Atrasos no Concurso Bolsas FCT 2016

Informações recentes no universo dos bolseiros. Notícias da imprensa sobre ciência são também bem-vindas.
Responder
inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 10, 2015 1:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Atrasos no Concurso Bolsas FCT 2016

Mensagem por inesatalmeida » quarta out 19, 2016 9:51 pm

Atrasos no Concurso Individual de Bolsas Doutoramento e Pós-Doutoramento 2016

Caros colegas,

Depois de vários bolseiros terem mostrado preocupação sobre a data de reunião dos painéis de avaliação do Concurso de Bolsas Individuais de 2016, a ABIC contactou a FCT. Infelizmente, a FCT confirmou que a previsão de saída dos resultados aponta agora para Fevereiro.

A ABIC lamenta que não seja cumprido, mais uma vez, o período de 90 dias úteis indicado no regulamento para o conhecimento dos resultados (nº 1 do artigo 18) e vai pedir uma reunião com a FCT para obter mais esclarecimentos. Será também marcada uma iniciativa para o dia 23 de novembro, 90º dia útil após a data limite de submissão de candidaturas.

Este assunto bem como a nova Lei de contratação de doutorados estão a ser abordados em Plenários de Bolseiros a decorrer em todo o pais.

(comunicado no site da ABIC)

ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

Re: Atrasos no Concurso Bolsas FCT 2016

Mensagem por ldistante » domingo out 23, 2016 10:22 pm

ricardocoelho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 28, 2012 2:52 pm
University/ Institute: Centro de Estudos Sociais

Mensagem por ricardocoelho » quarta out 26, 2016 2:21 pm

Absolutamente escandaloso, inaceitável e injustificável, este atraso.
Mas há algo que não consigo compreender. A FCT diz que as bolsas serão pagas retroativamente mas como funciona esta regra para uma bolsa pós-doc? Começo a trabalhar agora sem saber se no dia 28 de fevereiro vou ter uma reposta positiva à minha candidatura? Se não o fizer e acontecer o milagre de ter bolsa, vou estar cinco meses atrasado no meu programa de trabalhos, mas se o fizer e não tiver bolsa vou estar cinco meses a trabalhar de borla, sustentando-me sabe-se lá como.
Será que sequer pensam nisto ou simplesmente não querem saber?

pierrebonbon
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 12, 2011 12:21 am
University/ Institute: n/a

Mensagem por pierrebonbon » quinta out 27, 2016 11:01 am

ricardocoelho Escreveu:Absolutamente escandaloso, inaceitável e injustificável, este atraso.
Mas há algo que não consigo compreender. A FCT diz que as bolsas serão pagas retroativamente mas como funciona esta regra para uma bolsa pós-doc? Começo a trabalhar agora sem saber se no dia 28 de fevereiro vou ter uma reposta positiva à minha candidatura? Se não o fizer e acontecer o milagre de ter bolsa, vou estar cinco meses atrasado no meu programa de trabalhos, mas se o fizer e não tiver bolsa vou estar cinco meses a trabalhar de borla, sustentando-me sabe-se lá como.
Será que sequer pensam nisto ou simplesmente não querem saber?
Não querem saber. A "liderança" política que nos tem calhado é assim, desde que esteja servida tudo o resto são batatas. Quem sabe se tudo isto não faz tudo parte de um "cunning plan", como diria o Baldrick, com o fim de exportar cérebros. Pois se há coisa que sabemos exportar, a par de rolhas, é pessoas.
Última edição por pierrebonbon em quarta fev 15, 2017 4:46 pm, editado 1 vez no total.

anaimsa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 21, 2016 3:16 pm
University/ Institute: FEP

Mensagem por anaimsa » sexta nov 04, 2016 11:24 am

A RTP está interessada em investigar e divulgar o tema dos atrasos no Concurso de 2016.

Para o poderem fazer necessitam de testemunhos de pessoas que tenham sido afetadas com este atraso, nomeadamente:

- Restrições financeiras;
- Ponderar abandonar a investigação;
- Problemas com o regime de exclusividade;
- Em risco de perderem o 1º ano letivo caso não tenham bolsa;
- outros...

Obviamente que todos os contactos são confidenciais e está garantida a salvaguarda dos candidatos.

Por favor, não deixem este tema impune e contactem a jornalista Margarida Neves de Sousa através do email mns@rtp.pt.

Está na altura de sermos ouvidos!

oszen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 07, 2016 11:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por oszen » segunda nov 07, 2016 11:46 pm

Boa Noite,

Agradeço ajuda no esclarecimento da seguinte situação: concorri a uma bolsa, mas entretanto dado o anunciado atraso na saída dos resultados e toda a incerteza que rodeia este processo, resolvi procurar um trabalho tendo conseguido um contrato de trabalho a termo certo durante 6 meses. Perante esta situação o meu contrato termina no dia 30/04/2017. Se me for atribuída a bolsa poderei começar a mesma em maio de 2017, uma vez que na candidatura coloquei o meu plano de trabalho a iniciar em outubro de 2016? Se sim, a FCT paga à universidade as propinas do ano completo, mesmo começando a bolsa em maio 2017?

Agradeço a vossa ajuda!

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC

Mensagem por inesatalmeida » quarta nov 09, 2016 3:06 pm

Boa tarde oszen,
Se me for atribuída a bolsa poderei começar a mesma em maio de 2017, uma vez que na candidatura coloquei o meu plano de trabalho a iniciar em outubro de 2016?
Tudo leva a crer que a data de início do contrato definitiva será definida na altura da assinatura do contrato, uma vez que nessa altura o candidato tem que indicar uma data de início para a bolsa. Penso que fará todo o sentido poder redefini-la.
Se sim, a FCT paga à universidade as propinas do ano completo, mesmo começando a bolsa em maio 2017?
Esta é uma questão relevante. Dois pontos:
1. A dúvida prende-se com o facto das propinas serem pagas anualmente ou se poderiam ser pagas para o segundo semestre apenas, correcto? Não tenho ideia. É uma questão que só a FCT e a Instituição específica em questão (i.e. se a instituição só aceita as propinas da FCT em modo pagamento anual, e não semestral) poderão responder.
Tenho ideia que há algumas diferenças em termos de modalidades de pagamento de Universidade para Universidade, algumas onde por exemplo o estudante se pode inscrever apenas num semestre, no caso de faltar apenas mais um semestre para entregar tese. Por isso, refiro que deve falar com a Instituição em causa e ver esta questão, bem como ver qual a sua política de gestão de propinas pagas pela FCT.

2. No entanto, em modo cauteloso, arrisco-me a dizer o seguinte: se a bolsa começar em Maio de 2017, calculo que o bolseiro tenha que se inscrever no ano lectivo corrente, ou seja 2016/2017 (assumo neste caso que seja paga a propina anual). Nesse caso, o primeiro lote de pagamento de propinas será para este ano, e os seguintes para:
2017/2018
2018/2019
2019/2020.
Isto significa que o bolseiro deverá entregar a sua tese até ao prazo limite do ano lectivo 2019/2020, de forma a não ter que se inscrever novamente, sendo sujeito ao pagamento de propinas que a FCT já não financiará (paga no máximo 4 anos de bolsa com 4 propinas).
É uma questão que deverá ter em atenção.

De qualquer forma, sugiro que contacte a FCT para esta questão específica (no caso de receber a bolsa).

Cumprimentos.

djnix
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado abr 02, 2011 6:04 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por djnix » quinta nov 10, 2016 1:36 pm

Boa tarde

Para todos aqueles que neste momento tem contratos de trabalho (situação na qual me encontro) a FCT, indicou-me telefonicamente, que a data de inicio do plano de trabalhos, em caso de atribuição da bolsa, pode ser alterada devido ao atraso nos resultados

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC

Mensagem por inesatalmeida » sexta nov 11, 2016 11:00 am

Djnix,

agradecemos essa informação.

oszen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 07, 2016 11:22 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por oszen » sábado nov 12, 2016 10:31 am

Bom dia,

Agradeço a informação! Realmente faz todo o sentido poder redefinir-se a data de inicio dos trabalhos. Quanto às propinas é uma questão a ver com a FCT e com a UM, caso me seja atribuída a bolsa. Mas se a FCT pagar a totalidade das propinas deste ano letivo (2016/2017) se depois precisar dos 4 anos para desenvolver o trabalho não conseguirei concluir em 2020, mas em abril 2021, sendo as propinas de 2021 pagas por mim! É o que faz estes atrasos! Os resultados deveriam ser conhecidos em setembro de cada ano, mas enfim, é o que temos!

Cumprimentos,

margaridaminhota
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 24, 2016 7:36 am
University/ Institute: Santiago de Compostela

Mensagem por margaridaminhota » sábado nov 12, 2016 12:53 pm

Esta semana li na página de Facebook da ABIC que havia pessoas as que lhes tinham comunicado a inelegilibilidade para a bolsa pela causa de ausência de documentação obrigatória ou falta de validade da mesma.

A FCT adverte pessoalmente disso pelo envio de email ou pela aplicação informática das bolsas?.

Uma colega e eu ficamos muito preocupadas com esta informação porque os nossos doutorados foram feitos no estrangeiro.

Obrigada e sorte para os futur@s bolseir@s

Saudações desde a Raia.

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC

Mensagem por inesatalmeida » terça nov 15, 2016 10:36 am

Cara margaridaminhota,

Pelo que a ABIC tem conhecimento, as decisões da FCT são comunicadas via e-mail.

Relativamente à questão dos graus obtidos no Estrangeiro.
No Guião de Avaliação do Concurso de Bolsas FCT 2016 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... liacao.pdf) encontra-se o seguinte:

Bolsas de Doutoramento (pág. 7):

Imagem

Bolsas de Pós-Doutoramento (pág. 8):

Imagem

No caso de ter apresentado estes documentos, não tem que se preocupar.

Cumprimentos.

ldistante
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta nov 05, 2010 9:51 pm
University/ Institute: Manchester

Mensagem por ldistante » terça nov 15, 2016 8:12 pm

info que poderá ser relevante ...

a diferença de custo entre o reconhecimento da DGES (menos de 40 euros) e a de Instituições do Ensino superior (depende do estipulado por cada entidade, mas costuma andar entre os 300 a 500 euros para o grau de Doutor)

[o elevado custo por parte das instituições universitárias é a razão dada, telefonicamente, pela FCT para permitir adiar o reconhecimento no caso de obtenção da bolsa de pós-doc]

o reconhecimento dado por ambas é também ele diferente, a DGES reconhece somente a equivalência de grau, uma Instituição Universitária pode reconhecer a equivalência de grau e de especialização (doutor em... X).

a DGES tenta demorar menos de um mês a proporcionar o que na prática é um carimbo no certificado emitido pela instituição estrangeira, e só recebe pedidos um dia por semana, de manhã.

Responder