Assembleia geral extraordinária de 3 de Fev

Pretende-se promover o debate e dar a conhecer o EBI (Lei 40/2004) aprovado a 8 de Julho 2004.
Responder
mac
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 06, 2005 3:33 pm
Localização: UE - CGE

Assembleia geral extraordinária de 3 de Fev

Mensagem por mac »

Aproveito para expressar o meu apoio ao trabalho desenvolvido pela ABIC no sentido de formular uma proposta de alteração do estatuto de bolseiro.

Foi do meu agrado a forma como decorreu o debate na última assembleia extraordinária sobre a referida proposta o que demonstra o empenho de todos em sublinhar a necessidade de alterar a situação actual dos bolseiros, nomeadamente no que diz respeito à sua integração no regime geral da segurança social.

A meu ver, a ABIC deve focar-se neste ponto, pois penso ser extremamente injusto, o facto do estatuto de bolseiro de investigação científica, ser só por si, impeditivo de, entre outras coisas, não se poder usufruir de qualquer tipo de subsídio de desemprego, mesmo que tenhamos já um historial prévio de descontos para a segurança social.

Gostaria também de frisar que na minha opinião, e infelizmente, a eventual proposta para o ingresso na carreira de investigação ou de docência dos novos doutorados é algo que deve ser analisado à luz do que se passa actualmente. Por exemplo muitos departamentos de várias universidades lutam pela sobrevivência por falta de alunos e inclusivamente muitos docentes, orientadores de bolseiros estão em vias de ser dispensados. O ridículo da situação é tal que, talvez pecando por exagero, a situação profissional de alguns orientadores é neste momento mais incerta do que a dos seus orientandos que usufruem de bolsas de estudo. Dá que pensar!

Um abraço a todos,

Martim Afonso Chichorro
Centro de Geofísica de Évora

Responder