Concurso a BPD para finalistas de BD

Concursos para bolsas, empregos ou casas para alugar. Pede-se que se encontre no universo do bolseiro.
Responder
sucorreia
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 08, 2009 2:55 pm
University/ Institute: FLUL/CLUL/Radboud Universiteit Nijmegen

Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por sucorreia » terça jun 16, 2009 5:21 pm

Caros bolseiros finalistas de BD,

De acordo com o actual regulamento (2009), a candidatura a BPD apenas é possível para bolseiros finalistas de BD, caso estes entreguem as suas teses antes da data limite da candidatura (1 de Setembro).
Não se pretendendo voltar a uma situação passada, em que muitos bolseiros de BD demoraram anos a entregar as teses de doutoramento, por saberem que já lhe tinha sido atribuída uma BPD, venho, no entanto, expor uma questão que me parece pertinente: 1 de Setembro é o 1º dia a seguir ao que costuma ser, na Europa e até noutros continentes, o mês de férias da maior parte das pessoas. Não o sendo para os bolseiros que estão no processo de entregar as suas dissertações, sê-lo-á também para muitos orientadores, que por isso não deverão estar disponíveis para proceder às últimas correcções. Isto obrigará a que muitos bolseiros se vejam obrigados a ter uma versão final das dissertações em final de Julho, muito antes do terminus da bolsa, que seria entre Dezembro de 2009 e um qualquer mês de 2010.
Assim, pretendo enviar um texto à Presidência da FCT e à Directora do Serviço de Formação Avançada e Recursos Humanos, a expor a situação e a pedir um adiamento para a entrega das teses até 30 de Setembro. Caso estejam interessados em subscrever o texto, por favor, enviem o vosso nome e email para correia.smd@gmail.com até dia 20 de Junho, às 12h.
Ex.mo Sr. Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Prof. Dr. João Sentieiro,


Ex.ma Srª Directora do Serviço de Formação Avançada e Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,

Drª Olga Martinho,


Vimos, através do presente, expor-vos uma situação que nos preocupa, enquanto Bolseiros de Doutoramento em fase final da escrita da tese. Esta preocupação prende-se com a data limite de submissão da candidatura às Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD), divulgada ontem no sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Compreendendo a necessidade de impor condições sobre os prazos de candidatura às BPD's, a referida data (1 de Setembro de 2009) afigura-se-nos como problemática por diversos motivos:

- Muitos bolseiros de doutoramento que podem concorrer a este concurso tiveram bolsa a partir de 1 de Janeiro de 2006, devendo esta estar em vigor até 31 de Dezembro de 2009;

- Os bolseiros de doutoramento cuja bolsa começou depois de Janeiro de 2006, têm bolsa de doutoramento até 2010. Caso pretendam concorrer a uma BPD, deverão tomar uma, de duas opções:

a) antecipar significativamente a entrega da tese e concorrer até 1 de Setembro;

b) não antecipar a entrega da tese e concorrer para o ano; caso haja apenas um ciclo de avaliação, em datas semelhantes às deste ano, estes bolseiros deverão ficar sem qualquer rendimento até Janeiro de 2011 (se lhes for atribuída bolsa).

- Agosto, último mês de trabalho da escrita da tese, é um mês de indisponibilidade para muitos orientadores, por se tratar do mês de férias; colocar 1 de Setembro como data limite de candidatura é, na prática, obrigar os doutorandos a ter as suas dissertações praticamente prontas em final de Julho, o que significa, mais uma vez, uma antecipação significativa relativamente às deadlines previstas nos contratos de bolsa.

- Os candidatos a BD que são abrangidos pelos mesmos prazos (2º ciclo de avaliação) têm até 31 de Dezembro para entregar o comprovativo de obtenção do grau de licenciado ou mestre, caso lhes seja concedida a BD.

Em suma, a data de 1 de Setembro i) ou obriga a uma antecipação dos trabalhos que pode comprometer a qualidade dos mesmos; ii) ou compromete a candidatura de muitos bolseiros de doutoramento que estão no processo de terminar as suas dissertações.

Antes de propor uma solução, gostaríamos de repetir que compreendemos a necessidade da medida tomada, no sentido de obrigar os bolseiros que concorrem a BPD's a terem as suas dissertações submetidas à instituição que lhes confere o grau, na data em que se candidatam. Sabemos que, no passado, muitos bolseiros apenas terminaram os doutoramentos em data muito posterior à data de atribuição da BPD. Não queremos, pois, que a FCT retroceda neste ponto.

No entanto, gostaríamos que pedir um adiamento na data limite de entrega da dissertação. A nossa proposta é de que a data limite de entrega da dissertação seja 30 de Setembro, como prevêem os Serviços Académicos de muitas instituições, ou que à data de 1 de Setembro seja necessário um parecer do orientador, onde esteja escrito que o orientando se encontra nas correcções finais da sua dissertação, prevendo-se a sua entrega para 30 de Setembro. Caso estas previsões não se confirmem, a BPD não será atribuída.

Estando à disposição para discutir este assunto com a FCT e certos de que o assunto merecerá a melhor atenção, despedimo-nos cordialmente,

Os subscritores

eadward
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jul 01, 2009 11:10 pm
University/ Institute: University of Plymouth

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por eadward » quarta jul 01, 2009 11:44 pm

Não se esqueçam que ao pedir um adiamento estão a prejudicar quem já está à 1 ano à espera deste período de candidaturas. Também há "muitos" bolseiros nesta situação. Ainda mais este ano que só existe um período de avaliação.

O lógico é que peçam vários períodos de candidatura e não um período único. Ainda mais porque as bolsas não podem ser iniciadas antes de 1 de Janeiro de 2010. Se pedem adiamentos estam a tentar benificiar-se em prejuízo de outros. Vai ser muito penoso para quem já no ano passado teve de aceitar o prazo de 1 de Setembro. Eu entreguei a tese em Outubro de 2008 e vou ter de esperar até Janeiro de 2010, se conseguir a bolsa, para poder começar um pós doutoramento acordado à já bastante tempo).

Mesmo que entreguem a tese e queiram apresentar o certificado até 31 de Dezembro vai ser difícil, porque ainda vão ter de esperar pelo viva voce o que por vezes leva vários meses (principalmente se houverem correcções a ser feitas). Sem isso não podem ter o grau de doutorados e candidatar-se às bolsas ...

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por ruisoarescosta » sexta ago 14, 2009 9:28 pm

--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por ruisoarescosta » sexta ago 14, 2009 9:50 pm

eadward Escreveu:Não se esqueçam que ao pedir um adiamento estão a prejudicar quem já está à 1 ano à espera deste período de candidaturas. Também há "muitos" bolseiros nesta situação. Ainda mais este ano que só existe um período de avaliação.
Boas noites!

A solução proposta pela ABIC não prejudica ninguém. Ora vejamos.

Genericamente a situação mantém-se como estava. Nomeadamente os prazos mantêm-se como estão, dando-se apenas a possibilidade (facultativa) dos finalistas obterem o grau até 31 de Dezembro. Isto é, para os candidatos que não se encontrem a finalizar as teses, ou que o façam até 1 de Setembro, o processo não terá qualquer alteração. Os doutorandos finalistas que não consigam terminar a tese a 1 de Setembro mas que consigam obter o grau até 31 de Dezembro (cumprindo o contratualizado em termos de prazos de doutoramento com a FCT), podem ainda assim candidatar-se a BPD.

Claro que a existência de dois ciclos é benéfica, face a um único ciclo. Isso mesmo tem sido argumentado pela ABIC junto da FCT. No entanto, essa não é a situação aqui em análise. A questão é que os doutorandos do concurso de 2005 tiveram financiamentos de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2009 (48 meses). Fazê-los entregar a tese a 1 de Setembro é reduzir arbitrariamente em cerca de 10% o tempo disponível para a condução do plano de trabalhos. É esta situação que era manifestamente desadequada. Um doutorando financiado pela FCT que obtenha o grau até 31 de Dezembro de 2009 cumpriu na íntegra os prazos a que se propôs junto da FCT. Seria portanto estranho que não se pudesse candidatar a BPD se não entregasse a tese até 1 de Setembro (mesmo obtendo o grau até 31 de Dezembro).

Espero ter ajudado a esclarecer o mal-entendido.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

spsaroca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 07, 2010 3:56 pm
University/ Institute: LJMU

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por spsaroca » terça set 07, 2010 5:45 pm

Caro Rui,

Em relação ao texto que acima refere, gostaria de aproveitar para lhe perguntar se este ponto foi também aplicado pela FCT no concurso a BPD de 2010, e se sabe se este se manterá para o próximo concurso de 2011? Uma vez que foi aplicado, acho que a FCT deveria o manter, tendo em conta as razões fundamentadas da parte da ABIC.

Cumprimentos.

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por ruisoarescosta » quarta set 22, 2010 4:51 pm

Caro André,

Um pedido de desculpas pela demora desta resposta. Estive numa conferência e em viagem, tendo-me sido difícil responder antes.

Não tenho conhecimento dos critérios ou da prática que a FCT adoptou no concurso a BPD de 2010. O que lhe posso dizer é que, a manter-se a situação que se verificava o ano passado - isto é, os doutorandos do concurso de BD de 2005 tinham sido financiados de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2009 -, então no concurso deste ano deveria existir, também, a possibilidade que existiu o ano passado, que permitia que os candidatos a BPD se pudessem candidatar a BPD desde que obtivessem o grau até 31 de Dezembro de 2010 (isto é, que obtivessem o grau ainda durante o período de bolsa).

Mas como lhe digo, não sei qual a prática da FCT relativamente a este ponto no concurso de 2010, nem tão pouco sei se os doutorandos do concurso de 2006 iniciaram as bolsas em Janeiro de 2007 (situação que seria idêntica ao ano anterior), ou se o puderam fazer antes (e.g. Setembro ou Outubro de 2006). Caso os financiamentos tenham começado em Set/Out de 2006, então a bolsa termina 48 meses depois, em Set/Out de 2010 e assim sendo, não seria ilegítimo o critério de entrega da tese em Setembro.

Espero ter contribuído para ajudar a esclarecer qualquer dúvida.

Mais uma vez, as minhas desculpas pelo atraso da resposta.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

spsaroca
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 3
Registado: terça set 07, 2010 3:56 pm
University/ Institute: LJMU

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por spsaroca » quarta set 22, 2010 10:10 pm

Caro Rui,

Obrigado pela resposta. Realmente, eu gostava de saber de quem partiu a ideia de enviar a proposta acima referida no post sobre o pedido de um adiamento na data limite de entrega da dissertação, realizado no concurso de BPD do ano passado. Não percebo, no entanto, como é que a FCT adopta no ano de 2009 tal ponto acima referido e este ano parece o ter ignorado. Como é que então podemos fazer ver à FCT para que este ponto se mantenha em permanente nos futuros concursos a BPD? Deverá a ABIC enviar um texto semelhante ao acima referido?!!!

Cumprimentos.

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Mensagens: 114
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Re: Concurso a BPD para finalistas de BD

Mensagem por ruisoarescosta » quinta set 23, 2010 7:23 am

Bons dias!

Caro André,

No ano passado houve dois momentos, no que a este assunto diz respeito. Primeiramente, houve uma proposta de um conjunto de de doutorandos que se pretendiam candidatar a BPD e que se organizou para fazer chegar esse problema à FCT - esta é a proposta transcrita em cima e que foi subscrita por inúmeros doutorandos. Essa proposta consistia, essencialmente, num pedido de adiamento da entrega das teses até ao final de Setembro. Estes doutorandos organizaram-se, redigiram a proposta transcrita em cima, recolheram assinaturas e contactaram a FCT, via Olga Martinho. Portanto, o texto transcrito em cima, e a iniciativa desta proposta é de um conjunto de indivíduos, doutorandos, e não da ABIC. A resposta da FCT a esta proposta foi negativa, tendo os subscritores contactado a ABIC para saber se a associação poderia interceder neste processo.

É aqui que se desencadeia o segundo momento. A ABIC abordou o problema junto da tutela do Ministério e houve alguma abertura para procurar uma solução para o problema. Perante o argumento de que os doutorandos do concurso de 2005 tinham tido financiamentos de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2009, e que o prazo de 1 de Setembro para entrega das teses implicava uma redução de 4 meses numa bolsa de 48 meses (8,3%), a tutela anuiu aceitar a concurso quem completasse o grau até 31 de Dezembro, isto é, dentro do prazo da bolsa. Não se ganhou muito mas protegeu-se o princípio de que os doutorandos que tivessem cumprido na íntegra o seu plano de trabalhos e obtido o grau ainda durante o período de bolsa (os tais 48 meses), não eram excluídos do concurso. Esta foi, na verdade, uma solução pouco ambiciosa. Claro que ideal teria sido que a FCT tivesse aceite a concurso os doutorandos que entregassem a tese até ao final das suas bolsas, isto é, Dezembro de 2009.

Finalmente, e para esclarecimento, a FCT não adoptou o ponto em cima referido, mas o que está referido no tópico http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 75&start=0. De qualquer forma, antes de mais importa perceber quando é que tiveram início as bolsas do concurso a BD de 2006. Se foi em Janeiro de 2007, o argumento do ano passado é válido este ano. Mas se foi em Setembro ou Outubro de 2006, então o argumento do ano passado já não é válido. A proposta deste ser um ponto permanente não é viável na medida que em que houve muita variação nas datas de início dos financiamentos das BD, pelo que a FCT tem legitimidade para exigir que a tese esteja entregue em Setembro se as bolsas começaram em Setembro 4 anos antes. A minha sugestão é que se reúna a informação necessária sobre o concurso de 2006, nomeadamente a questão de quando tinha lugar o início dos financiamentos, e caso os financiamentos tenham tido início em Janeiro de 2007, então que se contacte a ABIC para que procure interceder no processo.

Abraços e beijinhos,

rui
--
Rui Soares Costa

http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc

R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal

phone [+351] 96 424 57 72

Responder