Novas areas de investigacao = novos empregos

Emprego científico ou emprego para cientistas? Porquê? Para quê? Que futuro?
Responder
Luciano A. G. Lucas
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: quinta mai 20, 2004 10:46 am
Localização: Centre for Molecular Biosciences - University of Ulster
Contacto:

Novas areas de investigacao = novos empregos

Mensagem por Luciano A. G. Lucas »

Caros colegas,

Dentro de um ano vou estar a terminar o doutoramento e tal com todos vos que estao quase a terminar o doutoramento, estou a pensar o que e que eu vou fazer quando terminar o dito.

Voltar para Portugal para fazer um post doc parece-me uma boa idea no entanto tenho tido grandes dificuldades em encontrar laboratorios a fazer investigacao na area que eu me estou a doutorar: Angiogenese (a formacao de novos vasos sanguineos dentro de tumores). O estudo desde processo em conjunto com desenvolvimento de novas drogas anti-cancro (anti-angiogenesis) tem se tornado durante os ultimos 10 anos uma das areas onde mais novos empregos se tem criado tanto aqui no Reino Unido como nos USA.

Esta conversa toda para chegar a uma simples pergunta:

Porque que os laboratorios Portugueses nao fazem investigacao nas areas de grande expancao? por exemplo, na angiogenese, celulas estaminais, clonagem terapeutica, etc...?

Parece-me que se nos tentar-mos fazer investigacao nestas areas em grande expancao, vamos poder criar muitos mais empregos do que se continuar-mos a batalhar em temas de menos impacto internacional.

Por favor nao pensem que eu acho que a investigacao feita em Portugal nao e de qualidade, muito pelo contrario. A qualidade nao esta em causa... o que eu estou a por em causa e a direcao da investicao.
Na minha opiniao novos temas podem criar novos empregos

Cumprimentos,
Luciano.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Não entendo muito do assunto mas uma busca em angiogenese no site da fundação para a ciencia em tecnologia encontrei isto como projectos aprovados:

Centro de Investigacao de Patologia Molecular do IPOFG - CIPM - Centro de Lisboa
Sergio Jeronimo Rodrigues Dias
http://www.fct.mces.pt/projectos/pub/20 ... &areaID=14

Na universidade do porto parece have uma tese de doutoramento:
http://sifeup.fe.up.pt/si/teses_posgrad ... NTE=230505

Mas concordo contiigo em parte. No entanto leste o novo projecto para a ciencia em Portugal (que ate esteve em debate por aqui mas o forum ainda era muito novinho) ?
Falava de criar areas prioritarias onde se daria mais foco e mais atenção...

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Responder