Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Sindicato do Ensino Superior avança com uma ação judicial
 Mensagem Enviado: Quarta Fev 06, 2019 7:41 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 1127
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.dinheirovivo.pt/economia/si ... to-da-lei/



________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviada: 17 de dezembro de 2018 8:17
Assunto: Overheads de projectos de investigação

Tendo em conta que para o mesmo PIB/capita ou paridade de poder de compra os vencimentos dos docentes do ensino superior em Portugal são bastante inferiores aos equivalentes em vários países europeus. Tendo em conta o estrangulamento comentado no email abaixo sobre o facto de na academia Portuguesa inexistir um sistema efectivo para premiar o mérito, tendo também em conta que esse facto faz com que a carreira universitária seja prejudicada quando comparada com a carreira dos professores do secundário, tendo ainda em conta que as universidades andam obcecadas por projectos para poderem sustentar-se à conta dos overheads e tendo principalmente em conta que algumas poucas unidades de investigação já conseguiram que a sua universidade aceitasse prescindir de parte substancial dos overheads para que os mesmos possam ser geridos pelo investigador responsável do projecto é possível ir mais longe exigindo que metade dos overheads dos projectos seja pago em forma de prémio salarial ao investigador responsável



_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 11 de Julho de 2018 7:35
Assunto: Ensino Superior__Finanças só autorizam aumentos a quem tenha dois Excelentes consecutivos

A noticia de que hoje dá conta o jornal Público na pág. 16 levanta dois problemas. Desde logo o problema de haver instituições de ensino superior com avaliação rigorosa onde os Excelentes foram escassos e outras onde houve grande abundancia de Excelentes como por exemplo aquela, onde mais de 80% dos docentes receberam Excelente. E também o problema de flagrante descriminação relativamente a outras carreiras na função pública onde a subida se faz de forma quase automática. É claro que subsiste aquele pequeno problema do Governo dizer que não têm verba mas nesse caso se a crise é assim tão evidente pode o mesmo Governo oferecer alternativa compensatória em termos de tempo para a aposentação, alternativa essa que já está a ser equacionada para tentar resolver a guerra com os professores do secundário.



________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 25 de Junho de 2018 7:40
Assunto: Prémio de estímulo à captação de projectos de investigação

É sabido que o orçamento para o ensino superior e ciência parte do principio que os docentes e investigadores irão conseguir captar várias centenas de milhões de euros em projectos com empresas ou em concursos internacionais (ou até na venda de patentes). Em tempos sugeri que os vencedores de bolsas milionárias (ERC) ou os coordenadores das candidaturas em consórcio vencedoras recebessem um prémio um pouco à semelhança do prémio que recebem os trabalhadores do fisco pois é bizarro e até insultuoso achar que o mérito de captação de receita do ensino superior é menor que o do fisco. https://www.publico.pt/2018/05/16/econo ... co-1830249 O prémio teria o mesmo valor do prémio dos trabalhadores do fisco, 5% do valor do projecto. Uma hipótese alternativa que faria sentido no seguimento do email abaixo seria a de permitir que esses Colegas durante a vigência do projecto pagassem a mesma taxa de imposto que paga a Apple, 0.7%. Talvez isso também pudesse servir para compensar o facto dos vencimentos no ensino superior em Portugal serem muito inferiores aos de outros países Europeus e isso já descontando a diferença de riqueza em termos de PIB/capita (230%), note-se que por exemplo na Holanda o valor de uma bolsa de doutoramento é quase equivalente ao vencimento de uma professor catedrático no 1º escalão em Portugal e que um catedrático no último escalão no nosso país ganha menos do que o valor de uma bolsa de pós-doutoramento na Holanda.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.