Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Lição__Como pagar menos IRS
 Mensagem Enviado: Sábado Set 15, 2018 6:04 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 388
Universidade/ Instituto: Minho
Depois das trapalhadas e aproveitamentos dos senhores deputados em sede da residência (fiscal ou habitual) que lhes permite maximizar a receita é estranho que os professores do ensino superior vitimas do embuste da progressão na carreira http://www.snesup.pt/cgi-bin/artigo.pl? ... FVqYxXONns não tenham já corrido a alterar a sua residência fiscal para um daqueles quase 20 municípios que devolvem 5% de IRS https://economiafinancas.com/2017/munic ... s-em-2018/

E até nem seria nada do outro mundo que alguns (com mais queda para copiar a desfaçatez politica) mudassem a sua residência fiscal para um município dos Açores para poderem ser duplamente beneficiados, não só em termos de devolução municipal de IRS mas para beneficiar ainda do facto das tabelas de IRS dos Açores serem 7% mais baixas do que no Continente no escalão relativo aos vencimentos dos professores universitários.


________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 26 de Junho de 2018 21:21
Assunto: O grande embuste fiscal de um Estado paternalista

Porque razão existe retenção de IRS na fonte ? Será que é porque a sua ausência poderia levar os cidadãos e cidadãs deste país a sentirem-se literalmente "roubados" nos seus vencimentos quando chegasse a altura de se apurar o deve e haver anual ? Quantos seriam os Portugueses e Portuguesas que ao fim de um ano fiscal gostariam de receber carta para pagar em IRS 15.000, 20.000 ou 30.000 euros ? Note-se que um professor Associado paga quase 15.000 euros de IRS, significando isso que Professores Catedráticos (e juízes) pagarão mais ainda, pelo menos enquanto não puderem constituir-se como empresários em nome individual de actividade intelectual, sendo nessa condição contratados pela universidade onde exercem funções, pois que nestas coisas vale o constitucional principio da igualdade, ou há moral ou comem todos.

E mesmo que por bizarra hipótese se admita a "legitimidade" da retenção na fonte quanto mais não seja para minimizar a intensidade do esforço da máquina fiscal e a litigância, porque raio é que os contribuintes que são credores de saldo de IRS não recebem juros. E não digo juros miseráveis de reles investimento em depósito a prazo ou certificado de aforro mas antes juros de aplicação no mercado de capitais altamente lucrativa ?

Esta narrativa até pode parecer estranha a alguns mas não o é aqueles que sentem que sustentam as vigarices de muitos outros. Proponho por isso que todos aqueles que por via de planeamento fiscal agressivo ou qualquer outro como por exemplo estes

https://www.publico.pt/2017/05/20/econo ... as-1772891

passem a ter um cartão de cidadão que os distinga dos demais, pode por exemplo utilizar-se cor diferente da dos outros, a minha sugestão é que seja cor de merda, para que a cor esteja ao mesmo nível daquilo que fazem. Proponho também que a mesma cor passe a constar no cartão de cidadão destes excelsos Portugueses:

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... s-de-euros

https://observador.pt/2018/06/25/ongoin ... e-recebeu/

que por manifesta incapacidade ou incompetência o Estado Português não lhes consegue arrancar um milionésimo que seja dos muitos milhões de dividas que nos legaram, pelo que no mínimo se exige que o mesmo Estado Português os distinga dos restantes Portugueses com um cartão de cidadão especial.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.