Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos





Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Citações Scopus/ETI, relatórios ausente e turismo científico
 Mensagem Enviado: Terça Fev 13, 2018 1:41 pm 
Offline
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Quarta Dez 09, 2015 8:17 am
Mensagens: 326
Universidade/ Instituto: Minho
Tendo em conta que a base Scopus é bastante mais restritiva que o Google académico, revela-se exercício interessante analisar o rácio de docentes/investigadores com pelo menos 1000 citações Scopus/ETI, lista abaixo.

UAveiro............27%
ULisboa............17
UNova..............16
UCoimbra.........14
UPorto..............14
UAlgarve...........12
UMinho.............12
UBI...................6.4
UMadeira...........5.8
UTAD................4.6
UÉvora...............3.5
UAçores.............3.4
IPol Bragança.....2.7
IPol Porto...........2.7
IPol Coimbra.......1.4
IPol Lisboa..........1.0
IPol Viana Cast....0.7
IPol Setúbal.........0.5

Pode constatar-se que somente sete instituições excedem 10% e que nove se classificam abaixo de 5%, o que mostra que no ensino superior público em Portugal o impacto da produção científica é a excepção e não a regra. Este problema só se resolve criando algumas centenas de Cátedras e ou lugares de investigador nas instituições menos competitivas através de um concurso especial, sem os arranjinhos do costume que favorecem sempre a "prata" da casa. Infelizmente porém o MCTES não acha que combater uma tão evidente e bizarra assimetria entre instituições públicas seja uma prioridade. A prioridade é antes a de pagar a algumas universidades americanas para formar alunos de mestrado e doutoramento, mesmo quando para idêntico objectivo talvez conseguisse arranjar no Norte da Europa quem fizesse o mesmo por menos dinheiro ! Aliás seria interessante saber qual foi o valor do custo hora usado para contabilizar o valor da participação dos professores das universidades dos EUA.

Pessoalmente acho que este programa constitui um elevado desperdicio de dinheiro dos contribuintes Portugueses que é gasto em centenas de viagens (e estadia) de docentes do MIT a Portugal e de alunos e docentes Portugueses aos EUA e é pena que não exista um relatório de execução financeira no site deste programa para se perceber o impacto desses gastos no orçamento global.

Facto também bizarro na plataforma MIT-Portugal é o de se dizer que todos os anos o programa é objecto de parecer de uma comissão externa mas o último relatório disponível é de 2010 ! https://www.mitportugal.org/about/strategic-report Nesse último relatório existem algumas frases interessantes e perturbadoras que abaixo se reproduzem e que não deixam boa imagem da execução do programa:

The ERC expressed its disappointment on the weak and untimely preparations...The ERC demands the Program Directors to re-assess the metrics for evaluation of the current program...The leadership should be made accountable for realizing specific goals...PD’s are well capable of outlining the major achievements in education and research in a realistic way, not in the bombastic style.... A task force for communication seems to be inappropriate...the absence of good documentation is badly felt


Topo 
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
 
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1 mensagem ] 

Índice do Fórum » Geral » Novidades, Notícias e Avisos


Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

 
 

 
Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
Alojamento oferecido por David A.