DocRev - uma plataforma para revisão de documentos

Concursos para bolsas, empregos ou casas para alugar. Pede-se que se encontre no universo do bolseiro.
Responder
nmld
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda set 21, 2015 3:49 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

DocRev - uma plataforma para revisão de documentos

Mensagem por nmld »

Caros colegas bolseiros,

Venho apresentar uma plataforma que desenvolvi como hobby durante os últimos tempos, motivado pela minha experiência como aluno de doutoramento:

DocRev - https://www.docrev.org

Sucintamente, a ideia é transpor o esforço de revisão de documentos para uma plataforma de crowd-sourcing: eu, como utilizador, dou feedback a documentos de outras pessoas, e em retorno peço que me dêm feedback aos meus documentos.

A motivação surgiu durante "yet another review" a um paper que eu já tinha lido várias vezes e que estava a rever para re-submissão. Nessa altura eu já estava tão farto dele que preferia ler o documento de outra pessoa, sabendo que em troca alguém leria o meu.
Não só isso seria refreshing, para não ter que estar sempre a ler a mesma coisa, como seria mais produtivo porque provavelmente alguém novo apanharia mais facilmente typos e daria sugestões novas.

Na verdade, isto é apenas um caso de uso que dirá muito a quem faz investigação, mas creio que o conceito é aplicável a qualquer área e género de documentos. Exemplos:

- Enviar uma carta a um advogado requer um certo grau de formalismo e cuidado com certos termos técnicos. Porque não pedir a um estudante de direito ou até um advogado que confirme a correcção dos conteúdos da mesma?

- Escreveste uma crónica, blog post, algo com conteúdo significativo e gostavas de ter algumas opiniões antes de publicar o mesmo.

- Tens um trabalho em desenvolvimento e calhava mesmo bem ter o feedback de algum expert na área.

- Versões "camera-ready" para publicação em revistas/conferências, dos quais já conheces o texto de fio a pavio, mas onde certamente ainda há erros e incorrecções por mais que passes os olhos por ele.

- A enviar uma candidatura a um trabalho/bolsa/projecto, com imensas páginas de conteúdos técnicos ou formais, e possivelmente algumas gralhas por apanhar? Então parece-me ser outro caso ideal.


Obrigado desde já pela paciência em ler isto tudo.

Encorajo-vos novamente a abrirem e experimentarem (ainda está a começar!):
DocRev - https://www.docrev.org

Responder