Reunião de bolseiros em Lisboa e Aveiro (17 Nov)

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
rosariodurao
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 6
Registado: segunda abr 12, 2010 9:31 pm
University/ Institute: Centro Est. Comparatistas - Univ. Lisboa

Reunião de bolseiros em Lisboa e Aveiro (17 Nov)

Mensagem por rosariodurao »

Ler a ordem de trabalhos das reuniões de bolseiros que a ABIC enviou para a minha caixa de correio causou-me grande perplexidade. Se a ABIC pretende, de facto, contribuir para a melhoria da situação dos bolseiros, colocar no mesmo ponto

"- O impacto das medidas de austeridade no Ensino Superior, incluindo o uso
de bolseiros enquanto docentes não remunerados;"

é o maior tiro no pé que a ABIC poderia dar, uma vez que a remuneração dos bolseiros é uma questão de justiça elementar, de justiça humana e social. É uma questão de pagar a quem trabalha!!! e não explorá-los vergonhosamente para resolver os problemas que os professores que activamente implementam esta política, mesmo que pela passividade, criaram, ao fecharem-se durante décadas nas suas torres de marfim, das quais eles/elas continuam a ser os únicos beneficiados com empregos e reformas que ninguém lhes tira.

Ora isto, caros colegas, não tem rigorosamente nada a ver com qualquer medida de austeridade do Ensino Superior!

Pelo contrário, reafirmo o que já antes escrevi. Os bolseiros devem ser acarinhados e o seu trabalho justamente valorizado porque são os bolseiros que contribuem com o conhecimento de ponta do qual o país tanto necessita, são os bolseiros que têm acesso privilegiado às melhoras práticas de ensino-aprendizagem, e são os bolseiros que todos os dias fazem o futuro!

Responder