Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Avaliação da politica de inovação_Resultados para 28 países
 Mensagem Enviado: Quinta Mar 14, 2019 5:13 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 931
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048733318302075

Artigo no link acima publicado há pouco tempo na revista Research Policy. O desempenho comparado entre os vários países europeus aparece na tabela 2 onde Portugal recebe 3 pontos e o país com melhor desempenho recebe 12 pontos.

Sobre inovação vale ainda a pena cruzar o teor do email abaixo com o retrato quase cor de rosa que se pintou ontem no jornal I, onde se exultou com o crescimento do número de patentes em 50% como se isso fosse grande coisa, pois a própria noticia https://ionline.sapo.pt/649853 reconhece que no ultimo ano Portugal desceu 5 lugares. E crescer muito menos do que os outros países não é propriamente grande mérito.

Mas que interessam as patentes e o facto de termos um tecido empresarial obsoleto que na sua esmagadora maioria não é capaz de as produzir (e muito menos de valorizar as poucas produzidas no ensino superior) se agora já temos uma Agência Espacial e já podemos enviar satélites para o espaço ? https://observador.pt/2019/03/07/govern ... gal-space/

Declaração de interesses - Admito que as incursões de Portugal nas tecnologias foguetórias não me impressionam como já tinha escrito em post em Julho de 2017 com o titulo "Portugal pró espaço: Rapidamente e em força" que teve mais de 2000 visualizações viewtopic.php?f=8&t=6969 pois isso é a negação da teoria das vantagens comparativas e da estratégia de especialização inteligente e faz por isso quase tanto sentido como se os estaleiros de Viana do Castelo agora decidissem dedicar-se a construir porta-aviões.




_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 25 de Outubro de 2018 18:15
Assunto: Patentes no país da Web Summit ou quando o foguetório joga mal com a realidade

Será que o facto de Portugal apresentar um dos piores desempenhos na Europa em termos de patentes como se dá conta nas páginas 17, 22, 25, 76, 78, 89 etc etc etc da Estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente onde se pode ler que "o nível atingido no esforço de patenteamento continua a ser muito baixo face à média europeia" https://www.portugal2020.pt/Portal2020/ ... 0final.pdf

também se deverá ao facto dos procedimentos do INPI que regem a submissão das mesmas serem retrógrados ? obrigando por exemplo a que aquilo que foi submetido aquando do pedido provisório tenha que ser novamente submetido aquando do pedido definitivo, e novamente quando é preciso responder a quesitos dos "peritos" do INPI, ou quando se exigem detalhes absolutamente irrelevantes como letra Courier tamanho 12, em papel A4 no sentido vertical respeitando margens superiores e inferiores, esquerda e direita de xcm etc, etc, etc como se estivéssemos ainda no séc XX e não no séc XXI, quando tudo deveria ser submetido em campos apropriados em formulário electronico próprio, amigo do utilizador, como seria expectável no país da Web Summit ! Será que alguém pode fazer o favor de trazer o INPI até ao Séc XXI ?


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.