Site dos Inquéritos e Guia do Bolseiro

Sugestões, criticas ou reclamações sobre o fórum ou página da ABIC
Responder
forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Site dos Inquéritos e Guia do Bolseiro

Mensagem por forum.abic »

  1. Site dos inquéritos aos investigadores
  2. Guia do Bolseiro
  1. Site dos inquéritos aos investigadores
    http://www.abic-online.org/inqueritos


    Nos últimos anos a ABIC tem vindo a realizar inquéritos aos bolseiros e jovens investigadores. O principal objectivo destes inquéritos é saber o que pensam os bolseiros sobre várias das temáticas que os envolvem directamente, desde questões gerais sobre a ‘condição de bolseiro’ a questões específicas como os critérios de avaliação das bolsas da FCT.
    Entre Novembro e Dezembro de 2006 foi realizado o Inquérito Nacional aos Jovens Investigadores (INJI); em 2007, entre Maio e Junho, teve lugar o Inquérito Sobre Critérios de Avaliação de Candidaturas a Bolsas da FCT (ICACB).

    Com o INJI, a ABIC pretendeu recensear o universo dos bolseiros – sobretudo os que se encontram integrados no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), mas também os que se encontram a desenvolver investigação no estrangeiro com bolsas da FCT – e aferir as suas condições de trabalho, a sua formação, bem como determinar o grau de satisfação dos bolseiros com a ‘condição de bolseiro’. O INJI contou com mais de 1200 participantes, 50% dos quais entre os 26 e os 30 anos, sendo 817 do sexo feminino e 458 do sexo masculino.

    Alguns dados interessantes do Inquérito Nacional aos Jovens Investigadores relativamente aos 1275 respondentes:
    - 25% são bolseiros há mais de 5 anos;
    - 77% escolheram a opção de seguir um percurso de investigação;
    - 44% contam concorrer a bolsa novamente;
    - 65% não concorda com os valores das bolsas;
    - 59% usufrui do Seguro Social Voluntário;
    - 76% são bolseiros da FCT;
    - 89% não têm actividades para além da bolsa;
    - 81% manifestam-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o Estatuto do Bolseiro de Investigação;
    - 35% crêem que não deveria existir qualquer regime de exclusividade;
    - 56% aspiram integrar a Carreira de Investigação Científica.

    Com o ICACB, procurou-se perceber quais as formas de avaliação que os bolseiros consideram mais justas, quais as práticas que devem ser incentivadas e quais as que deverão ser eliminadas do processo de avaliação de candidaturas a bolsas da FCT. Pretende-se, neste momento, que este inquérito contribua para a elaboração de uma proposta a apresentar à tutela sobre os ‘melhores critérios e procedimentos’ a utilizar nos concursos para atribuição de bolsas da FCT. O ICACB contou com 590 participantes.

    Alguns dados interessantes do Inquérito Sobre Critérios de Avaliação de Candidaturas a Bolsas da relativamente aos 590 respondentes:
    - 87% concordam com a inclusão de avaliadores externos internacionais nos painéis de avaliação;
    - 66% consideram que as classificações e respectivas justificações apresentadas nas fichas de avaliação não são claras e coerentes;
    - 94% discordam da aprovação dos candidatos a bolsas de doutoramento com média de licenciatura superior a 17 valores, sem ser necessária avaliação do plano de trabalhos e condições de acolhimento;
    - 65% consideram que deve ser tido em consideração o factor de impacto da revista, nas publicações em revistas com arbitragem científica;
    - 59% consideram que a posição do candidato na ordem das autorias deve ser tida em consideração;
    - 87% consideram que os orientadores propostos numa candidatura devem ser avaliados;
    - 87% consideram que deverão ser estabelecidos critérios de classificação do plano de trabalho, uma
    vez que os mesmos não se encontram definidos no guião de avaliação em vigor;
    - 88% concordam com a obrigatoriedade do preenchimento de uma grelha de critérios de avaliação do plano de trabalho;

    Uma vez que esta é uma linha de acção que a ABIC pretende reforçar no futuro (quer através do desenvolvimento de novos inquéritos, quer através da integração de inquéritos levados a cabo pelo núcleos regionais da ABIC ou mesmo inquéritos e dados de bolseiros que possam ser relevantes para a comunidade dos bolseiros em geral), foi criado um website exclusivamente dedicado aos inquéritos da ABIC – http://www.abic-online.org/inqueritos . Este website passará a ser o local onde se agregará toda a informação relativa aos inquéritos da ABIC, bem como toda a informação estatística que seja significativa para a comunidade dos bolseiros. Neste momento o website apresenta um cronograma que traduz a evolução dos dois inquéritos, as perguntas que integraram cada um dos inquéritos, bem como uma secção de resultados onde é possível encontrar, para já, apenas os resultados preliminares do INJI e do ICACB. Ambos os inquéritos estão, neste momento, em fase de análise de dados.

    Fonte infoABIC Julho de 2007
    http://www.bolseiros.org/pdfs/infoABIC_ ... 07_n11.pdf
  2. Novo Guia do Bolseiro em formato Wiki
    http://wiki.bolseiros.org
Guia do bolseiro/Wiki – Este será um local onde se irão organizar as questões e problemas mais comuns dos bolseiros e as suas respostas. A Wiki será um espaço aberto à colaboração e edição de conteúdos por parte de todos os colegas forunistas.

Numa Wiki as alterações são feitas por todos não havendo uma gestão rígida da estrutura e conteúdos. Contamos com a mobilização de colegas que hoje consultam o fórum dos bolseiros para que a dinâmica de um projecto destes seja uma realidade. No entanto, sobretudo no início, será necessário algum esforço de estruturação.

O projecto está neste momento alojado em http://wiki.bolseiros.org/

Para consultar não é preciso autenticar. Para editar é necessário aderir previamente ao grupo wiki (aqui) para que o utilizador e palavra-chave do fórum sejam autorizados a editar o Guia do Bolseiro.

Não hesites e dá uma mão. A tua pequena contribuição pode parecer insignificante mas ajudará bastantes outros no futuro.

Para quem não sabe por onde começar existem muitos espaços a precisar de editores. Só como exemplo deixamos as páginas

- Financiamento para apresentação de trabalho
- Onde encontrar posições e bolsas para fazer investigação


Antes de editar aconselhamos a leitura dos tutoriais.

Qualquer dúvida pode ser colocada neste tópico.

Grupo Web

A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

Responder