Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O historiador Rui Tavares e o catedrático Jeffrey D. Sachs
 Mensagem Enviado: Segunda Dez 03, 2018 8:04 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 541
Universidade/ Instituto: Minho
Na última página do Público de hoje o historiador Rui Tavares fala de Bernie Sanders, da desigualdade de rendimentos e cita o economista e professor na universidade de Columbia Jeffrey Sachs http://jeffsachs.org/

“O PIB mundial é de 130 biliões de dólares; dividido por todos os humanos daria um PIB per capita de 19 mil dólares anuais”

E se as contas são fáceis de fazer mas muito difíceis ou até impossíveis de concretizar ajudam no entanto a perceber onde é que está o problema. E sabendo-se onde é que está problema já não há desculpa para que os Estados andem passiva (ou até convenientemente distraídos) nem muito menos que andem a dar amnistias fiscais aos responsáveis pelo problema como se censurou no email abaixo. Aligeirar a lei para quem gananciosamente não a cumpriu é insultar quem a cumpriu.

P.S-Em Maio deste ano tive oportunidade de enviar um email acerca de relatório que tinha como co-autor o economista acima referido acessível no link viewtopic.php?f=8&t=7990 e onde sugeri que os Estados ricos do Planeta deveriam pagar uma taxa por cada nascimento, taxa essa cujo valor seria proporcional à sua pegada ecológica e ao seu PIB/capita para ajudar a diminuir a desigualdade de rendimentos a nível mundial. Uma forma desses ricos Estados poderem reduzir o valor da factura passaria pelo acolhimento de imigrantes de países pobres.



_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 30 de Novembro de 2018 6:18
Assunto: "Há dez anos que cada português anda a dar 15 euros por mês para salvar bancos"

https://leitor.expresso.pt/diario/quart ... var-bancos

Melhor do que a noticia ontem no Expresso (link acima), que mostra que a generosidade Portuguesa quase não tem limites e já vai em quase 20.000 milhões de euros, só mesmo aquela outra noticia que diz que Portugal é o oitavo país do mundo com mais dinheiro em off-shores em % do PIB, à frente da China, do Brasil, da India ou dos EUA como se comprova na figura 5 do recente artigo https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2718300082

E isso conduz-nos a uma interessante reflexão, a de que a Alemanha um país bastante rico, não precisava realmente de violar as leis Suiças comprando por um milhão de euros uma lista com nomes de Alemães para assim poder recuperar cem milhões (uma ninharia para um país daqueles), mas viu-se obrigada a faze-lo porque esse é um pequeno preço pela paz social que advém da maioria dos cidadãos da Alemanha não aceitarem que haja chicos-espertos que pensam que podem impunemente fugir a pagar a parte de impostos que lhes cabe. Quem tinha realmente que comprar aquela lista era a Grécia e também Portugal, países miseráveis, endividados até à medula onde parece existir uma sacrossanta e canalha classe que em vez de pagar impostos como todos os outros tem antes direito a amnistias fiscais.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot] e 10 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.