Historiadora da UNova desvenda conspiração internacional

Informações recentes no universo dos bolseiros. Notícias da imprensa sobre ciência são também bem-vindas.
Responder
Torgal
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1293
Registado: quarta dez 09, 2015 8:17 am
University/ Institute: Minho

Historiadora da UNova desvenda conspiração internacional

Mensagem por Torgal » domingo set 01, 2019 8:01 pm

A historiadora Raquel Varela, a mesma que no email abaixo fez fraca figura face a uma conhecida barbie, resolveu fazer uma pausa nas suas investigações sobre os movimentos sindicais para cogitar sobre as questões ambientais e depois de muita reflexão ou quem sabe algum contacto privilegiado com alguém do mundo da espionagem informou hoje os seus seguidores que a ecologia é: "uma ameaça ao mundo rural real - e uma boa desculpa para expropriar o que resta de camponeses verdadeiros e colocar-nos todos nas mãos das cadeiras de distribuição a comer a vegeterianíssima soja com pesticida".

Escreveu ela que come carne com prazer, anda de avião com prazer e compra vestidos novos com prazer. Uma declaração de uma fanática encartada do consumismo pensar-se-á ? Que não, porque depois a mesma disse logo a seguir que sem isso não conseguiria sobreviver ou sequer trabalhar. Prazer ou sobrevivência, incoerência ou hipocrisia ? Ninguém consegue saber. Aquilo que se sabe sobre as reflexões da Raquel Varela, porque ela não perde tempo a citar nenhum reputado ambientalista ou sequer alguém com obra por minima que seja na área em questão é que o fogo da Amazónia é um pormenor, e é também um pormenor a subida do nível do mar, andar de avião é segundo ela coisa ambientalmente inócua e os apelos à redução do consumo de carne vermelha (feitos por ambientalistas e médicos) são apenas uma conspiração mundial das cadeias de distribuição (e dos produtores de soja).

O que acharão a esse respeito os cientistas do ambiente da mesma Universidade Nova é coisa que ainda não se sabe mas não será descabido pensar que de futuro irão passar a convidá-la para integrar júris de Mestrados e Doutoramentos em defesa de Dissertações e Teses ligadas às questões ambientais para assim poderem contar com tão elevada expertise. Resta só saber se por uma questão de reciprocidade ela também os vai convidar para integrarem júris de avaliação de Dissertações e Teses na área da História ?




_____________________________________________________________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 28 de agosto de 2019 22:38
Assunto: A barbie e a professora universitária

No contexto dos emails abaixo faz sentido confrontar duas interessantes e muito recentes opiniões, a de alguém que quando andou pelo Parlamento tinha o cognome de barbie e de uma professora da Universidade Nova de Lisboa, que acha que andar de avião não faz muito mal ao ambiente:

“A ideia de que o mundo vai acabar com um fogo na Amazónia ou todos vamos submergir com a subida dos mares é uma ideia obscurantista, análoga à ideia de "fim do mundo" e diluvio pré-cientifica. Ela vem, como no passado religioso, acompanhada pela culpa - todos seríamos culpados do estado do mundo, pelo que devemos comprar palhinhas de fibra de coco e não andar de avião. Eu, por opção, sou bastante ecológica, mas que eu seja culpada do estado do mundo é simplesmente ridículo....”
Raquel Varela

“A culpa não é dos loucos que nos governam (eleitos) ou da meia dúzia de grandes empresas que mandam (sustentadas por nós, os clientes). A culpa é nossa, minha, tua, sua, de todos nós que vivemos e queremos continuar a viver na abundância insana, em patamares obesos de hiper consumo e hiper conforto, e ainda sacudimos a água do capote - de dedinho justicialista em riste, acusamos os outros pelos problemas que nós próprios criámos. E exigimos soluções sem abdicar um centímetro da opulência material em que nos esparramamos. Como além de destruirmos tudo para que não nos falte nada, ainda recusamos o espelho e a introspecção..."
Joana Amaral Dias

quando uma professora universitária escreve coisas que mais parece terem sido escritas por uma barbie e esta última escreve coisas obviamente inteligentes é porque o fim do mundo deve estar próximo !



___________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 22 de agosto de 2019 08:00
Assunto: Prof. Bendell, Climate change and the relinquishment concept.

In the paper of Prof. Bendell (email below) that was already downloaded 500.000 times he introduces the relinquishment concept that asks:
“what do we need to let go of in order to not make matters worse?”
this includes for instance, withdrawing from coastlines, shutting down vulnerable industrial facilities, or giving up expectations for certain types of consumption.

P.S-The presentation that he made in the European Commission in May of this year is available in the link http://insight.cumbria.ac.uk/id/eprint/4776/

___________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 13 de agosto de 2019 07:47
Assunto: Paper___How to Adapt to the "End of the World" as we know it ?

http://insight.cumbria.ac.uk/id/eprint/ ... on.pdf"The purpose of this conceptual paper is to provide readers with an opportunity to reassess their work and life in the face of an inevitable near term social collapse due to climate change."

The author of the paper, Prof. Bendell, was one of the speakers in the European Commission event in May of this year, where participants have explored the biggest threats to humanity and provided possible recommendations for action and behaviour.

https://ec.europa.eu/digital-single-mar ... technology

Responder