Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Verdades inconvenientes
 Mensagem Enviado: Sexta Jun 01, 2018 5:54 am 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 244
Universidade/ Instituto: Minho
Ainda relativamente ao email abaixo a Web of Science mostra que no quinquénio 2013-2017 Harvard produziu 4 vezes mais artigos altamente citados do que Portugal o que alguns poderão tentar explicar dizendo de forma simplista que o orçamento de Harvard é muitíssimo superior ao do ensino superior Português. O orçamento de Harvard é ligeiramente superior a 4000 milhões de euros enquanto que o Orçamento de estado de 2018 (Lei 114/2017) o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior têm alocada uma verba de 4.000 milhões de euros (página 6921). http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheDiplomaAprovado.aspx?BID=20498

trata-se de um documento muito interessante onde há coisas curiosas como por exemplo o facto do centro de formação profissional da industria metalúrgica ir receber 17 milhões de euros, mais do que alguns Politécnicos !!! Ou os 12 milhões para a formação profissional dos trabalhadores da indústria da construção civil com cursos tão bizarros como CAD, para que raio precisa um trabalhador da construção de um curso de CAD ?

Aliás as rubricas de formação profissional revelam que este é um sector muito robusto que até contempla a formação profissional de jornalistas com quase 1 milhão de euros ! Quem quiser saber mais é só ir aqui http://www.cenjor.pt/calendario/ e ficar a saber por exemplo sobre o curso para jornalistas com o título "Escrever uma biografia" com a duração de 40 horas sem o qual o jornalismo Português ficaria muitíssimo mais pobre.

Pena é que não tenham lá os cursos de "Introdução à corrupção" ou "Corrupção :Tudo o que sempre quis saber mas teve medo de perguntar" ou ainda aquele outro "Corrupção sem mestre" ou os fundamentais "Descubra um corrupto com apenas três perguntas" e "Como bem lavar dinheiro em off-shores". Quase parece que o mundo da formação profissional funciona em autogestão e que há quem avance com propostas avulsas de cursos que são aprovados sem um módico de racionalidade e ou necessidade. Uma singularidade bem Portuguesa.

Uma coisa parece porém certa façam-se as contas que se fizerem e alegue-se o que se quiser sobre a natureza diversa de muitas rubricas no referido orçamento o que é facto é que Portugal está ainda muito longe ter um sector de ensino superior e ciência de nível mundial e não estou obviamente referir-me somente aos quase 10.000 docentes do ensino superior Português cujas habilitações se resumem a licenciatura e mestrado e que pouco ou absolutamente nada contribuem para a competitividade científica de Portugal no panorama internacional.

O que também muito se lamenta é que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência que tem por missão “garantir a produção e análise estatística da educação e ciência” não seja mais célere a produzir mais estatísticas sobre o estado da ciência. Seria interessante saber por exemplo qual é o rácio financiamento público por artigo científico para as diferentes universidades e também as diferentes unidades do SCTN. Ou quem sabe talvez essa seja uma verdade inconveniente que poderia chocar muito boa gente.


_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 31 de Maio de 2018 12:58
Assunto: Universidade de Coimbra lidera artigos altamente citados na Web of Science

A Web of Science revela que desde o ano 2000 Portugal esteve envolvido em 1572 artigos altamente citados (grupo top 1%). Abaixo lista com o rácio (artigos altamente citados/Nº de ETIs)

U.Coimbra....0.26
U.Aveiro........0.23
U.Porto..........0.23
U.Lisboa........0.22
U.Nova..........0.21
U.Minho.........0.17

Porém se a pesquisa se restringir ao quinquénio 2013-2017 os resultados abaixo confirmam a liderança da U.Coimbra, a subida da U.Nova e as descidas da U.Aveiro e da U.Lisboa.

U.Coimbra...-..0.17
U.Porto..........0.16
U.Nova..........0.15
U.Aveiro........0.13
U.Lisboa........0.13
U.Minho.........0.11

______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 31 de Maio de 2018 7:36
Assunto: Study shows that only 2 in 10.000 papers are truly influential

Still on science impact and following the paper of Koen Jonkers and Frederique Sachwald mentioned in the email below check the article in the link below published 2 days ago that shows only 2 in 10.000 papers are truly influential
https://www.natureindex.com/news-blog/citation-analysis-reveals-the-game-changers


________________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 29 de Maio de 2018 6:52
Assunto: The dual impact of ‘excellent’ research on science and innovation: the case of Europe

https://academic.oup.com/spp/article/45/2/159/4992965
Koen Jonkers and Frederique Sachwald


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.