Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Tornar inconstitucional a inauguração de obras
 Mensagem Enviado: Sábado Nov 03, 2018 12:32 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 488
Universidade/ Instituto: Minho
A imprensa resolveu hoje dedicar alguma atenção ao tal problema que não ocorre em Portugal para dar conta que existe um município onde espantosamente mais de 80% da água não é facturada ! Tenha-se presente que se estima que em Portugal se percam ao longo da rede todos os anos quase 200 milhões de metros cúbicos do volume da água captada. Dá também conta a noticia no semanário Sol que existem no país mais de 100.000 Km de condutas sendo que são reabilitadas 0.6% por ano o que significa que talvez lá para o ano 2100 se possa garantir que as perdas na rede são mínimas.

Talvez que agora alguns percebam melhor o valor de 23,7 mil milhões de dólares em poupanças a contabilizar até ao ano 2056, referidas no email abaixo de 28 de Fevereiro que justificaram os tais estudos conjuntos entre o MIT e a universidade de Cambridge sobre o referido problema. Infelizmente nós por cá um pouco à semelhança daqueles mendigos que possuem smartphones de ultima geração, preferimos antes apostar nas tecnologias foguetórias e claro em obras que possam ser condignamente inauguradas (como foram os muitos estádios construídos para o Euro 2004 ou o tal aeroporto de Beja que agora são apenas custosos elefantes brancos) pois que no vocabulário politico é humilhante exercício inaugurar uma obra enterrada, como são as condutas de água, o que legitima a questão: será que não se pode tornar inconstitucional a inauguração de obras ? E se tal não for possível atento o elevado grau de adição da classe politica pelas inaugurações será que não se pode aprovar lei para obrigar a que as placas a descerrar nas ditas inaugurações em vez do nome do politico que está homenageiem antes os contribuintes que pagaram aquela obra ?



________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 27 de Outubro de 2018 14:01
Assunto: O problema que não ocorre em Portugal

https://www.ted.com/talks/charles_c_man ... edcomshare

Ao minuto 10:35 do vídeo acima o palestrante, Charles C.Mann diz "But in the history of humankind there has never been a street full of angry protesters waving signs about leaky pipes" . E é mais que certo que essa manifestação será muito mais improvável em Portugal pois aqui não só a água abunda como as condutas de água do nosso país não perdem uma gota que seja. Isso só sucede (conforme já tinha sido referido no email abaixo) nas condutas de outros país como o Reino Unido que por bizarra opção devem utilizar condutas de terceira qualidade compradas por certo no mercado negro ou nas lojas dos trezentos.


________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 24 de Fevereiro de 2018 7:10
Assunto: O programa MIT-Portugal não se preocupou com a seca e a falta de água porque em Portugal não existe tal problema

É evidente que o programa MIT-Portugal não incluiu nas suas linhas de acção o problema da seca e da falta de água porque esse problema como se escreveu no email abaixo há muito que se encontra resolvido e muito bem resolvido no nosso país. E porém como se constata pelo interessante artigo em anexo e no link https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2110000303 andava o MIT a colaborar com a Universidade de Cambridge no desenvolvimento de sensores para condutas de água, onde se aponta para poupanças de 23,7 mil milhões de dólares até ao ano 2056 e as colaborações entre Portugal e o MIT ficavam-se por outras temáticas muitíssimo mais importantes para o futuro do nosso país, pois felizmente que nós por cá não precisamos de nos preocupar com tal problema, já que em Portugal (e ao contrário do que sucede no Reino Unido) água é coisa que não falta.



_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 22 de Fevereiro de 2018 6:15
Assunto: A brilhante estratégia Portuguesa para lidar com a seca e a falta de água

Corria o ano de 2007 e assumia Portugal a presidência do conselho da união europeia quando foi produzido documento onde se podia ler "The Portuguese Presidency of the European Union Council has placed “Water Scarcity and Drought” as one of its main priorities".
http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/files/ ... 042875.pdf

Em virtude dessa brilhante capacidade de antevisão, da estratégia que se lhe seguiu e das muitas e eficazes medidas que foram tomadas a esse respeito podemos hoje estar gratos por esse já não ser um problema prioritário do nosso país. É verdade que uma pesquisa Scopus relativamente ao número de artigos com os termos “water scarcity” ou “drougth” (em anexo) revela que a partir de 2007 não grandes mudanças que traduzissem a referida prioridade mas isso talvez se deva ao facto do problema ter sido resolvido com importação de tecnologia sem que tivesse sido necessário solicitar a comunidade científica com o referido problema. Nos anos de 2014 e 2015 foram produzidos um total de 3 artigos ! Prioritário é agora o desenvolvimento de uma agência espacial e a produção de satélites recentemente noticiada na semana passada http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018- ... va-geracao

Bizarra porém é a noticia de Novembro de 2017 acessível no link abaixo que dá conta que todos os anos se perdem centenas de milhões de metros cúbicos de água devido a roturas nas redes de abastecimento e que só pode entender-se num conceito de fake news https://www.dn.pt/sociedade/interior/ma ... 29018.html


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.