Modelo de Bolonha na Candidatura a bolsas 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Modelo de Bolonha na Candidatura a bolsas 2007

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá a todos.

Estava muito curioso por ver o novo Guião de Avaliação das candidaturas a bolsas 2007, para perceber os critérios que a FCT iria tomar.
Do que percebi, não vejo diferença nenhuma entre candidatos com formações pré- e pós-Bolonha, para além de umas referências do tipo
[...]com as adaptações consideradas razoáveis para o novo DL nº74/2006 de 24 de Março, que concretiza o Processo de Bolonha,[...]
Dando exemplos:
A - dois candidatos em que um é licenciado pré-bolonha (curso de 5 anos) e outro tem mestrado integrado (pós-bolonha, com 5 anos: 3+2), com a mesma média. Do que percebi no guião, no mérito do candidato terão classificação diferente, uma vez que o segundo tem mestrado e o primeiro não. Será que a diferença na formação de ambos é significativa? Teoricamente seria, mas houve quem acusasse o modelo de Bolonha de ser apenas uma "operação de cosmética" de alguns cursos, não correspondendo aos objectivos de aumento da responsabilização do estudante pela sua formação (possibilidade alargada de escolha de disciplinas e áreas de formação) e de aproximação das formações superiores às necessidades da sociedade.

B - Talvez inocentemente, pensei que o modelo de Bolonha não permitisse que uma pessoa com o 1º ciclo "saltasse" para o 3º ciclo, ou seja, que um licenciado por Bolonha iniciasse doutoramento sem primeiro fazer mestrado. No entanto, o tal DL nº 74/2006 diz que isso é possível, desde que o licenciado tenha um currículo relevante, tal como acontecia antes do modelo de Bolonha.
Assim, no limite, parece-me que alguém com uma licenciatura de 3 anos poderá iniciar doutoramento, desde que o Conselho Científico da Instituição Acolhedora o aceite como tal. Haverá Instituições assim tão "acolhedoras"?
A ver vamos...

1 abraço,
Tiago

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

realmente nem me lembrei disso agora.
os primeiros mestres de bolonha vão acabar agora. será que a FCT vai os vai pontuar como pontua os mestres pré-bolonha? isso seria, no mínimo injusto.
faço um escândalo se assim for. :shock:
assim que conseguir ligar para a FCT espero ter isso esclarecido.

Bitter Sweet Girl

ok, consegui ligar agora para a FCT.
perguntei à senhora como seria com os mestres pré-bolonha e pós-bolonha se seriam equivalentes ou se haveria distinção entre eles. ela respondeu que os avaliadores iam ter isso em consideração, sabendo as datas de conclusão dos mestrados, que aparecem nos certificados.

parece que vamos ter de confiar no bom senso, no zelo e na seriedade do painel de avaliação, uma vez que isso não vem claramente especificado no guião de avaliação.
admito que isso não me descansa :D
penso que uma forma de os mestres pré-bolonha se resguardarem será enviar o certificado de conclusão da parte curricular, que contará como um curso de especialização ou algo semelhante. apesar de não ser um grau, há-de ter algum peso. assim não poderão pontuar o mestre pré-bolonha como pontuam o mestre pós-bolonha.

quanto aos licenciados pós-bolonha, penso que o critério será o mesmo. está nas mãos do juri.

incomoda-me um bocado estas coisas não estarem escritas no guião de avaliação com todas as letras.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Bitter Sweet Girl Escreveu:ok, consegui ligar agora para a FCT
Obrigado por teres telefonado e teres partilhado aqui a resposta que tiveste.
Parece que será como dizes: será o bom-senso dos avaliadores a fazer a distinção.
Em todo o caso, não acredito que as formações pré- e pós-bolonha sejam avaliadas da mesma forma. Apesar de haver uma indicação de pontuação a atribuir de acordo com a média de licenciatura, os avaliadores podem não a seguir, desde que justifiquem adequadamente, o que poderá permitir fazer a distinção das formações.
Aliás, todo o guião de avaliação parece ser um conjunto de indicações e não um conjunto de regras, referindo várias vezes que os avaliadores poderão não as seguir, desde que o justifiquem.
Vai dar tudo no mesmo: o processo é controlado pelo bom-senso dos avaliadores.
Será uma questão de fé! (o que nos levaria para outro tópico) :wink:

Tiago

Raquel Quintã
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda abr 14, 2008 9:19 pm

Modelo de Bolonha na Candidatura a bolsas 2008

Mensagem por Raquel Quintã »

Olá,

Vou candidatar-me este ano a BD e estou "bastante" curiosa em relação ao mérito do candidato pré-bolonha vs bolonha...
Alguém sabe como funcionou o ano passado o bom-senso dos paneis de avaliação?

Eu tenho licenciatura pré-bolonha (5 anos - média 16) e mestrado feito no Reino Unido (1 ano - Distinção).
Se bom-senso continuar a ser o método usado é bom para mim ou nem por isso?? :)

Já agora, alguem sabe se as bolsas da FCT vão continuar a ser de 4 anos ou apenas 3? é o tipo de informação que dava jeito para ir escrevendo o projecto... :?

Obrigada,
Raquel

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boas,

Há muito que chamo a atenção para este problema... A solução não é fácil... Vejamos...

1) Diferenciação de graus. (1 mestre pós-bolonha diferente de 1 mestre pré-bolonha).
Esta solução poderá ser mais justa em relação aos anos de estudo de cada um dos graus mas levanta alguns problemas. Actualmente, já só há mestrados pós-Bolonha, ou seja, um mestre "formado agora" estará SEMPRE em desvantagem em relação aos "pré-Bolonha". Consequência: As bolsas terão sempre a tendência a ir para pessoas mais velhas que têm o grau de mestre "antigo".

2) Igualdade de graus. (1 mestre pós-bolonha = 1 mestre pré-bolonha)
Resolve-se o problema dos graus mas cria-se a injustiça "dos anos de estudo".

Se as universidades não dão a equiparação directa de graus por anos de estudo, 1 licenciado (5 anos) = 1 mestre (5 anos), não me parece justo que a FCT a faça nos concursos a bolsa.

Raquel Quintã
investigador em formação
investigador em formação

Olá DC,

mesmo que a FCT desse equivalencia (5 anos de lic = 3 anos lic + 2 anos mestrado) acho que sairia prejudicada...
não estou a ver a FCT a dar-me 0.5 pelo mestrado que realmente fiz e mais 0.5 pelo "2º" mestrado... :(

resta-me esperar que escolham o teu ponto 1...

Por acaso não sabes como foi o ano passado? Pelo que percebi ja houve algum pessoal de bolonha a sair...

Raquel

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

<<não estou a ver a FCT a dar-me 0.5 pelo mestrado que realmente fiz e mais 0.5 pelo "2º" mestrado... >>

Pois... eu também não...

<<Por acaso não sabes como foi o ano passado? Pelo que percebi ja houve algum pessoal de bolonha a sair...>>

Confesso que não sei... Falou-se que já haviam pessoas a candidatar-se às bolsas de 2007 saidas de Bolonha... Mas não sei se é verdade já que os primeiros mestres Bolonheses só devem sair este ano... Pelo menos na maioria das universidades portuguesas, não sei se houve algum caso excepcional....

Mas segundo percebi o teu mestrado é um mestrado "Bolonhes".... Os mestrados antigos eram de 2 anos em que 1 deles era reservado para dissertação...

Raquel Quintã
investigador em formação
investigador em formação

"Mas segundo percebi o teu mestrado é um mestrado "Bolonhes".... Os mestrados antigos eram de 2 anos em que 1 deles era reservado para dissertação..." DC

sim mais ou menos... aqui onde fiz o mestrado (Bangor, UK) é só um ano, que inclui parte curricular (Setembro-Maio) e dissertação (Junho - Setembro/Novembro)...
Mesmo assim continuo a ter uma lic de 5 anos :-( devia contar pa algo (digo eu no desepero...)

a ver vamos...

Obrigada pela resposta DC...

Se alguém souber se sempre houve alunos de Bolonha a concorrer o ano passado e como funcionou...

Eu sei que aconteceu pessoal que tinha a lic the 5 anos fazer o mestrado so de 1 ano (por causa de equivalencias) e concorrer mas não sei como foram avaliados

Raquel

Bitter Sweet Girl

DC Escreveu: Confesso que não sei... Falou-se que já haviam pessoas a candidatar-se às bolsas de 2007 saidas de Bolonha... Mas não sei se é verdade já que os primeiros mestres Bolonheses só devem sair este ano... Pelo menos na maioria das universidades portuguesas, não sei se houve algum caso excepcional....
por acaso já houve muita gente a sair com mestrado de bolonha no ano passado e a concorrer às bolsas. não sei como foram avaliados porque não os conhecia pessoalmente e não pude perguntar, mas gosto de pensar que não tiveram a mesma avaliação que uma pessoa com a mesma média e mestrado pré-bolonha. :|
aliás, no ano passado houve duas fases precisamente para abarcar os mestres de bolonha que iam começar a sair...

Responder