Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ranking 100 Universidades europeias mais inovadoras
 Mensagem Enviado: Sábado Jun 10, 2017 5:28 pm 
Offline
investigador em formação
investigador em formação

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 49
Universidade/ Instituto: Minho
O ranking em causa pode ser visualizado em http://www.reuters.com/article/us-reutersrankings-europeanuniversities-idUSKBN17Z09T
Infelizmente Portugal não têm uma única universidade neste ranking. E isso apesar de recentemente o DN dizer que a universidade de Lisboa era a a melhor da península ibérica. http://www.dn.pt/portugal/interior/universidade-de-lisboa-e-a-no-1-iberica-na-ciencia-8510837.html E no entanto estão lá, nada mais nada menos do que 11 (onze) universidades Espanholas.

A metodologia utilizada pode ser consultada aqui: http://www.reuters.com/innovative-universities-europe-2017/methodology mas basicamente baseia-se em 10 indicadores: patent volume, patent success, global patents, patent citations, patent citation impact, %of patents cited, patent to article citation impact, industry article citation impact, % of industry collaborative articles, web of science papers

Para perceber melhor porque razão Portugal não têm nenhuma universidade no ranking das 100 universidades europeias mais inovadoras convém ir ao site do European Patent Office https://www.epo.org/about-us/annual-reports-statistics/statistics.html#nationale e ver os pedidos de patentes submetidos em 2016.

Os mesmos permitem constatar que Portugal aparece na 29ª posição em termos do rácio pedidos de patentes/milhão de habitantes, abaixo inclusive do Chipre e de Porto Rico. Também permitem saber que a empresa Nova Delta foi aquela que mais pedidos de patentes submeteu em Portugal (12 pedidos). Que a universidade do Porto salvou a honra da academia com 5 pedidos. E que a Universidade de Lisboa, a maior universidade Portuguesa, com mais de 3700 Professores e Investigadores-ETIs, que têm 79 centros de investigação, não conseguiu submeter em 2016 nem sequer meia dúzia de pedidos de patentes. O que não se percebe é como é que uma empresa de cafés que gasta em despesas de investigação um valor que é uma ínfima parte do que gasta a Universidade de Lisboa e até é menor que o que gasta qualquer um dos laboratórios associados daquela, e mesmo assim conseguiu submeter muito mais pedidos de patentes do que aquela instituição.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.