Registar    Entrar    Fórum    Pesquisar    FAQ     RSS

Índice do Fórum » Assuntos a debate » Estatuto do Bolseiros de Investigação

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Seguro Social Voluntário & Reforma
 Mensagem Enviado: Quinta Jun 02, 2011 9:46 am 
investigador em formação
investigador em formação

Registado: Quarta Jun 01, 2011 12:44 pm
Universidade/ Instituto: FC UL
Já está esclarecida a questão de como os descontos no Seguro Social Voluntário contam ou não contam para a reforma na SS?

Como esses anos se integram com os outros anos de contribuições?

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Seguro Social Voluntário & Reforma
 Mensagem Enviado: Sexta Jun 03, 2011 7:42 pm 
Sócios
Sócios

Registado: Quinta Mar 29, 2007 6:33 am
Universidade/ Instituto: ITQB - Universidade Nova de Lisboa
Caro colega,

Sim, os anos de contribuições no Seguro Social Voluntário (SSV) serão contabilizados para a reforma, em conjunto com os anos de outros regimes da Segurança Social. Todas as categorias do SSV (bolseiros de investigação e outras) incluem o direito a pensão de velhice (reforma). Ver, por exemplo, o Guião do SSV:
http://www1.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22791&m=PDF

As regras de contabilização mudam ao longo do tempo e, portanto, não é possível prever como serão calculadas as reformas no futuro. Possivelmente, o cálculo da reforma será feito tendo em conta o valor (total) das contribuições efectuadas ao longo da vida e não apenas às dos últimos anos. Quem for bolseiro de investigação durante muitos anos - com direito apenas a contribuições no escalão mínimo da segurança social - terá naturalmente uma reforma mais baixa do que alguém que teve direito a contribuições para a segurança social mais altas, e que foram (sempre) proporcionais ao seu vencimento real.

Cumprimentos,
Susana

------------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

José M. Escreveu:
Já está esclarecida a questão de como os descontos no Seguro Social Voluntário contam ou não contam para a reforma na SS?

Como esses anos se integram com os outros anos de contribuições?

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Domingo Jun 05, 2011 9:40 am 
investigador em formação
investigador em formação

Página 6.

"Velhice: 144 meses de contribuições" = 12 anos como bolseiro.

Nada diz sobre outros regimes. Qual é a página?

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Domingo Jun 05, 2011 10:23 am 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Quinta Maio 01, 2008 8:01 pm
Universidade/ Instituto: n/a
Do site da Seg Social em relação à Pensão por velhice (http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.02.02):

Citar:
O prazo de garantia é de 15 anos civis, seguidos ou interpolados, com registo de remunerações

NOTA: Isto aplica-se ao regime de trabalhadores por conta de outrém.

Citar:
Para efeitos de atribuição da pensão:

- São considerados outros prazos de garantia cumpridos ao abrigo de legislação, anteriormente, em vigor;

- Relativamente aos períodos de carreira contributiva anteriores a 1994, cada grupo de 12 meses com registo de remunerações corresponde a 1 ano civil, nos casos em que o beneficiário não tenha cumprido o prazo de garantia ao abrigo de legislação anterior.

O prazo de garantia pode ser completado por recurso à totalização de períodos contributivos, registados noutros regimes de protecção social, nacionais ou estrangeiros, desde que se verifique, pelo menos, a existência de um ano civil com registo de remunerações, no regime geral.

Mas ainda em relação a este assunto:
A adesão ao SSV é voluntária e tem um custo zero para o bolseiro, já que a entidade financiadora é obrigada a suportar as contribuições pelo escalão mínimo.
Além da contagem de tempo para a reforma, o SSV também inclui a protecção na doença (ao fim de 30 dias), invalidez, morte, doença profissional e parentalidade.

Não vejo portanto qual é o inconveniente em aderir!

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Segunda Jun 06, 2011 8:48 am 
investigador em formação
investigador em formação

Eu também não! :)

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Segunda Out 17, 2011 3:00 pm 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Segunda Out 17, 2011 2:45 pm
Universidade/ Instituto: Bragança
Ora observando todos os tópicos sobre o SSV, já vi que tem vantagens em adrir ao mesmo no entanto no meio de tanta leitura, a confusão na cabeça instala-se um pouco. Vou fazer algumas perguntas e se me poderem dar algumas resposta pois sou nova neste meio (ainda nem um mês), e gostava de conseguir despachar toda esta burocracia. Então aqui vai,

Iniciei a bolsa agora em outubro, gostava de adrir ao ssv, para tal tenho de me dirigir aos à SS é também necessário contactar a FCT sobre o assunto para que me dê primeiro autorização para tal ou depois é só mesmo enviar os recibos e chega?

Por que valores rondam o SSV?

A FCT reembolsa o valor mesmo, ou tem surgido muitos problemas no que toca a esse assunto?

Gostaria que me ajudassem a entender um pouco sobre este assunto se assim o for possivel.

Obrigada,

Diana

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Terça Out 18, 2011 2:49 am 
cientista assíduo
cientista assíduo

Registado: Sábado Out 31, 2009 7:20 pm
Universidade/ Instituto: FEUP
O valor são 102 euros e pico mensais.
A FCT paga sempre, nisso não há stresse. Mandas para a FCT (pode ser por e-mail) o comprovativo de inscrição que a SS te dá, vais pagando mensalmente e depois mandas os recibos (também por e-mail) - podes enviar todos os meses ou agrupar alguns e depois enviar vários de uma vez. Passadas umas semanas (já me aconteceu ser ao fim de 2, já me aconteceu ser ao fim de 6) a FCT manda-te um mail a dizer que te vai pagar isso juntamente com a bolsa do mês "tal".
Para te inscreveres não tens que pedir autorização à FCT. Só precisas de um documento emitido por eles onde eles dizem que és bolseiro. Esse documento costuma ser enviado juntamente com o contrato assinado. Se por acaso não o tens, pede uma segunda via à FCT.

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Sexta Out 21, 2011 1:35 pm 
recém-chegado
recém-chegado

Registado: Segunda Out 17, 2011 2:45 pm
Universidade/ Instituto: Bragança
mikex Escreveu:
O valor são 102 euros e pico mensais.
A FCT paga sempre, nisso não há stresse. Mandas para a FCT (pode ser por e-mail) o comprovativo de inscrição que a SS te dá, vais pagando mensalmente e depois mandas os recibos (também por e-mail) - podes enviar todos os meses ou agrupar alguns e depois enviar vários de uma vez. Passadas umas semanas (já me aconteceu ser ao fim de 2, já me aconteceu ser ao fim de 6) a FCT manda-te um mail a dizer que te vai pagar isso juntamente com a bolsa do mês "tal".
Para te inscreveres não tens que pedir autorização à FCT. Só precisas de um documento emitido por eles onde eles dizem que és bolseiro. Esse documento costuma ser enviado juntamente com o contrato assinado. Se por acaso não o tens, pede uma segunda via à FCT.

Ok muito obrigado, eu vou ver a inscrição na SS e ver depois como faço com os recibos, pois estou anexada a um projecto e penso que os recibos vou ter de entregar na entidade que acolhe esse projecto..

Tenho de ver tudo muito bem mas a brucracia é tanta que me perco pelo meio, muito obrigada!

Resposta com citações  
 Mensagem Enviado: Segunda Out 24, 2011 2:19 pm 
Sócios
Sócios

Registado: Quarta Fev 28, 2007 2:38 pm
Universidade/ Instituto: Universidade do Minho
Diana_Pinho Escreveu:
Ok muito obrigado, eu vou ver a inscrição na SS e ver depois como faço com os recibos, pois estou anexada a um projecto e penso que os recibos vou ter de entregar na entidade que acolhe esse projecto..

Se estiveres a ser paga por esse projecto, então é como dizes: é a entidade que acolhe esse projecto que é a tua entidade financiadora e por isso é ela que te reembolsará do SSV.
O melhor será falar com o responsável do projecto para perceber com quem tens de tratar desta questão. Imagino que directamente com ele ou num Gabinete de Projectos ou equivalente...

Bom trabalho,
Tiago

Resposta com citações  

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Índice do Fórum » Assuntos a debate » Estatuto do Bolseiros de Investigação

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído