Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Presidente do IST ataca Assembleia da República
 Mensagem Enviado: Quarta Jul 04, 2018 8:23 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 383
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.publico.pt/2018/06/29/socie ... ra-1836371

Acima artigo do Presidente do IST onde diz que Assembleia da República é "grupo de pressão para interesses ilegítimos e inconfessáveis"

Tenho para mim que o Presidente do IST disse aquilo que nunca poderia dizer. Goste-se ou não a Assembleia da República representa um poder legitimamente eleito por aqueles que efectivamente mandam neste país. Questionar a sua legitimidade é algo que um funcionário público investido em funções institucionais jamais poderá fazer, menos ainda em jornal nacional. Tenho para mim que estas declarações do Presidente do IST extravasam o direito de opinião. Abaixo resposta hoje do deputado do Bloco de Esquerda

https://www.publico.pt/2018/07/04/socie ... ei-1836723

Declaração de interesses: No passado mês de Abril já tinha comentado criticamente artigo do Presidente do IST, vide email abaixo

_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 15 de Abril de 2018 8:00
Assunto: Presidente do IST ao Expresso: Omissões e meias verdades

O Presidente do IST escreveu ontem no Expresso sobre o "futuro do emprego científico". O tema não traz novidade excepto na parte dos auto-elogios que aquele escreve sobre a instituição a que preside e que merecem evidentemente ser comentados em prol do rigor da factualidade em questão.

Escreve o Presidente do IST que naquela unidade orgânica todos os concursos são internacionais e altamente competitivos. Os leitores que leram tal prosa por certo terão ficado convencidos que esse exigente procedimento é coisa que só sucede no IST. Puro engano porém. É a própria lei que determina que todos os concursos sejam internacionais e altamente competitivos em todas as universidades Portuguesas.

E porém é também a própria lei que também dita o contrário. Como por exemplo só são admitidos a concurso para lugar de catedrático os doutorados titulares de Agregação isso significa que na prática a hipótese de os lugares de catedrático serem ganhos por estrangeiros, por mais competentes que sejam, mesmo com um Nobel no bolso, é nula. Seria interessante que o Presidente do IST revelasse quantos concursos para o lugar de catedrático foram ganhos por candidatos estrangeiros.

Mas pode suceder que de facto o IST seja um caso ímpar no ensino superior Português em termos da selecção de docentes e investigadores. Mas então como compreender as palavras do catedrático jubilado Jorge Calado do IST que em longa entrevista ao Sol diz que muitos são contratados tendo como único critério não irem fazer sombra aos que já lá estão ?

E porém se a selecção do IST é assim tão exigente como compreender que o mesmo IST tenha uma percentagem de endogamia de 73% ? Como muito bem sabe o Presidente do IST as melhores escolas de engenharia possuem percentagens de endogamia abaixo de 10%. http://www.dgeec.mec.pt/np4/385/%7B$cli ... demica.pdf

E porém se a selecção do IST é assim tão exigente porque será que só lá existe 1 (um) Highly Cited Researcher e o Politécnico de Brangança têm 2 (dois) ? Tenha-se presente que a quase "desconhecida" universidade de Ghent (desconhecida porque no ranking abaixo compara mal com a U.Lisboa) têm 17, e a muito conhecida Universidade de Stanford têm 64 !

Diz também o Presidente do IST que aquela instituição foi recentemente classificada "num ranking recente, como uma das 50 melhores escolas de engenharia do mundo". Talvez por falta de espaço o Presidente do IST achou melhor não maçar os leitores do Expresso com mais detalhe acerca do tal ranking omitindo mesmo o nome do mesmo. Devemos por isso assumir que será ranking de elevadíssima qualidade ou talvez mais avisado seja confirmar essa putativa qualidade. Uma consulta à página do IST revela que se trata do ranking da US News.

Não se trata porém de nenhum ranking de escolas de engenharia é apenas um ranking por diferentes áreas incluindo também a área da engenharia. Porém um ranking vale o que vale aquilo em que se sustenta. A metodologia pode encontrar-se aqui https://www.usnews.com/education/best-g ... ethodology A maioria dos indicadores utilizados baseiam-se em diferentes tipos de publicações (artigos, livros, conferências) e citações mas infelizmente 25% do peso da classificação é baseado em inquéritos que não são controlados e enviados sabe-se lá a quem e em que países. Diversos autores já se pronunciaram muito negativamente sobre esta salada russa cientificamente pouco robusta.

Mas talvez o valor deste ranking se perceba melhor pelo facto de ser liderado pela Chinesa Tsinghua e onde o MIT (onde trabalharam e trabalham vários prémios Nobel) só aparecer em 3º lugar, a universidade de Stanford só aparecer em 13º lugar. Um ranking que coloca em 13º lugar a universidade que no ano passado foi considerada a mais inovadora do Planeta não é um mau ranking é apenas um ranking idiota

https://www.reuters.com/article/us-amer ... SKCN1C209R E mesmo na Europa a melhor classificada é a de Aalborg ! Mais palavras para quê ? Há rankings que não avaliam o que era suposto avaliar. Ao invés avaliam-se a eles próprios e este ranking não sai bem nessa avaliação ! Que o Presidente do IST não tenha nada melhor do que este triste ranking para poder comprovar o brilhantismo científico do IST é que é coisa muito preocupante.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.