Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Emprego científico é esquema do tipo Dona Branca
 Mensagem Enviado: Quinta Maio 17, 2018 9:08 am 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 213
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.publico.pt/2018/05/17/cienc ... is-1829975

Acima link para artigo hoje no Público onde o Catedrático do ISCTE qualifica o programa de emprego científico como um esquema do tipo Dona Branca. No mesmo é particularmente interessante a elevada quantidade de dogmas como por exemplo quando escreve convicto que:
"As universidades por si só não têm objectivos de base científica – como ir à Lua, ir à Índia por mar, inventar o telescópio, curar o cancro, acabar com os incêndios, mudar de energias, ensinar matemática a crianças, integrar imigrantes ou ganhar prémios Nobel da Literatura"

E onde é que está escrito que uma universidade não pode ter tais objectivos ? Por acaso até há universidades com essa abordagem como seja esta
https://su.org/about/global-grand-challenges/

Também os programas quadro de investigação financiados pela Comissão Europeia até agora não tinham tido por base missões concretas mas isso é algo que irá mudar no programa Horizon Europe pela simples razão que os cidadãos que financiam tais programas querem ver e sentir-se inspirados por missões ambiciosas e que justifiquem o dinheiro que gastam com a ciência.

Também as universidades é bom que cuidem de ambicionar a mais do que o tradicional modo de vida "cá se vai andando c´a cabeça entre as orelhas" cristalizadas nas suas quintinhas e igrejinhas (leia-se nos seus departamentos e áreas científicas) que permitem perceber por exemplo porque é que há mestres de direito que acham que os animais não são seres sensíveis
https://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=7980
assim revelando elevado e grave desconhecimento sobre aquilo que se passa noutras áreas do saber, nomeadamente na área da neurofisiologia http://fcmconference.org/img/CambridgeDeclarationOnConsciousness.pdf
e que muito contribuem para impedir que as mesmas possam de forma multidisciplinar gerar mais valor para a comunidade.

É aliás curioso que ele tenha mencionado o cancro, tema que merece leitura no link abaixo onde se critica a tradicional abordagem "académica" que se tem mostrado incapaz de salvar vidas contentando-se apenas em encher e ou dourar currículos, nem que seja à conta de artigos com resultados falsificados.

Ultimately, “all the money that was thrown at breast cancer created more problems than success,” Visco says. What seemed to drive many of the scientists was the desire to “get above the fold on the front page of the New York Times,” not to figure out how to end breast cancer. It seemed to her that creativity was being stifled as researchers displayed “a lemming effect,” chasing abundant research dollars as they rushed from one hot but ultimately fruitless topic to another. “We got tired of seeing so many people build their careers around one gene or one protein,”
https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.