a carta de indeferimento se encontra no myfile. Também recebi uma carta igual às vossas. Pode não ter sido indeferido por falta de mérito, mas por excesso de candidatos...
C.

C.
Já agora, isso quer dizer o quê? Aquilo nem foi a avaliação, eles poseram logo de lado por haver muitas?
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR
Quer provavelmente dizer que só poucas bolsas foram atribuídas... A minha foi indeferida tb, sorte a minha que o recurso da FCT foi aceite...
Acho que o critério da Gulbenkian peca por não ter fundamento. Não temos acesso a nenhum tipo de classificação nem tão pouco de nenhuma lista de resultados nem que seja concedida/recusada... Há que dar o braço a torcer que, neste aspecto, a FCT é bem mais criteriosa, mesmo dentro de alguma subjectividade...
Boa sorte a todos!
Acho que o critério da Gulbenkian peca por não ter fundamento. Não temos acesso a nenhum tipo de classificação nem tão pouco de nenhuma lista de resultados nem que seja concedida/recusada... Há que dar o braço a torcer que, neste aspecto, a FCT é bem mais criteriosa, mesmo dentro de alguma subjectividade...
Boa sorte a todos!
FCT é Estado, mas Gulbenkian não. Eles podem atribuir as bolsas sob o critério que bem entenderem. Já é muito bom atribuirem-nas a alguém. Agora, a FCT...
Sei lá... O problema é que as coisas estão cada vez mais difíceis, não vão melhorar e, na verdade, todos nós tinhamos direito a bolsa porque todos os trabalhos são importantes. Deviamos ter nascido uns anos antes...
Sei lá... O problema é que as coisas estão cada vez mais difíceis, não vão melhorar e, na verdade, todos nós tinhamos direito a bolsa porque todos os trabalhos são importantes. Deviamos ter nascido uns anos antes...
-
- Sócios
- University/ Institute: Diamond Light Source
Caro colega lamento dizer mas pela FCT é ligeiramente mais fácil obter bolsa neste momento do que no período 2001-2004. Anteriormente a 2001 quase todos com média igual ou superior a 15 valores tinham bolsa. Durante esse período poucos com média inferior a 16 tiveram bolsa e quando tiveram foi após longas esperas em recurso. Julgo que agora está ligeiramente melhor novamente....
Quanto as bolsas de Gulbenkian, de certeza que a pedido formal não é disponibilizada informação sobre a avaliação e razões de exclusão?
David
Quanto as bolsas de Gulbenkian, de certeza que a pedido formal não é disponibilizada informação sobre a avaliação e razões de exclusão?
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
Não sei se eles revelam isso, provavelmente sim. Eu, pela minha parte, não lhes vou pedir nada, acho que devem dar a bolsa a quem quiserem, sejam lá quais forem os critérios (mesmo que não sejam nenhuns). Já não penso o mesmo em relação á FCT porque é pública. Também não tive bolsa deles mas, olhando para os critérios de avaliação que eles definem, nem vale a pena protestar. Fiquei muito longe de uma valor em que isso podesse fazer alguma diferença.
E sinceramente já perdi tempo que chegue com isto das bolsas. Pelo menos fiquei a saber como são e o tipo de coisas que se valoriza. Agora é concentrar-me no meu trabalho e ver se, no fim, isso me dá algum retorno.
De qualquer forma, muito obrigado a todos!
E sinceramente já perdi tempo que chegue com isto das bolsas. Pelo menos fiquei a saber como são e o tipo de coisas que se valoriza. Agora é concentrar-me no meu trabalho e ver se, no fim, isso me dá algum retorno.
De qualquer forma, muito obrigado a todos!
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Algarve, CCMAR
Infelizmente a Gulbenkian não disponibiliza nenhum tipo de avaliação ou sequer pontuação. Nem mesmo uma tabela final divulgando quem teve ou não direito a bolsa... A única razão pela qual eu considero ser uma falha esta falta informação é simplesmente porque não permite, a quem queira voltar a concorrer para o ano a uma bolsa da Gulbenkian, de ter a noção em que aspecto deve melhorar, de modo a ter mais possibilidades de ganhar a bolsa...Aragao wrote: Quanto as bolsas de Gulbenkian, de certeza que a pedido formal não é disponibilizada informação sobre a avaliação e razões de exclusão?
Pois... isso é bem visto. De qualquer forma, e se pudermos, devemos é dedicar-nos ao nosso trabalho, tal como o concebemos em termos de ideias e filosofia de base. No fim vamos ter de defender aquilo face a um juri. A razão pela qual não volto, provavelmente, a concorrer a bolsas tem a ver com isto.
Por exemplo, olhando para os comentários de avaliação da FCT da minha candidatura, torna-se-me claro que na minha área (psicologia) é considerado apenas o método experimental. Para além de eu achar isto grave em termos de distorção da disciplina, se eu quizesse bolsa não poderia dedicar-me aos aspectos que me quero dedicar e que não permitem uma abordagem deste tipo. Podia pegar na questão partindo de outra teoria, só que depois não ia saber defender a tese face a um juri porque acho essas teorias tangenciais á questão.
Mas acho que isto é um perigo para a liberdade de pensamento. Como estamos todos com dificuldades, embora tenham de existir critérios, condicionam-se areas de investigação e inviabilizam-se outras. Eu felizmente posso continuar a "defender a minha dama", mas obriga-me a continuar a trabalhar e isso reduz-me muito o tempo disponível para a tese, para além de ser um esforço brutal.
Por exemplo, olhando para os comentários de avaliação da FCT da minha candidatura, torna-se-me claro que na minha área (psicologia) é considerado apenas o método experimental. Para além de eu achar isto grave em termos de distorção da disciplina, se eu quizesse bolsa não poderia dedicar-me aos aspectos que me quero dedicar e que não permitem uma abordagem deste tipo. Podia pegar na questão partindo de outra teoria, só que depois não ia saber defender a tese face a um juri porque acho essas teorias tangenciais á questão.
Mas acho que isto é um perigo para a liberdade de pensamento. Como estamos todos com dificuldades, embora tenham de existir critérios, condicionam-se areas de investigação e inviabilizam-se outras. Eu felizmente posso continuar a "defender a minha dama", mas obriga-me a continuar a trabalhar e isso reduz-me muito o tempo disponível para a tese, para além de ser um esforço brutal.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: IST
Bom dia,
em primeiro lugar, PARABENS a todos quanto conseguiram !!
Aos que não tiveram bolsa, não desanimem. Em 2006 concorri para a FCT com um projecto na area da biotecnologia da saúde, mas disseram que o projecto era muito extenso e que as publicações para a minha área, tinham baixo factor de impacto.
Esse projecto foi continuado, e vai ser concluido já em 2009 !! (com mais um paper
)
Em 2007, voltei a concorrer, e desta fiquei a 0,05 de ter a bolsa (FCT), com um novo projecto na area de regulação da expressão genética em procariotas, e foi a mesma coisa, o projecto não explicita aspectos de cariz ético nos ensaios com cobaias, pode ser dificil cumprir os "timmings", e coisas do genero.
Em 2008, mudei um pouco as coisas no projecto (de forma a ir de encontro aos comentários do painel da FCT), mas na essencia o projecto é o mesmo.
Submeti para a FCT e para a FCG.
A gulbenkian respondeu 6ª feira com a carta de DEFERIMENTO. Da FCT, ainda estou à espera, mas a minha decisão está quase tomada, pois mesmo que a FCT me venha a dar bolsa, acho que a FCG tem mais prestigio.
Com isto só para vos dizer exactamente o que um Tio meu meu escreveu na fita de curso (quando terminei, já no longinquo ano de 2001)
"Só com empenho e preseverança atingirás os teus objectivos"
Por isso não desistam. Se foi foi desta, façam da derrota um estimulo para trabalhar ainda mais, pois um pouco mais de CV pode marcar a diferença! Eu que o diga!!
Boa sorte a todos.
em primeiro lugar, PARABENS a todos quanto conseguiram !!
Aos que não tiveram bolsa, não desanimem. Em 2006 concorri para a FCT com um projecto na area da biotecnologia da saúde, mas disseram que o projecto era muito extenso e que as publicações para a minha área, tinham baixo factor de impacto.
Esse projecto foi continuado, e vai ser concluido já em 2009 !! (com mais um paper

Em 2007, voltei a concorrer, e desta fiquei a 0,05 de ter a bolsa (FCT), com um novo projecto na area de regulação da expressão genética em procariotas, e foi a mesma coisa, o projecto não explicita aspectos de cariz ético nos ensaios com cobaias, pode ser dificil cumprir os "timmings", e coisas do genero.
Em 2008, mudei um pouco as coisas no projecto (de forma a ir de encontro aos comentários do painel da FCT), mas na essencia o projecto é o mesmo.
Submeti para a FCT e para a FCG.
A gulbenkian respondeu 6ª feira com a carta de DEFERIMENTO. Da FCT, ainda estou à espera, mas a minha decisão está quase tomada, pois mesmo que a FCT me venha a dar bolsa, acho que a FCG tem mais prestigio.
Com isto só para vos dizer exactamente o que um Tio meu meu escreveu na fita de curso (quando terminei, já no longinquo ano de 2001)
"Só com empenho e preseverança atingirás os teus objectivos"
Por isso não desistam. Se foi foi desta, façam da derrota um estimulo para trabalhar ainda mais, pois um pouco mais de CV pode marcar a diferença! Eu que o diga!!
Boa sorte a todos.
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
Post-Doctoral Fellow
Olá,
Só a título de curiosidade, já que não foram divulgados os critérios de avaliação, podemos consultar a listagem de atribuição de bolsas da FCG (foram, salvo erro, 25) em:
http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=65&artId=746
Na minha área - ciências da educação - não foi atribuída nenhuma.
Só a título de curiosidade, já que não foram divulgados os critérios de avaliação, podemos consultar a listagem de atribuição de bolsas da FCG (foram, salvo erro, 25) em:
http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=65&artId=746
Na minha área - ciências da educação - não foi atribuída nenhuma.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: IST
Olá,
Foram 26 Bolsas em todas as áreas.
os critérios, ao que pude saber tiveram em primeira análise o CV (experiencia, publicações), e só depois as classificações de licenciatura, com pesos de 65% para a primeira e 35% para a segunda. A segunda fopi dividida em nota final e 2 ultimos anos.
Os mestrados, quando o trabalho de investigação tivesse relevância para o projecto submetido, pesaram favoravelmente, não sei o quanto.
Na minha área (Biotecnologia) submeti um projecto arrojado, mas com sólidas colaborações internacionais.
Sei que o Trend international de desenvolvivemto da area tembém teve impacto na avaliação dos projectos, pelo que coisas mais inovadoras e mais na "moda" são mais valorizadas....
mas é o que me foi explicado
Foram 26 Bolsas em todas as áreas.
os critérios, ao que pude saber tiveram em primeira análise o CV (experiencia, publicações), e só depois as classificações de licenciatura, com pesos de 65% para a primeira e 35% para a segunda. A segunda fopi dividida em nota final e 2 ultimos anos.
Os mestrados, quando o trabalho de investigação tivesse relevância para o projecto submetido, pesaram favoravelmente, não sei o quanto.
Na minha área (Biotecnologia) submeti um projecto arrojado, mas com sólidas colaborações internacionais.
Sei que o Trend international de desenvolvivemto da area tembém teve impacto na avaliação dos projectos, pelo que coisas mais inovadoras e mais na "moda" são mais valorizadas....
mas é o que me foi explicado
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
Post-Doctoral Fellow