Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Processos de difamação milionários
 Mensagem Enviado: Sexta Out 05, 2018 8:14 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 550
Universidade/ Instituto: Minho
No Público de hoje além do interessante artigo do advogado Teixeira da Mota, abaixo comentado, foi aquele jornal obrigado a publicar ao abrigo do direito de resposta texto do conhecido advogado Garcia Pereira que acaba de perder acção no Supremo em que pedia a condenação de alguém pelo crime de difamação, sem sucesso. Mostra-se o referido advogado Garcia Pereira muito indignado pela decisão do Supremo que foi diz inspirada em decisões do TEDH. E que afirma incentiva o achincalhamento e o ataque à dignidade pessoal e que tal decisão é quase como abrir uma caixa de Pandora e que de ora em diante o insulto terá rédea solta. Afirmação bizarra pois que não é isso que sucede em países mais civilizados do que o nosso onde a liberdade de expressão é regra com valor maior.

Não deixa por isso de ser curioso que logo alguém que durante tantos anos foi a cara do MRPP venha assim juntar-se aquele grupo que defende o tenebroso respeitinho de outrora (Pacheco-Pereira dixit) grupo que também inclui os saudosistas do lápis azul. Ou talvez quem sabe a jurisprudência do TEDH constitua rude golpe naqueles que viviam de patrocinar acusações avulsas de difamação e que agora choram a perda dessa fonte de receitas, como sucedeu no tal caso referido pelo advogado Teixeira da Mota. Aliás ainda há poucos anos havia processos por difamação onde se pediam indemnizações de quase 100.000 euros.https://www.publico.pt/2006/03/31/polit ... il-1252568 isto já para não falar de processos mais requintados e envolvendo gente muito mais fina onde os valores pedidos pela difamação rondavam os 250.000 euros por conta de artigo jornalístico onde se falava de um conhecido politico e da deputada Cicciolina http://www.smmp.pt/?p=3524



___________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 5 de Outubro de 2018 7:59
Assunto: Insanidade fiscal__O subsidio para maltratar animais

Dá conta o jornal Público de hoje que somente em 2019 irá finalmente acabar a isenção de IVA para a tauromaquia. Ao ter optado por deixar de receber da referida actividade qualquer receita fiscal nas últimas décadas exigindo essa receita a actividades socialmente muito mais importantes (como por exemplo a prestação de serviços a idosos ou a aquisição e reparação de próteses ortopédicas) o Estado Português subsidiou assim péssimo exemplo e favoreceu aquilo que não devia em detrimento daquelas que realmente mereciam o que faz prova da captura dos decisores políticos pelo tal lobby, do qual curiosamente só o CDS se afirma público defensor. Resta agora saber quando acabarão os apoios municipais aquela actividade. Quem quiser tauromaquia que a pague integralmente sem isenções fiscais ou apoios estatais. Interessante no mesmo jornal é o artigo do advogado Teixeira da Mota analisa um caso que parece ter acontecido num país do terceiro mundo mas que infelizmente ocorreu em Portugal.


______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 15 de Julho de 2018 11:20
Assunto: O deputado betinho de Lisboa escreve sobre "os soldadinhos do amor animal"

Ontem no Expresso, o deputado do PS, Sérgio Sousa Pinto, explicou ao leitores daquele semanário em artigo com pomposo título "A derradeira marrada" o que é o mundo rural e como é que aqueles que classifica jocosa e depreciativamente como "soldadinhos do amor animal" nada sabem sobre o fabuloso mundo rural. E eu que cheguei a pensar que os argumentos dele era tão poderosos que não precisava por isso de diminuir os seus adversários com ataques pessoais. Enganei-me. É curioso que seja precisamente um deputado que se assumiu ao Observador como "um betinho de Lisboa" https://observador.pt/especiais/sergio- ... -portugal/ seja logo quem vêm dar lições sobre o que é o mundo rural. Pelos vistos o distinto deputado depois de uma infância e adolescência como betinho é agora possuidor de bacharelato em cavar, licenciatura em adubar, pós-graduação em podar e mestrado na matança do porco. Não lhe ocorreu a possibilidade de haver quem provenha do mundo rural e ache as touradas um espetáculo de sadismo. No mundo rural quando é para matar, mata-se e ponto final. Ninguém lá anda a cravar bandarilhas nos porcos, cabritos, borregos, coelhos ou galinhas por pura diversão. É lamentável que o Sr. Deputado seja sequer incapaz de conceder que talvez as bandarilhas estejam a mais no referido "espetáculo". Pergunta o Sr. Deputado com que direito os soldadinhos do amor animal acusam os demais de se comprazerem com o sofrimento e a tortura. Porém essa é pergunta que não deveria colocar aos leitores do Expresso mas a especialistas na matéria, como aqueles abaixo citados que já escreveram algo sobre o tema, nomeadamente o descritivo "Cruelty's rewards: The gratifications of perpetrators and spectators". Por acaso achará o deputado que os apreciadores da tourada lá vão por masoquismo ou por gostam do que por lá veem ? E se gostam qual é a parte que gostam ? Dos collants, do bailado ou do sangue ? E se por acaso lhes retirarem o sangue gostarão muito menos ?


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.