Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Todos juntos contra a OCDE
 Mensagem Enviado: Quinta Jan 10, 2019 6:53 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 1002
Universidade/ Instituto: Minho
https://expresso.sapo.pt/economia/2019- ... -corrupcao

A imprensa deu recentemente conta que o Governo anda furioso perante a possibilidade da OCDE achar que a corrupção Portuguesa é assunto que merece atenção. E de facto como no email abaixo se comentou Portugal é apenas o 17º país mais corrupto da Europa pelo que isso não é assunto que mereça destaque, se fosse o 1º, 2º ou até mesmo o 3º mais corrupto aí sim faria sentido que a OCDE escrevesse sobre o assunto.

É verdade que Portugal aparece em 2º lugar entre 28 países europeus como os menos satisfeitos com a democracia em artigo sobre corrupção https://link.springer.com/article/10.10 ... 017-1779-x mas isso é apenas um pormenor porque a satisfação não está inscrita na Constituição. E a melhor prova que não há grande corrupção neste país é hoje dada pelo jornal Público aqui https://www.publico.pt/2019/01/09/polit ... ca-1857182 Concordo por isso a 100% que no que respeita aos estrangeiros devemos sempre repetir a alucinada lengalenga patriótica, citada no email abaixo e que novamente se reproduz: "O nosso país não é corrupto, os nossos políticos não são corruptos, os nossos dirigentes não são corruptos”.

Porém é preciso ter bem presente que não é suficiente que Governo encoste a OCDE à parede pois que há por aí muitos outros malandrins que andam empenhados em estragar a excelente imagem de Portugal lá fora enquanto expoente da integridade e da ética. Desde logo um sexagenário Norte-Americano, professor de Geografia da Universidade do Kansas, que é por certo um reacionário sabujo ao serviço dos nossos inimigos (pois todos os países tem inimigos e nós também os teremos) e que escreveu um capítulo sobre a corrupção na Europa onde se pode ler infame e difamante prosa sobre o nosso país e que é urgente que seja levado á barra do tribunal: “Portugal has seen recurring corruption scandals involving politicians, administrators, and corporations. Although its level of corruption is not extreme, abuses of power and payments to the judiciary for favorable decisions are not uncommon”
Warf, B. (2019). European Corruption in Geographic Perspective. In Global Corruption from a Geographic Perspective (pp. 57-82). Springer, Cham



_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 9 de Dezembro de 2018 13:11
Assunto: Portugal é o 17º país mais corrupto da União Europeia

https://www.greens-efa.eu/files/doc/doc ... f5ab1d.pdf

Compare-se o conteúdo do relatório no link acima, Portugal aparece na pág. 48, onde se refere que a corrupção custa a Portugal 18,2 mil milhões de euros por ano com as declarações de uma conhecida magistrada no email abaixo que jurou a pés juntos que Portugal não era um país corrupto ! E mesmo que se saiba que é impossível saber o valor correcto dos prejuízos provocados pela corrupção ainda assim é certo e seguro que a referida magistrada devia estar a falar de um outro país que não Portugal e a última coisa que este país precisa é de magistrados que não conhecem o país em que vivem.

Ontem o Expresso deu grande destaque na secção de economia ao caso de um denunciador/delator que corajosa ou inconscientemente deu a cara e também o corpo em artigo com o título "Consultor denuncia corrupção nos fundos". Eu não faço a mínima ideia, nem o Expresso tão pouco se a história é verídica e se efectivamente como aquele delata lhe pediram 40.000 euros para desbloquear a aprovação de um projecto. A única coisa que me parece absolutamente bizarra é que até hoje um único funcionário tenha sido despedido do IAPMEI por actos ilícitos.

Numa instituição que gere milhares de milhões de euros essa estatística só faria algum sentido se os funcionários do IAPMEI tivessem sido todos importados da Suécia ou da Finlândia, já num país onde há arquitectos e engenheiros nas Câmaras Municipais que se deixam corromper por tuta e meia e onde até a própria classe médica é usualmente noticia por andar envolvida na falsificação de receitas e em conluios com farmácias (praticas corruptas essas que é bom recordar podem ter sido inspiradas pelos exemplos de alguns dos mais altos representantes da nação) é altamente improvável que a referida estatística, do corrupto único, do IAPMEI seja aceitável excepto por aqueles, que como a tal magistrada acima comentada, ainda acham que vivem no tal país onde não há corruptos.


______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 28 de Junho de 2018 19:38
Assunto: "Ética republicana e cidadania solidária"

https://www.publico.pt/2018/06/28/polit ... ia-1836054

Hoje no Público um excelente artigo do catedrático jubilado Jorge Miranda, o mesmo Jorge Miranda mencionado no email abaixo. O título porém não é o mais feliz eu teria preferido antes "A corrupção republicana e a cidadania do não deixes para amanhã aquilo que puderes corromper hoje". Atente-se na sua frase "E não é só essa grande corrupção que se verifica; também há a corrupção ou a corrupçãozinha a nível nacional e municipal" e compare-se a mesma com as declarações de conhecida magistrada que dizia "Digo olhos nos olhos: O nosso país não é corrupto, os nossos políticos não são corruptos, os nossos dirigentes não são corruptos”.
http://expresso.sapo.pt/blogues/blogue_ ... da=f788074

Não deixa também de ser inusitada coincidência que o artigo do catedrático Jorge Miranda tenha surgido na mesma edição onde surge esta pouca vergonha: https://www.publico.pt/2018/06/28/polit ... as-1836167 O jornalista João Miguel Tavares chama-lhe "Tutti Corrupti"

https://www.publico.pt/2018/06/28/polit ... ti-1836097

Há alguns meses atrás a jornalista São José Almeida escreveu sobre a apropriação da nossa democracia por uma quadrilha de ladrões. https://www.publico.pt/2017/10/28/polit ... do-1790518 Alguns acharam que ela estava a exagerar ou até que tinha enlouquecido. A verdade porém é que nem enlouqueceu nem tão pouco estava a exagerar.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.