Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: "Think Science"
 Mensagem Enviado: Terça Nov 06, 2018 8:25 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 541
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.sciencemag.org/news/2018/11 ... id=2465506

No Reino Unido acaba de ser lançada uma competição sob o título "Think Science" para durante os próximos 6 meses ser escolhida uma figura da ciência e tecnologia para aparecer numa nova nota de 50 libras. Se por cá fosse necessário escolher alguma figura para aparecer em hipotética nota por certo que alguém iria nomear um pequeno comité que muito provavelmente iria escolher algum dirigente politico. É verdade que por cá nos idos de 1989 também tivemos finalmente direito a um cientista (Egas Moniz) em nota de 10.000 escudos, que porém de tão rara poucos o viram e aqueles que o viram a tomaram por falsa. E atento o email abaixo será pouco provável que tão cedo haja por cá nota com efigie de outro (ou outra) cientista.



________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 5 de Outubro de 2018 13:30
Assunto: A República que idolatra embaixadores, politicos e militares e têm pouca consideração por investigadores

Interessante no dia de hoje é perceber que neste país entre os MILHARES de cidadãos que já foram homenageados pela República quase sete mil só nos mandatos dos três primeiros Presidentes a seguir ao 25 de Abril (Mário Soares-2505 medalhados, Jorge Sampaio-2374 medalhados, Ramalho Eanes-2005 medalhados) se contam muitos políticos, embaixadores e militares e onde o grupo dos investigadores científicos já homenageados constitui ínfima fracção.

Basta dar uma olhada na Ordem Militar de Cristo para se descobriram mais de 50 embaixadores, muitos juízes e políticos já investigadores talvez por lapso não descobri lá um único https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... Portuguesa

mesmo a conhecida Elvira Fortunato só aparece na lista dos agraciados com a Ordem do Infante D.Henrique, https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... ._Henrique a mesma distinção que também receberam a Maria Cavaco Silva, o Nuno Rogeiro, a Maria José Ritta, o Joe Berado e também esse ilustre Português, o monárquico António Sousa Lara que vetou a obra de Saramago e que mais tarde curiosamente chegou a ser arguido no caso da universidade Moderna na qualidade de Vice-Reitor https://www.publico.pt/2003/11/27/socie ... ca-1177089

É verdade que não é sonho de nenhum investigador ser medalhado mas antes o de fazer descoberta fundamental para o futuro da Humanidade, e muitos prefeririam receber em vez de uma tal ordem honorifica verba suficiente para financiar futuros trabalhos de investigação porém essa inversão de valores onde se homenageiam muitos a quem a esmagadora maioria dos Portugueses (por ignorância ou falta de informação) não conhece invulgares méritos em detrimento de investigadores que fizeram descobertas muito importantes para o bem comum diz muito do que é a República Portuguesa que hoje se celebra. Em boa verdade se se utilizasse para os investigadores critério similar ao que foi utilizado para muitos dos homenageados o Presidente da República passaria a maior parte do seu tempo a homenagear investigadores.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.