Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Universidade premeia Professores que denunciam burocracia
 Mensagem Enviado: Sexta Nov 02, 2018 7:24 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 488
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.timeshighereducation.com/ne ... university

"The vice-provost of the National University of Singapore makes the case for more streamlined operations by rewarding staff for speaking up about bureaucratic processes they feel are a waste of time"

Acima extracto de noticia publicada esta semana pela Times Higher Education. Infelizmente em Portugal a música é outra. Vide emails abaixo de Abril e Maio de 2017. Aqui há tempos o Expresso vendeu um livro intitulado "Uma sociedade funcional" do Peter F.Drucker, na secção relativa à produtividade dos trabalhadores do conhecimento pode ler-se na página 273 a magna e maravilhosa questão:

"O que é que dificulta o seu trabalho e deveria ser eliminado ?"

É pena porém que por estas bandas não estejam interessados na resposta à mesma. Talvez isso também ajude a perceber porque é que a notação da nossa divida é próxima do lixo e a de Singapura é AAA ou que em termos de inovação Portugal não apareça nas primeiras trinta posições a nível mundial e Singapura apareça na sétima posição ou que em termos de competitividade Portugal curiosamente também não consiga aparecer nas primeiras trinta posições enquanto Singapura está em 2º lugar.



_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 27 de maio de 2017 21:31
Assunto: Professor Associado da universidade de Lisboa denúncia irregularidades no concurso de projectos da FCT em curso

Atento o meu email de 4 de Abril, abaixo, sou a reenviar carta em anexo que hoje recebi de um Professor Associado da Universidade de Lisboa. A mesma relata factos graves e inadmissíveis que foram confirmados por dezenas de Colegas. Espero e não sou o único, que a FCT tenha o bom senso de ser capaz de interpretar a tempo o que pensa a comunidade científica sobre este concurso, pois como disse um dia o actual Secretário-Geral da ONU não haverá uma segunda oportunidade para (a FCT) poder causar uma boa primeira impressão. Para mau já basta a degradação salarial da carreira académica e as avaliações de desempenho absolutamente inconsequentes que premeiam a inércia e os cargos de gestão.https://www.publico.pt/2017/02/09/socie ... os-1761170 Somar a isso tempo gasto em candidaturas de projectos com carácter suplicial que visam quiça apurar quem são os Colegas que amam tanto a Ciência que estão dispostos a sofrer por ela é exercício absolutamente inútil pois até o próprio Carlos Fiolhais já o apelidou de inferno.


________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 4 de Abril de 2017 19:15
Assunto: Concurso de projectos FCT em curso

Tendo em conta que muito recentemente o Sr. Ministro Manuel Heitor disse publicamente que os investigadores não são suficientemente activos a queixarem-se e a defenderem os seus direitos http://observador.pt/2017/04/01/ministr ... -dinheiro/ aproveito desde já para me queixar que é contraditório que a actual equipa governativa que garantiu que iria reduzir a burocracia do trabalho de investigação, tendo inclusive pedido sugestões para esse efeito, venha agora exigir que a candidatura ao primeiro concurso de projectos de investigação seja efectuada numa plataforma diferente daquela que sempre foi utilizada nos últimos anos e em modelo pouco amigo do utilizador, vide ficheiro anexo.

Além disso e tendo em conta que de acordo com a adicionalidade B2.2 do referencial de análise de mérito do projecto, um plano considerado Muito Bom de ações de disseminação e promoção do conhecimento e divulgação da cultura científica (PADPCDCC) recebe a máxima bonificação de 5 pontos, curiosamente o mesmo valor que é atríbuido a um elevado nível de publicações. Produzir e divulgar ciência tem agora estranhamente a mesma majoração. Convém não esquecer que esse PADPCDCC constitui nos termos da alínea g) do Artº 6 do regulamento peça absolutamente obrigatória e a sua não apresentação constitui factor de não elegibilidade do projecto.

Ou seja o cientista até poder se fenomenal e até ter uma proposta brilhantes mas se não tiver o PADPCDCC não têm direito a financiamento, significando isso que já não basta saber produzir boa ciência agora é também imprescindível saber bem fazer a sua disseminação, promoção e divulgação. Uma estranha inovação lusa que coloca a produção da ciência e o seu marketing ao mesmo nível. E o problema até poderia ser apenas pura e simples ignorância minha mas enquanto revisor de projectos de investigação noutros países (onde é importante frisar se utilizam plataformas muito mais amigas dos investigadores do que esta) nunca vi nas referidas candidaturas qualquer plano similar ao que agora é exigido. Note-se que nem sequer mesmo as candidaturas às bolsas milionárias da ERC onde até há verba para contratar um especialista em marketing cientifico exigem um tal plano.

Como é evidente, a direcção da FCT legitimamente empossada que está, pode decidir que a comunicação científica é um aspecto crucial da sua estratégia e pode também decidir que na próxima avaliação das unidades do SCTN a comunicação científica de cada uma delas seja devidamente valorizada. Isso é razoável e compreensível. Aquilo que não pode ou pelo menos não deve é sem aviso prévio e qualquer tipo de discussão com a comunidade científica querer artificialmente transformar à viva força os investigadores em marqueteiros da ciência.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.