Que prioridade para os Bolseiros?

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 59
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Que prioridade para os Bolseiros?

Mensagem por The Blues »

Todos sabemos como a vida de bolseiro tem os seus lados negativos, e quais são as reinvidicações clássicas por parte das pessoas constituem esta classe de "trabalhadores": possuir efectivamente um contracto de trabalho, diminuir a precariedade, actualizar o montante da bolsa, etc, etc...
O que venho aqui perguntar é quais deverão ser as prioriadades de todos os bolseiros (e da ABIC já que no seu forum falamos) nos próximos anos, já que Portugal entrou num novo ciclo com um novo governo com ideias um tanto diferentes do que por aqui se acostumou e que tem de cumprir com o famoso acordo com a Troika. A verdade é que se fala muito de precariedade nas bolsas com contratos reduzidos e muitas vezes à partida não-renováveis. No entanto, como se vai vendo e ouvindo, este tipo de situações parece que se vai alastrando ao resto do mercado de trabalho com a vontade governamental e europeia de "flexibilizar" o mercado de trabalho nacional. Mais, com todos estes cortes já estamos a ver que não será nos próximos anos que vamos ver as bolsas aumentadas. Sendo que, para mim, nesta fase não faz muito sentido pelo menos para algumas bolsas. Com todo o que se passa, 980 e 1495 euros não colectáveis está longe de ser uma miséria. Para além disso, um contrato efectivo que vantagem nos traria? Será que a bolsa não diminuiria, os periodos de trabalho não seriam iguais, etc?
Sinceramente, acho que nesta fase e aproveitando toda a publicidade negativa que a mediocridade do estado vai tendo na comunicação social e no comum dos portugueses, acho que uma grande guerra que se poderia travar seria tentar impor um funcionamento correcto na FCT. Acho completamente inadmissível as histórias que por aqui se vão lendo e que toda a gente conhece. Atrasos ridículos no pagamento das bolsas, prazos completamente surreais para avaliações de concurso, completa falta de informação e esclarecimento quando alguém quer saber alguma coisa, completas borradas ao perder documentos e completa falta de respeito pelos bolseiros, pois se o houvesse muitas dessas coisas não aconteceriam. E é completamente anormal e inqualificável tais coisas aconteceram numa altura destas!

Qual é a vossa opinião?

Responder