Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Autonomia universitária sinónimo de endogamia e nepotismo
 Mensagem Enviado: Quarta Jul 11, 2018 10:17 am 
Offline
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 395
Universidade/ Instituto: Minho
http://www.laverdad.es/murcia/acabar-en ... -ntvo.html

No link acima Adolfo de Azcárraga catedrático jubilado membro de comité de sábios encarregue de elaborar propostas para a reforma do ensino superior no país vizinho fala da autonomia universitária ao serviço de interesses corporativos, mas a mesma frase podia muito bem ter sido dita em Portugal assim houvesse coragem e honestidade para reconhecer aquilo que foi mencionado no email abaixo, aquilo para que foi efectivamente utilizada a autonomia universitária neste país. Endogamia e nepotismo.

Estranha e muito hipocritamente porém a famosa autonomia agora serve de desculpa para tudo até para permitir que as universidades façam o que muito bem lhes apeteça https://www.noticiasaominuto.com/pais/1043022/nem-o-governo-nem-o-presidente-podem-dar-ordens-as-universidades Mas um tal luxo é algo a que não pode dar-se um país que caminha rapidamente para ter um dos menores rácios da Europa em termos de PIB/capita http://expresso.sapo.pt/economia/2018-0 ... gs.94QWMHo ou que acaba de tomar conhecimento desta excelente noticia https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... os-de-2013

De outro modo aquela profunda revolta manifestada por vários diplomados ao Expresso no sábado passado, os tais que disseram que ganham pouco mais do que o salário mínimo e chegam ao meio do mês e já só tem dinheiro para a renda e para a alimentação irá muito provavelmente agravar-se.

P.S-Hoje infelizmente a justiça acaba de produzir mais uma miserável sentença atribuindo pena de cadeia suspensa a quem lesou o erário público em milhões de euros https://www.publico.pt/2018/07/11/sociedade/noticia/mesquita-machado-condenado-a-tres-anos-de-prisao-com-pena-suspensa-1837610

É caso para perguntar se a tal investigadora condenada a pena de prisão efectiva cometeu crime de maior gravidade ? E a culpa desta leve sentença é dos juízes ou das tolerantes teses mal paridas nas Escolas de Direito deste país como questionado abaixo em email de 8 de julho ?

_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 9 de Julho de 2018 6:50
Assunto: Nepotismo académico e a prisão de sete professores

Num dos links abaixo se pode ler a pérola: "A Faculdade , ou seja, de facto, o pequeno grupo que tradicionalmente a explora e dirige, tem um só propósito: o de se perpetuar.” que embora parecendo ofensa gratuita nada mais é porém do que uma fidedigna descrição da realidade Portuguesa.

Infelizmente a original forma encontrada por muitos académicos deste país no sentido de se perpetuarem não é através da sua brilhante e universal obra científica é antes pela promoção dos seus orientandos e orientandas quando não mesmo dos seus próprios filhos e filhas.

Talvez isso permita explicar porque a Escola de Direito de Coimbra tem uma percentagem de endogamia de 100% e que por lá os apelidos se repitam entre o corpo docente como se a FDUC fosse uma grande família ou talvez a explicação mais provável seja apenas a da genialidade dos diplomados daquela casa (facilmente explicável em linguagem chã, filho(a) de peixe sabe nadar) que os de fora (filhos de gente menos dotada) não conseguem superar.

Aliás sobres as ilustres e geniais famílias da FDUC há já mais de uma década que na web se fala do tema https://psicolaranja.blogs.sapo.pt/68801.html Muito estranhamente porém nunca ninguém na academia achou que o tema do nepotismo merecesse ser estudado. Talvez porque seja tema muito incómodo com elevado potencial para prejudicar quem a isso se proponha.

Para finalizar o tema e ainda sobre nepotismo académico merece leitura a noticia sobre a prisão de vários professores na Itália que teve lugar há alguns meses atrás https://www.theaustralian.com.au/higher ... 8fe23e8141

Infelizmente por cá é melhor esperarmos sentados pelo dia em que Portugal possa assistir a prisão similar !

_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 8 de Julho de 2018 7:38
Assunto: ainda sobre a excelsa Escola de Direito de Coimbra

como houve quem sobre o email abaixo se melindrasse com a referência à tal Escola de Coimbra. Revisitem-se por isso mais três posts do tal magistrado sobre a mesma Escola:
http://portadaloja.blogspot.com/2004/02 ... to-de.html
http://portadaloja.blogspot.com/2011/10 ... molho.html
http://portadaloja.blogspot.com/2016/07 ... resso.html

E tenha-se em conta que mesmo aqui ao lado o tesoureiro do PP foi há dois meses condenado a 33 anos de cadeia https://observador.pt/2018/05/24/antigo ... de-prisao/

e que mais recentemente o conhecido milionário brasileiro Eike Batista acaba de ser condenado a 30 anos de cadeia https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -rio.ghtml

Já os vigaristas Portugueses de alto coturno que rivalizam em proezas com os dois referidos esses muito agradecem viver num país onde o código penal é muitíssimo mais moderno e tolerante. O resto do país se perguntado improvavelmente agradecerá tal aberrante modernidade.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.