Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Carta Aberta ao Primeiro-Ministro
 Mensagem Enviado: Quarta Nov 07, 2018 7:59 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 488
Universidade/ Instituto: Minho
Hoje no Público o Manuel Alegre que se identifica no artigo como "Militante histórico do PS e escritor" emprega os seus dotes de escrita para pedir ao Primeiro Ministro uma redução do IVA da tauromaquia, pois que não consegue digerir uma taxa de 13%. Sobre a tauromaquia basta-me o que já escrevi em texto acessível no link viewtopic.php?f=8&t=8064

Hoje interessa-me mais a segunda parte do artigo do escritor Manuel Alegre que diz respeito à caça. Aquela actividade que em tempos imemoriais foi utilizada como recurso de sobrevivência mas que há algumas dezenas de anos se transformou numa actividade de lazer. O lazer e o prazer de matar. Desde logo diz muito de quem a pratica preferir ver uma carcaça a ver um animal vivo, assim denotando profundo desprezo pelo milagre da vida. Um dos principais problemas da caça é ser feita muitas das vezes em violação da lei que a regula, com recurso a chamarizes que a lei proíbe ou em números superiores aos generosos limites de abate por espécie fixados na lei mas que na prática são impossíveis de ser fiscalizados.

Outro grave problema de que pouco se fala é o facto da caça todos os anos poluir com um metal pesado de conhecida toxicidade espaços agrícolas e cursos de água deste país (que não pertencem aos ditos caçadores) contribuindo para envenenar milhões de espécies sendo por isso que o apuramento do seu real custo ambiental e económico ainda está por fazer.
https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 081913.htm
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 0706000802
https://www.humanesociety.org/resources ... nvironment

Há dois anos este Governo tentou aprovar um imposto mínimo de dois cêntimos sobre os cartuchos com chumbos, cuja receita reverteria para o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade na monitorização das espécies ameaçadas. A referida medida apesar de irrisória foi no entanto chumbada com os votos do PSD e do PCP pois que não se pode incomodar os senhores caçadores deste país. Porém deveria haver um imposto sobre a caça, não de 2 cêntimos mas de vários euros no valor das licenças de caça para tentar compensar os estragos ambientais provocados por essa actividade.

Escreve o Manuel Alegre que é chegada a hora de enfrentar o politicamente correcto e eu concordo com ele em género, número e grau pois que chegou a hora de acabar com a impunidade com que alguns milhares destroem o património natural deste país que pertence não só aos milhões de Portugueses que cá vivem mas também aqueles que ainda irão nascer e ou viver neste país muito depois do Manuel Alegre ter ido a sepultar.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 2 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.