Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Concurso Prof. Auxiliar exige mínimo de 30 artigos
 Mensagem Enviado: Quinta Nov 29, 2018 4:30 pm 
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Universidade/ Instituto: Minho
Um Colega do ISCTE profundamente orgulhoso e vaidoso da sua instituição reenviou-me um link para um edital de concurso hoje publicado que prova que o ISCTE é uma instituição que não se revê na preguiça e incompetência das restantes universidades.

Assim alguém decidiu que naquela casa só pode candidatar-se a lugar de professor Auxiliar na área disciplinar de Telecomunicações quem tenha no mínimo: "30 (trinta) artigos científicos, em revistas científicas internacionais indexadas nas bases de dados Web of Science ou SCOPUS dos quais pelo menos 20 (vinte) artigos classificados nestas bases de dados no 1.º quartil (Q1)".
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/117 ... =117133415

Eu quero acreditar que dei o meu contributo para este elevado patamar quando noticiei abaixo o padrão de publicação da academia Portuguesa nos últimos dez anos, onde o ISCTE aparece em 9º lugar. Resta-me por isso concluir que naquela instituição e envergonhados pelo modesto desempenho decidiram, superiormente inspirados, competir directamente com a universidade de Aveiro pelo 1º lugar e este edital é disso prova inequívoca. Resta-nos agora esperar pela confirmação que virá nos futuros concursos para lugares de Associado e Catedrático onde como é evidente os mínimos de publicação deverão ser respetivamente de 50 e 100 artigos na Web of Science ou Scopus.

Obviamente que há um aspecto bastante negativo neste edital. Todos aqueles Associados e Catedráticos que estão a aproximar-se da reforma e que lá chegarão sem terem conseguido 30 artigos em revista referenciada ao longo de toda a sua carreira não poderão deixar de se sentir tristes perante esta postura jactante do ISCTE, pois que é bastante deprimente saber-se que se finda uma carreira sem conseguir mínimos de publicação para ingressar em carreira inferior.

Enviado: 31 de Julho de 2018 8:50
Assunto: Lista das Universidades Portuguesas que mais produziram nos últimos 10 anos

Relativamente às 202.501 publicações cientificas internacionais produzidas neste país na última década, abaixo a produção média anual por ETI em cada universidade.

Rácio de publicação Scopus/ano por ETI nos últimos 10 anos
UAveiro.............3.7 Publicações SCI/ano por ETI
UPorto...............3.3
ULisboa.............2.7
UNova...............2.5
UCoimbra..........2.4
UMinho..............2.3
UAlgarve............2.1
UBI...................1.7
ISCTE................1.4
UTAD.................1.3
UMadeira...........1.1