Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Reitor da UC contra a endogamia má
 Mensagem Enviado: Sábado Ago 05, 2017 2:09 pm 
Offline
investigador em formação
investigador em formação

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 62
Universidade/ Instituto: Minho
Na página 34 do Expresso o Reitor da Universidade de Coimbra volta hoje à carga atacando às alterações efectuadas ao Dec-Lei 57/2016. A argumentação não é nova e foi já comentada pelo Colega Paulo Granjo. Porém há na mesma duas pérolas que merecem breves comentários.

A primeira é o facto do Sr. Reitor confundir a opinião pública passando a mensagem que a nova versão do diploma irá abrir a porta a que todos os doutorados possam ser integrados na função pública. Esquece-se que somente uma pequena percentagem de doutorados conseguiram ganhar uma bolsa de investigação e reúnem assim as condições para o efeito.

A segunda pérola é porém muito melhor do que a primeira. Diz o Sr. Reitor que é preciso evitar que a endogamia (má) perdure e que este diploma ao criar condições para concursos com fotografia vai no sentido oposto. Ou seja a endogamia antes era boa mas agora é má, muito má. Assim se outro mérito não tivesse tido a nova versão do Dec-Lei 57/2016 (que relembre-se promove o emprego científico low cost) teve assim pelo menos o mérito de ter contribuído para que de repente haja tantas preocupações com a má endogamia. Porém se essas preocupações fossem realmente genuínas nunca se teria deixado apodrecer a situação ao ponto de haver Colegas com bolsas há duas décadas e também nunca se teria deixado que os melhores investigadores tivessem sido "impedidos" (por via da boa endogamia) de ganharem concursos para a carreira académica e isto quando ainda por cima temos milhares de Professores no Ensino Superior Público que têm apenas uma licenciatura ou Mestrado, 4000 no ESUniversitário e mais de 5000 no ESPolitécnico. Isto já para não mencionar os quase 2700 docentes do Ensino Superior Público que já têm mais de 60 anos de idade e cuja aposentação irá suavizar bastante o impacto orçamental do referido diploma, o qual tanto atormenta o Sr. Reitor ao ponto de quase o classificar como a variante moderna das sete pragas do Egito.

É por isso expectável que sendo coerente com as suas preocupações o Sr. Reitor vá agora dedicar especial atenção aos cursos de Medicina, Direito e História da sua Universidade cujas percentagens de endogamia são respectivamente de 91%, 93% e 100% https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-014-9818-x pois como é evidente isto não sucede nos tais países avançados que o Sr. Reitor utilizou como termo de comparação no inicio do seu artigo e onde a endogamia é inferior a 10%.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.