Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Choosing Top Researchers: Portugal versus Germany
 Mensagem Enviado: Sábado Mar 17, 2018 7:01 am 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 279
Universidade/ Instituto: Minho
O incompreensível e demente processo alemão:
"When a director leaves or retires, MPG doesn't just look to "fill a certain slot," … Instead it seeks excellent scientists and reshapes the institute's mission around them, sometimes altering it completely…The hiring process is arduous. Traditionally, an institute's current directors identify potential candidates, who are then reviewed by outside referees…Settling on a new director can take years"
http://www.sciencemag.org/news/2018/03/do-you-want-direct-research-institute-germany-s-max-planck-society-has-hundreds-top


O excelente e vanguardista processo português:
Por estas bandas quanto mais depressa correr o processo melhor e felizmente que este país, atractivo que é nem precisamos de procurar vedetas estrangeiras pois cientistas de elevadíssima qualidade é coisa que por cá não falta. Aliás como é evidente só os países frios e com pouco sol, como a Alemanha, é que têm dificuldade em atrair excelentes candidatos. Além disso os cientistas nacionais têm a vantagem de já saberem falar Português e claro de também já terem a Agregação, requisito que aqui é indispensável para se ser Investigador-Coordenador e garante que não se contrata nenhum maluquinho que faz ou diz algo inesperado. A área onde neste país temos muita dificuldade em contratar bons especialistas é na área da bola, onde não raras vezes temos de recorrer ao estrangeiro, felizmente que pagamos bem e portanto essa parte não constitui qualquer obstáculo. Futebol só com vedetas nacionais é coisa que o ignaro público Português não sabe apreciar, por aqui essas modernices só se toleram no campo da investigação !

O artigo disponível no link acima publicado há 2 dias na revista Science, refere também que na Alemanha tem dificuldade em contratar excelentes especialistas internacionais porque alguns institutos de investigação se localizam em zonas tão remotas como Plön, um cú de judas que neste país seria muito pior do que ir enterrar o Infarmed (insigne instituição que nem sequer admite ir para o Porto) em Idanha-a-Nova ou em Santa Comba Dão, pois não consta que lá trabalhem investigadores de renome mundial. Felizmente que nós por cá não somos selvagens e temos os investigadores em muito boa conta pelo que jamais cometeríamos semelhante canalhice.

Por falar em Santa Comba Dão, Um dos meus tios maternos, agora com quase 80 anos, que na década de 50 teve de fugir deste maravilhosos país para evitar mandato de captura, pelo facto de ter o bizarro hábito de dizer o que não devia (hábito esse que felizmente não é hereditário), encontrando na Alemanha refúgio e profissão como professor de história no ensino secundário na cidade de Aurich, perto da Dinamarca, diz-me que de facto naquele país há estranhos hábitos o que permite perceber as regras acima comentadas e também logicamente por maioria de razão porque é que aquele país, com tanto dinheiro que tem não abre os cordões à bolsa e não ajuda mais os países do Sul, só isto já mostra bem o miserável calibre daquela inenarrável gente. Felizmente que agora lá com o Ministro Centeno a explicar-lhes conceitos básicos de finanças públicas talvez entrem nos eixos e quem sabe até comecem a utilizar regras decentes na contratação de investigadores. Estou certo que caso o Ministro Centeno assim o entenda como necessário pedirá ao Sr. Ministro Manuel Heitor que por sua vez não se importará de fazer um périplo por algumas universidades alemães explicando-lhes como é que se fazem as coisas nos países que sabem do assunto.


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
Alojamento oferecido por David A.