Sobre as avaliações de candidaturas e os seus paineis

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
HugoS.
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: quarta set 06, 2006 10:17 am

proposta à ABIC

Mensagem por HugoS. »

Estimados colegas

Tenho acompanhado com muita atenção o desenvolvimento do processo de avaliações às candidaturas a bolsa individual deste ano.

Parece, pelas muitas situações descritas e aparentemente credíveis, estarem a ocorrer várias irregularidades no que respeita às avaliações efectuadas. Para além da subjectividade inerente a certos critérios de avaliação, outras normativas parecem não ter sido respeitadas uniformemente (exemplo de casos em que o guião não foi totalmente seguido pelo painel na decorrencia do processo avaliativo). Assim, esperam-se muitas reclamações fundamentadas... Para além disso, continua a haver um clima de alguma suspeição, o que me parece de todo entristecedor. Falamos do futuro da investigação científica nacional!!!

Por outro lado, é pouco transparente que continuem a existir conflitos de interesses, a saber, situações (dificieis de controlar) em que no painel de avaliação estão investigadores que acumulam a função de avaliadores e orientadores de candidatos ao mesmo concurso.

Deste modo, gostaria, se me permitem, de propor à ABIC que discutissem esta matéria com a direcção da FCT, de forma a melhorar o actual sistema e formato de avaliação. Por exemplo, porque não incluir nos próximos paineis, uma percentagem significativa (50%) de investigadores estrangeiros?

Deixo, assim, esta proposta a pensar por nós, já que tratamos duma matéria de extrema importancia para a nossa sociedade, o futuro da investigação cientifica e o potencial de recursos humanos nacional.

Um abraço

Hugo

JB
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 26, 2006 3:05 pm

Proposta para a integração de avaliadores estrangeiros

Mensagem por JB »

Muito bem Hugo concordo totalmente contigo. o que dizes corresponde há verdade e infelizmente sei de fonte segura que houve gente beneficiada neste concurso e que a unica forma de isso não voltar a acontecer passa por aquilo que acabas-te de propor. Uma boa percentagem se não a totalidade do painel ser constituida por avaliadores estrangeiros. Parabens pelo teu comentário e um abraço a todo o forum.

Gabriel Órfão Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sexta dez 07, 2007 11:22 pm
Localização: FDUNL
Contacto:

Mensagem por Gabriel Órfão Gonçalves »

Estou completamente de acordo.

Sugiro a existência de mais de metade de peritos estrangeiros na constituição do júri, e de uma norma que impeça determinada pessoa que participou no júri de o voltar a ser sem antes terem passado x anos.
Tanto quanto sei, na minha área há umas quantas pessoas que ano sim ano não pertencem ao júri. ou seja, a atribuição de bolsas em determinada área científica para um país de 10 milhões de pessoas está na mão de meia-dúzia de pessoas.

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

na área da física, por exemplo, o juri deste ano foi igual ao do ano passado, só mudaram uma pessoa.

Gabriel Órfão Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: sexta dez 07, 2007 11:22 pm
Localização: FDUNL
Contacto:

Mensagem por Gabriel Órfão Gonçalves »

Isso condiz com a minha experiência no Direito. ;)

Há uma pessoa que é sempre a mesma em pelo menos 3 dos 4 concursos em que me candidatei.

O presidente do júri também foi o mesmo 3 vezes nos últimos 5 anos.

Isto faz-me lembrar o Governo Regional da Madeira, com a excepção de que para o Governo Regional da Madeira... bem, há eleições!

Eu veria com bons olhos que o júri fosse eleito por um colégio de doutores da área, sendo que quem participou uma vez no júri não o poderia voltar a fazer durante os próximos, por exemplo, 5 ou 6 anos.
No fundo, o júri seria eleito, da mesma forma que é eleito um bastonário ou uma direcção autárquica. (Na Ordem dos Advogados quem é eleito bastonário nunca mais o pode vir a ser novamente.)

Já repararam como a Universidade está hoje para a Sociedade como o estava a Igreja no séc. XV? (É uma frase que digo há muito tempo)

Poder, corrupção, iluminati, vingança...

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Vale apena ver o que pensam os restantes colegas e investigadores e como responderam ao último inquérito lançado pela ABIC. Sobre os paineis de avaliação as respostas ás perguntas 10 a 19 são interessantes.
Critérios de Avaliação

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Responder