Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Greve
 Mensagem Enviado: Terça Jul 03, 2018 12:44 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 379
Universidade/ Instituto: Minho
Parece que uma febre de greves tomou conta do país. O juízes foram os últimos a avisar que irão fazer uma greve que ficará na história ! Ainda assim não é provável que a academia vá atrás do movimento, seja porque se acham razoavelmente bem pagos ou por modéstia. De qualquer forma e pelo menos para aqueles que estão descontentes com a situação há sempre a possibilidade de fazerem greve às candidaturas a projectos europeus, assim colocando em causa algumas das seis centenas de milhões de euros que estão previstas no Orçamento de Estado de 2018. Quem sabe talvez isso convença o Governo a dar seguimento à sugestão mencionada no email abaixo. Esta greve é importante porque no jogo do orçamento de estado os perdedores são sempre aqueles que não se queixam. Acresce que esta greve é singularmente virtuosa porque se basta com a simples ameaça porque obviamente o Governo não se pode dar ao luxo de perder tantos milhões. Seja como for algumas dezenas de Colegas já resolveram passar à acção directa https://www.rtp.pt/noticias/politica/primeiro-ministro-apupado-por-bolseiros-de-investigacao_a1085359

______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 25 de Junho de 2018 7:40
Assunto: Prémio de estímulo à captação de projectos de investigação

É sabido que o orçamento para o ensino superior e ciência parte do principio que os docentes e investigadores irão conseguir captar várias centenas de milhões de euros em projectos com empresas ou em concursos internacionais (ou até na venda de patentes). Em tempos sugeri que os vencedores de bolsas milionárias (ERC) ou os coordenadores das candidaturas em consórcio vencedoras recebessem um prémio um pouco à semelhança do prémio que recebem os trabalhadores do fisco pois é bizarro e até insultuoso achar que o mérito de captação de receita do ensino superior é menor que o do fisco.
https://www.publico.pt/2018/05/16/economia/noticia/centeno-mantem-premio-maximo-aos-funcionarios-do-fisco-1830249

O prémio teria o mesmo valor do prémio dos trabalhadores do fisco, 5% do valor do projecto. Uma hipótese alternativa que faria sentido no seguimento do email abaixo seria a de permitir que esses Colegas durante a vigência do projecto pagassem a mesma taxa de imposto que paga a Apple, 0.7%. Talvez isso também pudesse servir para compensar o facto dos vencimentos no ensino superior em Portugal serem muito inferiores aos de outros países Europeus e isso já descontando a diferença de riqueza em termos de PIB/capita (230%), note-se que por exemplo na Holanda o valor de uma bolsa de doutoramento é quase equivalente ao vencimento de uma professor catedrático no 1º escalão em Portugal e que um catedrático no último escalão no nosso país ganha menos do que o valor de uma bolsa de pós-doutoramento na Holanda.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.