Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
sobtil
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: segunda set 24, 2007 12:39 pm

Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por sobtil »

Acho que neste Fórum anda a faltar discussão para solucionar os nosso problemas.
Este é muito usado para falar sobre os nosso problemas e dizer mal do sistema, mas falamos pouco sobre estratégias para atingir os nossos objectivos.
Eu entre as varias conversas que tenho entre amigos cientistas (quer sejam bolseiros ou não), uma ideia que surge algumas vezes para conseguir ter financiamento, para criar contratos de trabalho para os Pós-Doc, é que o financiamento extra dado as bolsas Pós-Doc no estrangeiro seja canalizado para suportar a mudança para contrato de trabalho para os Pós-Doc.
Ou seja o financiamento extra para as bolsas no estrangeiro permitiria pagar segurança social condigna, subsídios de ferias, 13º mês... para todos os bolseiros de Pós-Doc.

Que acham desta solução????

Cumprimentos academicos

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Mensagens: 217
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Localização: Paris
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

O que é que tu queres dizer com " financiamento extra" ?
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

NCortes
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 75
Registado: sexta nov 10, 2006 1:51 am
Localização: SMRL

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por NCortes »

sobtil Escreveu:Acho que neste Fórum anda a faltar discussão para solucionar os nosso problemas.
Este é muito usado para falar sobre os nosso problemas e dizer mal do sistema, mas falamos pouco sobre estratégias para atingir os nossos objectivos.
Eu entre as varias conversas que tenho entre amigos cientistas (quer sejam bolseiros ou não), uma ideia que surge algumas vezes para conseguir ter financiamento, para criar contratos de trabalho para os Pós-Doc, é que o financiamento extra dado as bolsas Pós-Doc no estrangeiro seja canalizado para suportar a mudança para contrato de trabalho para os Pós-Doc.
Ou seja o financiamento extra para as bolsas no estrangeiro permitiria pagar segurança social condigna, subsídios de ferias, 13º mês... para todos os bolseiros de Pós-Doc.

Que acham desta solução????

Cumprimentos academicos
Interessante... e porque esses beneficios so' para os Pos-Doc e nao para outras bolsas? Nao queria abusar, mas parece um pouco de egocentrismo de um post-doc em Portugal. Especulacao minha, claro.
Para ser sincero, as bolsas de Pos-Doc no estrangeiro e em Portugal ja nao deveriam ser financiadas pela FCT.

Cumprimentos,
NCortes
PhD Candidate

sobtil
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 23
Registado: segunda set 24, 2007 12:39 pm

Mensagem por sobtil »

verba extra = valor acrescentado a bolsa quando o investigador realiza a sua bolsa fora do pais (neste caso 2245-1495= 750,00 euros).

Só para avisar que não sou Pós-Doc, mas sim bolseiro de investigação. Estava a falar dos Pós-Doc mas tb podemos por este caso para os PhD.
Se fosse para as PhD estavam a favor desta medida???

Bruno

anidras
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

eu acho que se deve lutar por conseguir melhor condições quer nas bolsas de doutoramento como pos-doutoramento, principalmente no que respeita a passar de contrato a bolsa.
Em espanha, por exemplo as bolsas de doutoramento sao sao 2+2 (2 anos de bolsa e 2 de contrato) e querem passar a 4 anos de contrato, e as pos-doc acho que sao ja contrato.

Nao acho que para isto se deva tirar direitos que os bolseiros actualmente têm (nomeadamente o q referiste do pagamento extra dos bolseiros no estrangeiro)

estar no estrangeiro acarreta custos extra (monetários e pessoais) e concordo que sejam compensados por isso. Talvez pudesse haver um maior controlo das bench fees, mas nao estou muito dentro do assunto.

Mas tb concordo que se deve lutar por melhorar as nossas condiçoes, nao tanto em termos de valor mensal mas sim por ter um contrato!

marcoaraujo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta mar 07, 2008 6:15 pm

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por marcoaraujo »

Um doutoramento é um ciclo de estudos. Post-doc é já outro nível, não conferente a grau de ensino. As pessoas deveriam pagar para usufruir da hipótese de incrementar as suas habilitações (por outras palavras, o doutoramento é um ciclo de estudos, logo o aluno deve pagar por esse ciclo de estudos). Já o post-doc é uma situação completamente diferente, pois o tipo de trabalho exercido é mais específico, independente e não conferente de grau. Um ciclo de estudos jamais pode ser transformado num contrato de trabalho (lá porque Espanha o faz não quer dizer que esteja correcto).

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por Echuu »

Concordo contigo, em parte. O Doutoramento é um ciclo de estudos, mas o que tu fazes é trabalho. Contribuis para a evolução da Ciência. Não é como numa Licenciatura, em que não contribuis nada, só acumulas conhecimento.
Logo, deves ser reconhecido, e pago, pelo teu trabalho.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por Rotiv »

O Marco Araújo tem razão : um ciclo de estudos (doutoramento, mestrado, ou licenciatura), não devoia ter uma bolsa de investigação científica. As bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia devia apenas dar bolsas para aquilo que é exactamente a sua vocação : promover a investigação cientifica propriamente dita (pós-doc, ou outros projectos que não tenham a ver com a obtenção de um grau). Quando as verbas da União Europeia terminarem, é assim que irá suceder, certamente.

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 53
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por José M. »

A melhor maneira de um postdoc conseguir um contrato de trabalho é criar a sua própria empresa! :)

Sempre a mentalidade:

<<
Arranja-me um emprego
Arranja-me um emprego, pode ser na tua empresa, concerteza
Que eu dava conta do recado e pra ti era um sossego.
>>

Sérgio Godinho

SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 188
Registado: quinta out 25, 2007 7:44 pm

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por SUSYmodel »

...
Última edição por SUSYmodel em terça jan 29, 2019 1:20 pm, editado 1 vez no total.

Rotiv
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 141
Registado: quarta mar 30, 2011 10:26 pm
University/ Institute: Paris

Re: Pós-Doc - Como atingir o contrato de trabalho

Mensagem por Rotiv »

Sinceramente, eu acho que as bolsas para fazer doutoramento deviam acabar, pois o doutoramento é mais um ciclo de estudos, que vem na sequência dos anteriores. A função de uma instituição científica (como a FCT) devia ser não sutentar a atribuição de graus académicos, mas sim a investigação científica prtópriamente dita (que só começa com o pós-doc, qe ue já não é a obtenção de nenhum grau).

Responder