Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Controverso artigo do Presidente do IST hoje no Público
 Mensagem Enviado: Sexta Dez 07, 2018 8:47 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 541
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.publico.pt/2018/12/07/cienc ... ta-1853729

Link acima para um artigo do Presidente do IST hoje no Público. Discordo profundamente da sua tese que a "solução para os desafios ambientais que enfrentamos é mais e melhor tecnologia, e não um retrocesso a formas de vida mais simples".

Um tecnólogo a dizer que a única solução está na tecnologia soa a exercício de imparcialidade comprometida. Desde logo porque nem todos os problemas se resumem às emissões de carbono, como o artigo do Presidente do IST fará crer a um leitor menos sensibilizado para os gravíssimos desafios que enfrenta o nosso Planeta, que convém recordar aos esquecidos, tem frágeis limites que já estão em risco, seja qual for a maravilhosa tecnologia que a omnipotente Ciência vá descobrir nos próximos anos. Em boa verdade retornar a "formas de vida mais simples" é absolutamente essencial e a melhor prova disso é que não fora o facto de milhares de milhões de habitantes deste Planeta viverem um vida muito simples quase primitiva e já há muito que os limites do Planeta teriam sido todos ultrapassados. Significa isso que se há neste Planeta quem possa usufruir do melhor que tecnologias altamente poluidoras tem para oferecer o deve aos milhares de milhões que dessas tecnologias nunca irão usufruir.

Se é certo que precisamos de melhores tecnologias (não é liquido que precisemos de mais e mais tecnologia sem cuidar de analisar devidamente as consequências das mesmas, como bem avisam estes https://ehtrust.org/wp-content/uploads/ ... l-2017.pdf) como aquelas tecnologias que podem resolver graves problemas, como o tal problema aludido pelo Bill Gates e comentado no email abaixo, a que a comunidade académica tem votado profundo desprezo, pois que é muito mais glamoroso descobrir a partícula de Deus ou ir a Marte assim dessa forma dando razão às teses que um Colega Norte Americano defendeu aqui https://www.thenewatlantis.com/publicat ... ng-science pelo que é um grave erro deixar criar na população a sensação que a tecnologia vai descobrir uma bala mágica para resolver todas as asneiras causadas pela Humanidade e que assim descansados a grande orgia consumista Ocidental (que chega ao perverso e insustentável ponto de produzir aparelhos de obsolescência programada apenas para inchar lucros) pode continuar. Abaixo alguns artigos com algum interesse:

Büchs, M., & Koch, M. (2018). Challenges for the degrowth transition: the debate about wellbeing. Futures (in press)
Boucher, J. L. (2017). The logics of frugality: Reproducing tastes of necessity among affluent climate change activists. Energy Research & Social Science, 31, 223-232.
Alexander, S., & Yacoumis, P. (2016). Degrowth, energy descent, and ‘low-tech’living: Potential pathways for increased resilience in times of crisis. Journal of Cleaner Production 197, 1840-1848.



_________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 8 de Novembro de 2018 7:17
Assunto: Bill Gates speech in Beijing and the field of civil engineering

https://www.gatesfoundation.org/Media-C ... oilet-Expo

It seems that Bill Gates wants to prove that the prediction (below) of 76 years old physicist Martin Desvaux was too pessimistic. Still is much easier for man to go to Mars or even to find another weapon of mass destruction than to develop such a cost-efficient and eco-efficient device. Be there as it may its bizarre that the area of civil engineering has worried very little on such a paramount challenge and the most that it could do so far in this area was this:

https://www.sciencedirect.com/science/a ... 5800000236
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 6404001924


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.