Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: UBI no TOP 500 do ranking Shanghai
 Mensagem Enviado: Sexta Set 14, 2018 2:25 pm 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 383
Universidade/ Instituto: Minho
É que caricato que logo agora que a Universidade de Coimbra não tenha conseguido figurar no Top 500 do ranking Xangai de instituições (emails abaixo) a Universidade da Beira Interior tenha um curso "Computer sciences & engineering" entre os 500 melhores do mundo do mesmo ranking, embora valha a compensação do mesmo curso da UC ser o melhor classificado nacional. Vide link http://www.ubi.pt/Noticia/6329

A consulta do link que importa aqui http://www.shanghairanking.com/Shanghai ... ering.html onde se constata a lista abaixo
Univ. Coimbra......101-150
Univ. Lisboa.........101-150
UNova.................301-400
UBI......................401-500
UMinho.................401-500
UPorto..................401-500

A metodologia de ordenação alude a 5 critérios: Artigos Clarivate 2012-2016, citações, colab. int., artigos em revistas de topo e prémios.


_____________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 24 de Agosto de 2018 8:22
Assunto: As vantagens da UCoimbra ter deixado de estar entre as 500 melhores

Vai grande rebuliço em Coimbra por conta da centenária universidade daquela cidade ter apresentado desempenho inferior ao de várias outras universidades Portuguesas no ranking Xangai.

Noticia da imprensa daquela cidade reproduziu ontem o comunicado explicativo da referida instituição onde se escalpeliza o ocorrido em artigo com o título "Universidade de Coimbra explica o inexplicável sobre o Ranking de Xangai" https://www.noticiasdecoimbra.pt/univer ... de-xangai/

É positivo que a universidade de Coimbra ao contrário do que fez num primeiro momento em que tentou uma fuga para a frente agora tenha tentado pegar o touro pelos cornos analisando porque raio não conseguiu aquilo que conseguiram universidades Portuguesas mais jovens e de menor dimensão.

Atento o teor do comunicado fica-se a saber que os resultados da UMinho e de UAveiro se ficam a dever não a uma superior produção mas ao facto de ambas terem um Highly Cited Researcher. Lamenta-se o comunicado que há muito poucos no país mas não responde à questão porque é que a UCoimbra até hoje nunca se preocupou em contratar um dos milhares de Highly Cited Researchers que existem no mundo. Também seria interessante saber porque é que entre as várias centenas de docentes estrangeiros que trabalham em Portugal não há um único Highly Cited Researcher ? Porque será que o futebol é a única área neste país onde se preocupam em contratar estrangeiros de elevado desempenho ? Será por causa do tal complexo da sombra a que aludiu o catedrático jubilado Jorge Calado do IST ?

Já o desempenho da UCoimbra face à UNova, não é explicado no referido comunicado. Aliás nota-se no comunicado que a UCoimbra se compara à U.Porto e à ULisboa mas evita comparar-se com a UNova.

E que tal se a Universidade de Coimbra analisasse área a área quais aquelas em que apresenta desempenho inferior ao da universidade Nova ?

Aliás eu aproveito para dar uma pequena ajuda nesse exercício. Será que os docentes da referida faculdade produzem em termos científicos o mesmo que os docentes da faculdade de ciências médicas da Universidade Nova ?

Duas das revistas científicas de maior prestigio na área da Medicina são a revista "The Lancet" e o "Journal of the American Medical Association".

Uma pesquisa na base Scopus desde 2010 revela a participação dos investigadores da Universidade de Coimbra em 12 artigos publicados na primeira e 8 na segunda.

Já os investigadores da Universidade Nova participaram em 46 artigos da primeira e 18 da segunda.

E será que esta diferença se pode explicar pelo facto de quase 60% dos docentes ETI da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra não estão integrados em nenhuma unidade de investigação financiada pela FCT (vide ficheiro no link abaixo) ?

http://www.dgeec.mec.pt/np4/381/%7B$cli ... desFCT.pdf


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.