Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O Sr. Ministro explica o programa USA
 Mensagem Enviado: Sábado Fev 17, 2018 8:19 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 384
Universidade/ Instituto: Minho
https://www.publico.pt/2018/02/15/ciencia/noticia/portugal-renova-parcerias-internacionais-na-ciencia-1803244?page=/&pos=2&b=stories_featured_c

O artigo no link acima publicado revela entre outras coisas que o programa com as universidades Norte-Americanas envolveu mais de "mil docentes, investigadores e empresários" e mais de 1500 estudantes (mestrado e doutoramento) com um custo de 120 milhões de euros. O que na falta de melhor informação financeira, parece indiciar que a formação dos referidos alunos custou em média 80.000 euros cada um ! Obviamente que este valor terá que ser fortemente corrigido em função dos largos milhões de euros em externalidade positivas que o Sr. Ministro garante terem sido geradas pelo programa em causa, incluindo ainda várias centenas de empregos e até a oferta de um supercomputador por parte da U.Texas (quando a esmola é muita !).

Os números desfiados pelo MCTES são tão impressionantes que merecem que eu faça mea culpa pelas minhas anteriores dúvidas e criticas ao mesmo e que lhe apresente desde já os meus sinceros parabéns pela brilhante e visionária iniciativa. Fica-me até a sensação que a renovação do programa que agora ocorre deveria ter sido muito mais ambiciosa e até com um envelope financeiro muitíssimo superior para que Portugal pudesse beneficiar ainda mais de um efeito multiplicador tão excepcional.

Infelizmente porém a jornalista Teresa Serafim esqueceu-se de fazer ao Sr. Ministro duas simples perguntas:
1) qual a razão para a ausência dos relatórios anuais de avaliação do (External Review Committee-ERC) depois de 2010 no site do programa MIT-Portugal
2) não acha o MCTES que o teor do último relatório, de 2010, que abaixo se reproduzem, suscita fundadas dúvidas quanto à boa execução do programa, o que adquire especial importância pelo facto do Director do referido ser o actual Presidente da FCT ?

[i]The ERC expressed its disappointment on the weak and untimely preparations...The ERC demands the Program Directors to re-assess the metrics for evaluation of the current program...The leadership should be made accountable for realizing specific goals...PD’s are well capable of outlining the major achievements in education and research in a realistic way, not in the bombastic style.... A task force for communication seems to be inappropriate...the absence of good documentation is badly felt[/i]

A Srª jornalista podia também ter tido um rasgo de iniciativa e telefonado ao sexagenário Professor Henk G. Sol da Universidade de Gronigen e Chairman da comissão que escreveu as pérolas acima, para ver se ele confirmava que o programa foi efectivamente um sucesso extraordinário, pois é dever dos jornalistas confirmar aquilo que escrevem, já que de outro modo tornam-se apenas relações públicas dos poderes que estão, ao invés de ajudarem a fiscalizar a sua acção, até porque para fazer copy paste das declarações de alguém não é preciso um curso de jornalismo basta alguém com o 9ºano ou com a antiga 4ª classe.

Pessoalmente acho que este programa constitui um elevado desperdício de dinheiro dos contribuintes Portugueses, que é gasto em centenas de viagens (e estadia) de docentes do MIT a Portugal e de alunos e docentes Portugueses aos EUA e é pena que não exista um relatório de execução financeira no site deste programa para se perceber o impacto desses gastos no orçamento global. Aliás seria interessante saber desde logo qual foi o valor do custo/hora usado para contabilizar o valor da participação dos professores das universidades dos EUA. Já para não falar que talvez se conseguisse arranjar nas Universidades do Norte da Europa quem fizesse o mesmo que fazem as universidades dos States e por menos dinheiro !


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 3 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.