Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: "Empresários"
 Mensagem Enviado: Segunda Abr 22, 2019 6:50 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 997
Universidade/ Instituto: Minho
Como é evidente quando no email abaixo teci considerações pouco elogiosas sobre os empresários do nosso país estava implicitamente a admitir óbvias excepções como por exemplo aquele empresário (também engenheiro civil), não porque financia uma cátedra na universidade do Minho, mas sim porque entrevistado pelo Público ontem disse:

"Junto com mais 24 quadros do grupo, José Teixeira vai frequentar 375 horas de “Formação humana para quadros superiores”, um curso organizado pela Universidade Católica de Braga, à medida da dst. Às sextas e sábados de manhã, vão frequentar uma formação multidisciplinar, que cruza neurociências, psicologia, filosofia, humanidades. “As literacias técnicas não chegam, é preciso abertura de espírito que só as humanidades dão”,...“Às vezes perguntam-me por que vou estar a pagar para que 24 quadros estejam fora da empresa um dia por semana, e o custo que isso representa. Eu respondo que o que se devia contabilizar é o custo de não saber...quem não tem tempo para ler, não tem tempo para nada...
https://www.publico.pt/2019/04/21/economia/reportagem/cultura-estupido-1869369




_________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 9 de Abril de 2019 21:00
Assunto: CRUP__Doutorados nas empresas

https://www.publico.pt/2019/04/08/sociedade/noticia/reitores-querem-doutorados-empresas-1868449

Atenta a noticia acima quase parece que as universidades não têm problemas suficientes para se preocupar como a questão do escasso financiamento ou da endogamia académica para que o CRUP ande a gastar energias com a solução milagrosa dos doutorados nas empresas.

Mas será que o CRUP conhece as empresas e os empresários deste país ? Será que o CRUP nunca ouviu falar disto https://rr.sapo.pt/noticia/126991/patro ... o-europeia ou desta pouca vergonha https://www.jn.pt/nacional/interior/pat ... 50110.html

Será que o CRUP pensa que estamos na Alemanha ou na Suiça ? Será que alguém neste país já se deu ao trabalho de averiguar quantas empresas tem um sector de I&D ou quantas pensam vir a ter algum nos próximos anos ?

Se até mesmo as empresas mais ricas de Portugal como aquela mencionada no email abaixo preferem investir no negócio do luxo em vez de explorarem e valorizarem a propriedade intelectual produzida pelas Universidades Portuguesaas o que é que os doutorados vão fazer a estas empresas ? Fazer aquilo que faz um licenciado pós-Bolonha ou servir de flor na lapela para os empresários poderem dizer que tem doutorados nas suas empresas ?

Não seria muito mais avisado no país que paga 11 milhões de euros/ano pela Web Summit, a tal que a Forbes designa como “the best technology conference on the planet” https://websummit.com/ permitir através de linhas de crédito bonificado que aqueles doutorados que o pretendam possam abrir a sua própria empresa ao invés de terem que ir trabalhar para empresas obsoletas dirigidas por empresários cuja qualificação não vai além do 9º ano de escolaridade que não fazem a mínima ideia sobre para que é que serve um doutorado ?






_______________________________________________________________________
De: F.Pacheco Torgal
Enviado: 15 de Junho de 2018 18:31
Assunto: A herdeira do império e a patente de 5 milhões de euros

No fim de semana passado o Expresso deu longa atenção à senhora herdeira do império industrial Amorim, a peça jornalística está online para os pagantes do Expresso http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018- ... gs.i8NEzVg Na mesma aquela fala de várias coisas, algumas com algum interesse e outras bastante menos e nas primeiras incluem-se umas vacuidades alienantes sobre o petróleo que não deixam ainda assim de ser interessantes pelo que lhes falta em módico de sabedoria e também sobre a aposta do grupo no segmento do luxo, que parece que é um área que a nível mundial movimenta muito dinheiro, pelo menos a fazer fé nas palavras da referida herdeira.

Declarando desde já que sou muito pouco isento nesta questão, o que se percebe desde logo por ter elogiado o lunático Presidente das Filipinas quando aquele mandou destruir alguns conhecidos símbolos de luxo aqui viewtopic.php?f=8&t=7816 e também por ter escrito que os mesmo são um símbolo de um milénio que se julgava no passado, de ostentação e desigualdade quando não mesmo de lavagem de dinheiro, corrupção e crime, vide as muitas noticias que estão online como uma no Financial Times com o sugestivo título de "UK luxury sector targeted over Money laundering" https://www.ft.com/content/cd579cb2-906 ... 413829caa5 ou uma muito mais interessante com o titulo "Trump's World of Luxury Real Estate Is Fueled By Money-Laundering" https://www.acslaw.org/acsblog/trumps-w ... laundering

Neste contexto entendo como bizarro e até tragicómico que os grandes grupos industriais Portugueses, como o grupo Amorim andem agora a apostar no negócio do luxo e noutras actividades que não requerem mobilização da capacidade de investigação instalada neste país ou sequer investigação de qualquer tipo e sejam as empresas estrangeiras que vêm cá comprar as patentes produzidas nas universidades Portuguesas como por exemplo aquela patente que a Universidade do Porto vendeu a uma empresa Australiana por 5 milhões de euros https://greensavers.sapo.pt/patente-por ... 5-milhoes/ empresa essa que agora vai facturar por conta da investigação Portuguesa, algo que seria expectável que fosse feito por uma empresa Portuguesa, assim este país não tivesse herdeiros de vastos grupos empresariais com tão curtas vistas e outros empresários de grande sucesso como aqueles referidos aqui http://expresso.sapo.pt/newsletters/exp ... am-a-solta especialistas em pedir dinheiro á banca confiando com 100% de certeza que sejam outros que paguem a conta.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.