Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Prémio de estímulo à captação de projectos de investigação
 Mensagem Enviado: Domingo Jun 24, 2018 2:55 pm 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 281
Universidade/ Instituto: Minho
É sabido que todos os anos o orçamento para o ensino superior e ciência parte do principio que os docentes e investigadores irão conseguir captar várias centenas de milhões de euros em projectos com empresas ou em concursos internacionais (ou até na venda de patentes). Em tempos sugeri que os vencedores de bolsas milionárias (ERC) ou os coordenadores das candidaturas em consórcio vencedoras recebessem um prémio um pouco à semelhança do prémio que recebem os trabalhadores do fisco pois é bizarro e até insultuoso achar que o mérito de captação de receita do ensino superior é menor que o do fisco. https://www.publico.pt/2018/05/16/economia/noticia/centeno-mantem-premio-maximo-aos-funcionarios-do-fisco-1830249

O prémio teria o mesmo valor do prémio dos trabalhadores do fisco, 5% do valor do projecto. Uma hipótese alternativa que faria sentido no seguimento do email abaixo seria a de permitir que esses Colegas durante a vigência do projecto pagassem a mesma taxa de imposto que paga a Apple, 0.7%. Talvez isso também pudesse servir para compensar o facto dos vecimentos no ensino superior em Portugal serem muito inferiores aos de outros países Europeus e isso já descontado a diferença de riqueza em termos de PIB/capita, note-se que por exemplo na Holanda o valor de uma bolsa de doutoramento é quase equivalente ao vencimento de uma professor catedrático no 1º escalão em Portugal e que um catedrático no último escalão no nosso país ganha menos do que o valor de uma bolsa de pós-doutoramento na Holanda. Aliás tendo em conta que o quociente entre o PIB/capita da Holanda e o de Portugal é de aprox. 2.3 isso significa que para o nosso nível de riqueza as bolsas de doutoramento deveriam ter o valor de 1802/mês euros e as de Pós-Doutoramento deveriam ser de 2375 euros/mês respetivamente.


_______________________________________________________________________
De: F. Pacheco Torgal
Enviado: 21 de Junho de 2018 7:57
Assunto: A grande bebedeira

https://www.publico.pt/2018/06/21/econo ... le-1835301

O Público dá hoje conta de evasão fiscal em larga escala pela empresa Apple. Link acima. Desde logo é curioso o valor mágico de 0.7% relativo à percentagem de imposto pago pela Apple pois foi exactamente esse valor que há vários anos atrás se descobriu também pagou aquela na Austrália https://www.domain-b.com/companies/comp ... nover.html Significa isso que a empresa decidiu que esta é a percentagem justa e assunto arrumado. E até hoje não houve nenhum país neste Planeta que tivesse conseguido fazer aquela empresa gastar nem uma décima a mais.

Esta noticia deve ser vista no contexto dos dois emails anteriores, abaixo, principalmente das pérolas do CEO da Google quando diz que fugir ao fisco é coisa natural no sistema capitalista. Este tema é especialmente pertinente agora que anda por aí embriaguez colectiva sobre a bola esquecendo que o craque mor da nação e além mares aceitou um acordo com o fisco espanhol para devolver 19 milhões de euros. Note-se que este valor significa que escondeu do fisco Espanhol mais de 100 milhões de euros. O poderoso Presidente do Bayern escondeu há alguns anos atrás do fisco Alemão uma quantia muito inferior e porém quando descoberto teve a dignidade de ordenar aos seus advogados para não recorrerem da sentença e cumpriu pena de prisão.
"After discussions with my family I have decided to accept the ruling of the Munich court on my tax affairs. I have instructed my legal representatives not to appeal the verdict. This corresponds to my understanding of integrity, decorum and personal responsibility,"

Infelizmente porém a vergonha nestas bandas não chega a tanto. Muito se estranha por isso que por cá se continue a incensar quem criminosamente foge de pagar o que deve à sociedade, homenageando-o com estátuas e bustos por tudo quanto é canto. O que é certo é que não haverá democracia por muito mais tempo enquanto houver cidadãos a pagar taxas de imposto de quase 50%, bastando um rendimento de aprox. 1000 euros para apanhar com quase 30% e de apenas 1500 euros para se apanhar com 35% enquanto os mestres da bola se podem dar ao luxo de contratar especialistas em "evitação ilícita de imposto indevido", nobre classe que tanta falta fazia e a que pertence o Sr. Dr. João Espanha a quem não faltou o atrevimento para acusar a Eurodeputada Ana Gomes, de ela sim andar a "corroer os alicerces da democracia representativa e liberal" democracia que existe na cabecinha do Dr. Espanha e cujo primeiro mandamento é obviamente o da evitação ilícita de imposto indevido.

https://www.publico.pt/2017/05/04/econo ... es-1770657

O que o fisco Português (especialista em perseguir a arraia miúda e pouco eficaz em caçar tubarões) realmente precisa é de ir ter umas lições de bê-à-bá fiscal com o fisco Espanhol para ficar a saber como é que se leva um Ronaldo e toda a sua regiamente paga equipa maravilha de evitadores ilícitos de impostos indevidos a terem de reconhecer a sua vergonhosa tentativa de evasão fiscal.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.