Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Será que o Luís Aguiar Conraria têm razão ?
 Mensagem Enviado: Quarta Jun 05, 2019 11:48 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 1131
Universidade/ Instituto: Minho
Será possível que como afirma o Luís Aguiar-Conraria no email abaixo, entre as instituições que não revelaram ao jornal Público a percentagem de docentes excelentes poderá haverá algumas com uma percentagem de Excelentes superior à do ISCTE ?

Há pouco um Colega do ISCTE enviou-me um email dizendo que a produção cientifica naquele instituto universitário aumentou nos últimos anos por conta de terem sido criados prémios (monetários) de incentivo à publicação mas a nova Reitora deu uma machadada no valor deles:
"Já a nova Reitora...cortou a verba destes Prémios Científicos, e parece que para o ano vai premiar também a publicação de livros. Publicar em Q1 e Q2 vai, já este ano, passar a valer metade (em € para publicação) do que no ano passado."

Como disse ao Colega em relação à valorização de livros, é necessário garantir que não sejam daqueles da treta pseudo-científica publicados em editoras sem qualquer qualidade, de amigos e conhecidos, sem qualquer processo de revisão científica ou em editoras predadoras como as listadas na famosa Lista Beall https://beallslist.weebly.com/ ou aquelas editoras que não sabem muito bem o que é a CIÊNCIA e que não admitem ser criticadas correndo logo para tribunal quando isso sucede https://www.insidehighered.com/news/201 ... ic-freedom
se essa moda pegasse poderíamos chegar ao ponto de ver doutorandos a tentar processar arguentes por causa de criticas negativas às suas teses de doutoramento.


_______________________________________________________________________
De: Luís Francisco Gomes Dias Aguiar Conraria
Enviado: 5 de Junho de 2019 8:13
Para: F. Pacheco Torgal
Assunto: Re: A campeã do ensino superior

Campeã dos que responderam. À partida, quem tinha mais incentivos para não responder ao inquérito do Público eram as instituições com avaliações mais disparatadas.


________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 5 de junho de 2019 08:00:57
Assunto: A campeã do ensino superior

Relativamente à instituição campeã dos docentes Excelentes, o ISCTE que possui mais de 80% que receberam aquela classificação, é pertinente revisitar o seu posicionamento cientifico relativamente as outras instituições do ensino superior. Em termos do rácio publicações indexadas/docentes ETI e em termos do rácio artigos highly cited/docentes ETI

-Rácio publicações Scopus/docentes ETI - Nono lugar
viewtopic.php?f=8&t=8428

-Rácio artigos highly cited/docentes ETI - Décimo primeiro lugar, mas sem contabilizar o Pol de Bragança cujo rácio é mais do dobro do rácio do ISCTE

O ISCTE convém recordar tem agora como Reitora, uma professora associada com agregação cuja última avaliação de desempenho antes de ser eleita, referente ao período 2014-2016, recebeu a classificação de "Inadequado" ! Na altura como foi tornado público ela alegou em sua defesa que não teve tempo para inserir toda a sua vasta produção científica na plataforma devido a problemas de saúde. É por isso pertinente revisitar a ficha Scopus da mesma que dá conta de apenas 5 (cinco) publicações ao longo de toda a sua carreira académica, sendo que no período considerado 2014-2016 apresenta na base Scopus uma única e bastante curta publicação de título "A constituição e as políticas públicas em Portugal" publicada numa revista do próprio ISCTE, Sociologia: Problemas e Práticas (indexada no quartil Q4 do Scimago), artigo esse que se pode ler aqui https://journals.openedition.org/spp/2578 tendo sido escrito em conjunto com outro docente daquela casa de nome Pedro Adão e Silva (que desde que se doutorou em 2009 produziu 6 publicações indexadas Scopus) e que tem coluna reservada (leia-se avença) no Expresso. De certeza absoluta que não são artigos destes que irão criar elevado impacto na área da Sociologia nem muito menos trazer citações para o ISCTE e para Portugal, como o testemunham as 60 citações recolhidas por todas as publicações Scopus destes dois professores do ISCTE. E isto quando de certeza absoluta há neste país investigadores desempregados na área da sociologia com uma obra científica de muito maior impacto.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.