Bolsas para cidadãos não-nacionais?

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
Responder
vanya
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: quarta ago 09, 2006 10:46 am
Localização: do algarve/Instituto Pasteur de Bruxelas

Mensagem por vanya »

Para Diaphus e outros na mesma situação:
Eu tb tive uma avaliação puxada pelos cabelos assim como o meu namorado que tendo 16 em licenciatura + mestrado + atrigo publicado não obteve a bolsa.
é flagrante como há manipulação dos resultados e acho que devemos todos agir!
Proponho que uma vez terminado o recurso (não há de ser muito próximo), todas as pessoas claramente prejudicadas façam queixa tanto à fct como perto dos médias. E preciso divulgar a situação.
Eu estou por enquanto na Bélgica e o meu namorado eu somos Belgas, por mim é claro que ele foi prejudicado por ser Belga mesmo se a fct diz acolher estrangeiros;
Se não obtivermos bolsa vamos fazer queixa ao nível da comissão por descriminação.
Temos que agir
boa sorte ;o)

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Luisa Semedo Escreveu:Mas que fazer então face a injustiças evidentes? :smt017
Chorar... :roll: :roll:
Conforme eu já disse eles é que têm a faca e o queijo na mão, portanto fazem o que querem... O melhor mesmo é utilizar o provérbio "se não os podes vencer junta-te a eles" e pagar umas jantaradas aos tipos das comissões, que de certeza que as coisas ficam logo resolvidas de uma vez... :D

E quanto ao que a Vanya disse, não é um acto de xenofobia da minha parte, mas acho que primeiro estão os portugueses... Se formos a dar bolsas a quem não é do país então é que não passamos mesmo da cepa torta... :x
Docem velle summs est eruditio

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Sportinguista Escreveu:
[snip]

E quanto ao que a Vanya disse, não é um acto de xenofobia da minha parte, mas acho que primeiro estão os portugueses... Se formos a dar bolsas a quem não é do país então é que não passamos mesmo da cepa torta... :x
O problema é que os portugueses podem e concorrem a bolsas nos outros países. Muitas vezes com sucesso. Se estivessem apenas dependentes da FCT estávamos mal.

Acho que dentro da UE qualquer limitação com base na nacionalidade é ilegal mas não sou jurista. A questão particular aqui é que são subjectivas as regras sobre como avaliar uma média de uma licenciatura realizada fora de Portugal (seja por portugueses ou por estrangeiros).

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Calvin
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: sexta ago 25, 2006 11:29 am
Localização: University of Leicester

Mensagem por Calvin »

A meu ver a questao é mais central e prende-se com o metodo de financeamento da ciencia em Portugal. Enquanto tivermos que seguir processos de seleccao como os da FCT, o merito nunca sera reconhecido de uma maneira justa. Numeros sao numeros e so por si nao mostram o merito de alguem. Em qualquer pais Europeu mais organizado nesta area, um candidato tem tantas chances de seguir uma carreira em ciencia com uma media de 13 como com uma media de 17, o que me parece justo. Isto porque os chefes de grupo de investigacao podem entrevistar directamente os candidatos e escolher com quem querem trabalhar. O mesmo se aplica ao numero de publicacoes: quem me diz que este candidato é melhor porque tem 5 publicacoes e o outro tem 2? Ja para nao falar na ignorancia reinante que ainda leva muitas pessoas a olhar primeiro para que universidade foi frequentada para determinar a partida o merito de alguem.
Desculpem o desabafo, mas o maior problema na ciencia (e nao so) em Portugal é de ordem cultural, e isso nao vai mudar de um dia (ou ano) para o outro.

Melhores cumprimentos

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Aragao Escreveu:
O problema é que os portugueses podem e concorrem a bolsas nos outros países. Muitas vezes com sucesso. Se estivessem apenas dependentes da FCT estávamos mal.
Concordo mas, vamos ver bem as coisas: quantos portugueses concorrem para bolsas no estrangeiro? Quantos estrangeiros concorrem a bolsas em Portugal?
Porque não fazer uma avaliação de bolsas para estrangeiros e uma outra para portugueses?

Para quem não teve bolsa: boa sorte para os recursos!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

Pico
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm
Localização: FCUP/ICBAS/IBMC

Mensagem por Pico »

Era o que faltava agora virem os imigrantes roubar as nossas bolsas !!! A FCT e portanto o estado português deve investir nos portugueses. Investir nos portugueses é investir no país.

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Calvin Escreveu:A meu ver a questao é mais central e prende-se com o metodo de financeamento da ciencia em Portugal. Enquanto tivermos que seguir processos de seleccao como os da FCT, o merito nunca sera reconhecido de uma maneira justa. Numeros sao numeros e so por si nao mostram o merito de alguem. Em qualquer pais Europeu mais organizado nesta area, um candidato tem tantas chances de seguir uma carreira em ciencia com uma media de 13 como com uma media de 17, o que me parece justo. Isto porque os chefes de grupo de investigacao podem entrevistar directamente os candidatos e escolher com quem querem trabalhar. O mesmo se aplica ao numero de publicacoes: quem me diz que este candidato é melhor porque tem 5 publicacoes e o outro tem 2? Ja para nao falar na ignorancia reinante que ainda leva muitas pessoas a olhar primeiro para que universidade foi frequentada para determinar a partida o merito de alguem.
Desculpem o desabafo, mas o maior problema na ciencia (e nao so) em Portugal é de ordem cultural, e isso nao vai mudar de um dia (ou ano) para o outro.

Melhores cumprimentos
em relação ao que está a bold, aqui isso também acontece quando são bolsas de doutoramento de projectos financiados pela FCT, o que é diferente de bolsas individuais, que é ao que estamos a concorrer neste concurso. com estas bolsas individuais o candidato pode ir para outro projecto, mudar de orientador ou mudar o plano de trabalhos, no caso das bolsas de projecto já não é bem assim, está ligado àquele projecto e pronto.
concordo contigo nisso das médias e do número de publicações. mesmo no caso do financiamento de bolsas individuais, devia haver outra forma de avaliação (dar peso máximo à média de licenciatura é um erro, assim como por em vantagem uma pessoa apenas com licenciatura com média de 16 em relação a uma pessoa com licenciatura média de 14 + mestrado + trabalho desenvolvido na área, são só dois exemplos do que acho errado neste processo todo...) e o juri devia ser isento e justo, coisa que muitas vezes não é.

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Pico Escreveu:Era o que faltava agora virem os imigrantes roubar as nossas bolsas !!!
LoL :)
A FCT e portanto o estado português deve investir nos portugueses. Investir nos portugueses é investir no país.
Ok. Como uma grande percentagem do dinheiro das bolsas da FCT vem do fundo social europeu...(por isso os atrasos as vezes nos pagamentos) talvez devessemos então dar esse dinheiro em bolsas apenas a estrangeiros... e o restante que é realmente pago pelo estado portugues ficava para bolsas a portugueses, nos tais dois concursos que já sugeriram neste tópico. Já agora podiamos também fechar as fronteiras para resolver alguns dos problemas do pais... :smt074

Podemos criticar a forma das avaliações e sugerir melhorias nos locais onde é manifestamente injusta. Agora 1) estou certo que quem não teve bolsa no último concurso não foi porque um "estrangeiro lha roubou" 2) não se resolve estes problemas impedindo os outros de concorrer mas sim melhorando o nosso CV e sendo melhor do que os outros. 3) esse tipo de proteccionismo fica muito mal.


David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 447
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

eu não estava a falar dos candidatos estrangeiros nem dessa situação, mas sim do concurso em geral... :|
não acho que sejam eles que impeçam que os portugueses tenham mais ou menos bolsas. os problemas do concurso são outros.

Pico
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm
Localização: FCUP/ICBAS/IBMC

Mensagem por Pico »

Eu estava obviamente a gozar !!!! :P :P :P

Pico
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm
Localização: FCUP/ICBAS/IBMC

Mensagem por Pico »

Aragao Escreveu:
Pico Escreveu:Era o que faltava agora virem os imigrantes roubar as nossas bolsas !!!
LoL :)
A FCT e portanto o estado português deve investir nos portugueses. Investir nos portugueses é investir no país.
Ok. Como uma grande percentagem do dinheiro das bolsas da FCT vem do fundo social europeu...(por isso os atrasos as vezes nos pagamentos) talvez devessemos então dar esse dinheiro em bolsas apenas a estrangeiros... e o restante que é realmente pago pelo estado portugues ficava para bolsas a portugueses, nos tais dois concursos que já sugeriram neste tópico. Já agora podiamos também fechar as fronteiras para resolver alguns dos problemas do pais... :smt074

Podemos criticar a forma das avaliações e sugerir melhorias nos locais onde é manifestamente injusta. Agora 1) estou certo que quem não teve bolsa no último concurso não foi porque um "estrangeiro lha roubou" 2) não se resolve estes problemas impedindo os outros de concorrer mas sim melhorando o nosso CV e sendo melhor do que os outros. 3) esse tipo de proteccionismo fica muito mal.


David
Eu estava obviamente a gozar !!!! :P :P :P

Helena Ferreira
Sócios
Sócios
Mensagens: 9
Registado: segunda abr 26, 2004 12:40 am
Localização: CVRM - Centro de Geo-sistemas do Instituto Superior Técnico
Contacto:

Mensagem por Helena Ferreira »

Sportinguista Escreveu:Se formos a dar bolsas a quem não é do país então é que não passamos mesmo da cepa torta... :x
Pico Escreveu:Era o que faltava agora virem os imigrantes roubar as nossas bolsas !!! A FCT e portanto o estado português deve investir nos portugueses. Investir nos portugueses é investir no país.
LOLOL

Volta Salazar, estás perdoado! Orgulhosamente sós para todo o sempre! LOL

Mães de Bragança, louvadas sejam! Corramos com os estrangeiros que nos roubam os maridos e as bolsas!... LOLOL

Agora a sério...
Estamos na União Europeia, que aliás nos financia à grande e à europeia. Estar na UE é a nossa oportunidade e não a nossa desgraça, meus amigos! Se a FCT não vos dá bolsas, o mundo (ou pelo menos a Europa) está aí à mão de semear. Se fôssemos africanos ou sul-americanos quanto não daríamos por este grande privilégio? Mãos à obra e deixem os queixumes para o fado...

Pico
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm
Localização: FCUP/ICBAS/IBMC

Mensagem por Pico »

Helena Ferreira Escreveu:
Sportinguista Escreveu:Se formos a dar bolsas a quem não é do país então é que não passamos mesmo da cepa torta... :x
Pico Escreveu:Era o que faltava agora virem os imigrantes roubar as nossas bolsas !!! A FCT e portanto o estado português deve investir nos portugueses. Investir nos portugueses é investir no país.
LOLOL

Volta Salazar, estás perdoado! Orgulhosamente sós para todo o sempre! LOL

Mães de Bragança, louvadas sejam! Corramos com os estrangeiros que nos roubam os maridos e as bolsas!... LOLOL

Agora a sério...
Estamos na União Europeia, que aliás nos financia à grande e à europeia. Estar na UE é a nossa oportunidade e não a nossa desgraça, meus amigos! Se a FCT não vos dá bolsas, o mundo (ou pelo menos a Europa) está aí à mão de semear. Se fôssemos africanos ou sul-americanos quanto não daríamos por este grande privilégio? Mãos à obra e deixem os queixumes para o fado...
E já agora os imigrantes para além dos maridos e das bolsas também estão a roubar as nossas moças :P :P Qualquer dia até os ciganos vão deixar de vender nas feiras para serem doutores !!! O mundo está perdido, e é só isto que vos digo.

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Devemos ser cuidados quer com as afirmacoes....

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

vanya Escreveu:Para Diaphus e outros na mesma situação:
Eu tb tive uma avaliação puxada pelos cabelos assim como o meu namorado que tendo 16 em licenciatura + mestrado + atrigo publicado não obteve a bolsa.
é flagrante como há manipulação dos resultados e acho que devemos todos agir!
Proponho que uma vez terminado o recurso (não há de ser muito próximo), todas as pessoas claramente prejudicadas façam queixa tanto à fct como perto dos médias. E preciso divulgar a situação.
Eu estou por enquanto na Bélgica e o meu namorado eu somos Belgas, por mim é claro que ele foi prejudicado por ser Belga mesmo se a fct diz acolher estrangeiros;
Nao percebi, estao a pedir bolsas individuais em Portugal, sendo Belgas, para fazer o doutoramento aonde? Ca ou la? Com orientadores em Portugal?

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: Devemos ser cuidados quer com as afirmacoes....

Mensagem por Aragao »

Pico,

Escrito e não falado e sem o uso dos smileys era impossível saber que estavas a brincar :)
Paulo J. N. Silva Escreveu: Nao percebi, estao a pedir bolsas individuais em Portugal, sendo Belgas, para fazer o doutoramento aonde? Ca ou la? Com orientadores em Portugal?
Realmente tudo perguntas pertinentes. Antes de começar a perguntar se se deve ou não dar bolsas a estrangeiros há que responder a estas questões primeiro.

Agora sabendo que não existe qualquer norma no regulamento de bolsas, procedimentos de avaliação e processo de selecção que regulamente a impossibilidade de dar bolsas a cidadãos não-nacionais... não vejo razão para impedir.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 370
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI
Localização: UBI

Re: Devemos ser cuidados quer com as afirmacoes....

Mensagem por Sportinguista »

Aragao Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu: Nao percebi, estao a pedir bolsas individuais em Portugal, sendo Belgas, para fazer o doutoramento aonde? Ca ou la? Com orientadores em Portugal?
Realmente tudo perguntas pertinentes. Antes de começar a perguntar se se deve ou não dar bolsas a estrangeiros há que responder a estas questões primeiro.
Ora aí é que está tudo. Eu apenas discordo que se dêem bolsas a cidadãos estrangeiros quando estes não fazem o doutoramento cá. Porque quem fizer o doutoramento cá pelo menos está a colocar Portugal "no mapa", da mesma forma que um português que tire o doutoramento noutro país o está a fazer... Agora se for um estrangeiro lá fora, mesmo sendo obrigado a agradecer à FCT, não sei se trará mais valias para o nosso país... 8) 8)
Docem velle summs est eruditio

Responder