Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ranking Leiden
 Mensagem Enviado: Quarta Maio 31, 2017 8:44 am 
Offline
investigador em formação
investigador em formação

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 49
Universidade/ Instituto: Minho
Ranking Leiden. Aquilo que a imprensa Portuguesa não foi capaz de ver e a Reitoria da Universidade de Lisboa preferiu não mencionar

Enquanto que em Portugal, país que note-se não têm uma única universidade nos 100 primeiros lugares do Ranking Leiden, vários orgãos informativos correram a exaltar acritica e até quase acéfalamente o comunicado muito auto-elogioso que lhes chegou da Reitoria da Universidade de Lisboa, http://www.dn.pt/portugal/interior/universidade-de-lisboa-e-a-no-1-iberica-na-ciencia-8510837.html

Já na Austrália país que até têm 5 universidades nos 100 primeiros lugares, houve quem em artigo entitulado "Unis are publishing, but quality in doubt" não tenha ficado totalmente satisfeito com esse resultado pelo facto de algumas universidades daquele país terem perdido relativamente ao ano passado competitividade em termos do impacto das publicações referenciadas na Web of Science.

Curiosamente em Portugal ninguém se lembrou de ir apurar, nem mesmo a própria Universidade de Lisboa o mecionou no comunicado enviado à imprensa, que em termos da percentagem de publicações do grupo 1% mais citadas aquela instituição têm vindo a perder competitividade em termos de impacto de ano para ano. Há dois anos estava na posição 333, no ano passado desceu para 345 e este ano o tombo foi ainda pior para 419. A continuar por este caminho para o ano provavelmente baixa para 500.

Em contrapartida em Portugal até houve universidades que melhoraram a sua competitividade naquele indicador, a Universidade de Aveiro no ano passado estava na posição 380 e este ano subiu para 330, a universidade de Coimbra este ano está na posição 386 embora no ano passado estava na 491, já a Universidade do Minho no ano passado estava na posição 344 e este ano subiu para 253. Porém sobre isso a imprensa Portuguesa disse nada.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.