Universidades atoladas com aulas

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
wuzzu
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta ago 24, 2006 10:41 am

Universidades atoladas com aulas

Mensagem por wuzzu »

Gostei de ver a discussão de ontem nos pros e contras. Houve uma coisa que não foi abordada e que é muito importante, e que penso que muitos bolseiros também desconhecem: quão diferentes são as condições de investigação oferecidas nas universidades portuguesas e noutras no estrangeiro?

E´ facil dizer-se que em Portugal não se faz investigação dando a entender que os investigadores são maus e não querem trabalhar. Nalguns casos pode ser verdade. Porém, é perigoso generalizar.
Quem sabe quantas aulas por semana um docente/investigador tem de dar?
Quem sabe quantos alunos de doutoramento tem em média? E quantos pos-docs?
E quanto dinheiro conseguirá ganhar em concursos?

É importante que se saiba que em Portugal muitos docentes estão a dar 12 horas por semana de aulas (no estrangeiro podem chegar a dar 24 horas por ano!), que a maior parte não tem nem alunos de doutoramento nem posdocs, pois há pouco dinheiro e muitos dos bons candidatos emigram. Muitos docentes chegam a ter só 10000Euros /ano, e isto pode abranger a maioria.
Estas são as condições que Portugal oferece aos seus docentes investigadores. Compará-los ao MIT devia ser feito a todos os níveis.
Seria bom que Portugal estabelecesse metas e também a nível das condições que se oferecem aos investigadores (não só a nível da comparação dos resutlados obtidos). Dever-se-ia exigir mas ser-se justo.
Por fim não percebo, porque é que com tantos bolseiros em Portugal a com vontade de dar aulas e pertencer às universidades, não se alargam os quadros fazendo com que todos deêm menos aulas e tenham mais condições para investigar.
Concordo com o facto de que se devia exigir muito aos investigadores para que não caiam na ronha de não fazer nenhum dando poucas aulas ainda por cima. Mas essa possiiblidade não pode ser impeditiva de dar boas condições aos que querem trabalhar e acreditam no seu trabalho.


Seria util estabelecer um conjunto de universidades estrangeiras como termo de comparação. Teriamos de estabelecer que nível queriamos atingir: queremos competir com Cambridge ou com Portsmouth? Com a Univ de Rennes ou com a Polytechnique?
Estebelecendo isso saberiamos tb que condições teriamos de dar a quem lá trabalha. Tudo o resto é demagogia.

Há muito a fazer pela ciencia em Portugal e ha muitos lugares para os jovens pois eles são necessários.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: Universidades atoladas com aulas

Mensagem por Aragao »

wuzzu Escreveu:Gostei de ver a discussão de ontem nos pros e contras.
[snip]
Infelizmente não vi porque deu muito tarde. No entanto dois comentários breves do que tenho ouvido das repercussões:

- Acho muito preocupante os cortes cegos no ensino superior. Se com a diminuição dos alunos já está a existir uma diminuição orçamental para o ES acelerar essa diminuição parece-me errado. Até porque isso vai colocar pressão para um maior aumento das propinas e muitos de nós conhece a realidade dos Serviços de Acção Social (SAS) no ES.
- Aplaudo que vá existir alteração no modelo de gestão do ES. O actual modelo promove o despesismo e o gasto sem controlo. Bem sei como funcionava o director da faculdade onde me licenciei... era uma faculdade com mais de 5.000 alunos e gerida tipo mercearia. Pelo que ouvi dizer o novo modelo quer incluir, numa espécie de conselho directivo alargado, as autarquias e outros movimentos da sociedade civil e empresas. Acho mesmo que este novo modelo de gestão deveria ser aplicado antes dos cortes. A ver vamos.
É importante que se saiba que em Portugal muitos docentes estão a dar 12 horas por semana de aulas (no estrangeiro podem chegar a dar 24 horas por ano!), que a maior parte não tem nem alunos de doutoramento nem posdocs, pois há pouco dinheiro e muitos dos bons candidatos emigram.
[snip]
Bom, não sei se entendo. Se dão 12h por semana e se não tem alunos não podem continuar a ganhar o mesmo ou mais do que noutras actividades de igual formação. É que o regime em Portugal ainda é as 35h semanais. A questão é que é apenas para alguns :)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

João Paulo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quinta jan 26, 2006 4:41 pm
Localização: Faculdade Ciências Universidade Porto
Contacto:

Mensagem por João Paulo »

Para referência: mms://195.245.176.20/rtpfiles//videos/proscontras/prosecontras27112006.wmv

Responder