EBI - direitos e deveres - horário de trabalho?

Pretende-se promover o debate e dar a conhecer o EBI (Lei 40/2004) aprovado a 8 de Julho 2004.
Responder
rmmc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 18, 2009 1:35 pm
University/ Institute: UNL

EBI - direitos e deveres - horário de trabalho?

Mensagem por rmmc »

Boas, sou novo nestas andanças de bolsas de investigação.
o forum dos bolseiros já me ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas.

uma que se mantém é, os bolseiros tem horário de trabalho estipulado? horas semanais ? ou regem-se pelo código de trabalho geral, com 40 horas semanais?

se alguém me puder ajudar nesta dúvida agradecia.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: EBI - direitos e deveres - horário de trabalho?

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Esta é uma dúvida que muitos têm e para a qual julgo não haver uma resposta definitiva.
Há tempos li em algum lado (infelizmente não me consigo recordar onde...) que o tempo de trabalho dos investigadores, segundo a OCDE (acho), era determinado pelo tempo necessário para executar as tarefas de um determinado projecto. Assim, não haverá um horário de trabalho fixo. Digamos que será uma espécie de trabalho por objectivos... Claro que isto é um pau de dois bicos: pode dar para um horário mais curto ou para um horário mais longo, dependendo dos objectivos definidos e das tarefas a executar...

Em qualquer caso, no que diz respeito ao horário de trabalho, a FCT reconhece que essa questão é definida por cada instituição, aceitando que os bolseiros "piquem o ponto" se essa for a regra da instituição. Vê as FAQs da ABIC/FCT em: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ_ABIC/
Assim, o melhor é perguntar na tua instituição qual é a regra relativamente a esse aspecto.

Tiago

Responder