Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O cientista que descobre água com uma vara
 Mensagem Enviado: Sexta Set 07, 2018 7:29 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 484
Universidade/ Instituto: Minho
Ainda na sequência da polémica da conferência que se vai realizar na universidade do Porto, presidida por catedrática que nem sequer é especialista na área das alterações climáticas merece a pena relembrar como são escolhidos os Professores em universidades de topo a nível mundial reproduzindo abaixo um pequeno texto publicado na Forbes por um Professor do MIT:
"Usually, universities interview 6-10 candidates per position. ...The people chosen for interviews typically have outstanding publications… The focus is on people who have the potential to be (or are) stars -- e.g., who have done something that is viewed as seminal or "game changing", who have defined an area, or closed the book on an area by solving it once and for all."
a fim de se perceber as elevadas diferenças relativamente à situação Portuguesa, onde muitas vezes vale o critério da sombra (Catedrático Jorge Calado dixit) e até há quem chegue a catedrático com 2 ou 3 artigos e um número miserável de citações.

P.S - Hoje o jornal Público achou boa ideia publicar novas declarações da catedrática Maria Assunção Araújo, que preside à conferência supracitada.
https://www.publico.pt/2018/09/07/cienc ... gn=1843191
Diz a mesma que se envolveu na conferencia porque conhece o cientista Sueco Nils Axel Morner há 30 anos e têm por ele grande admiração científica, diz também que ele têm mais de 600 artigos publicados e que ninguém consegue publicar mais de 600 artigos se for um idiota. Trata-se de uma lógica assaz interessante que deixa em má situação quem tenha poucos artigos, como é o caso dela ! Esqueceu-se porém a referida catedrática de ir ver onde é que ele publicou os artigos e uma consulta na Scopus e na Web of Science revelam valores muito diferentes, 188 na primeira e 118 na segunda. Pena é que o jornalista não tenha perguntado à referida catedrática qual a sua opinião sobre a polémica que envolve o referido Nils Axel Morner e a técnica de achar água com uma vara que na língua inglesa leva o nome de dowsing e aquele andou a promover como sendo algo científico ! Quem sabe se a referida catedrática não está a pensar convidar o referido cientista para dar umas aulas sobre a referida ténica na universidade do Porto.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 8 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.