Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
praqs
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 12, 2019 6:40 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por praqs »

Bom dia,

A minha bolsa BD começou em Março de 2018, e eu comecei o doutoramento em Setembro de 2016 na Universidade do Porto. Estou agora a terminar a escrita da tese para a entrega da mesma, mas surgiu-me uma dúvida. Se eu entregar antes de Março terei alguma propina dos anos lectivos entre 2018-2020 para pagar? ou seja, a propina de 2018 é inteiramente paga pela FCT e de 2020, ou é pago de Março a Março e tenho de fazer as contas dessa maneira (sendo que o ano lectivo é de Setembro a Setembro)?

Alguém já teve nesta situação ou sabe alguma coisa sobre isto?

Cumprimentos

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por spca »

Olá.
Não te sei dar directamente uma resposta quanto às propinas.
Mas nota que a partir do momento em que disseres à FCT que entregaste a tese, em princípio irão interromper o subsídio de manutenção mensal (e não se sabe se tem alguma implicação na propina), segundo o que tem vindo a ser dito noutras intervenções neste Fórum. Assim possivelmente o melhor será só comunicares à FCT quando defenderes a tese, de modo a continuares a receber o subsídio de manutenção mensal.
Boa sorte, que tudo se resolva da melhor forma.

Isa_Teixeira
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 49
Registado: terça jan 31, 2017 11:17 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por Isa_Teixeira »

Olá. Eu também estou numa situação semelhante, uma vez que a minha bolsa só termina no final de março de 2021, mas eu pretendo entregar a tese ainda este ano. Na universidade (Universidade do Minho) disseram-me que não haverá problema com a bolsa porque só é comunicado o final do doutoramento, aquando da defesa. Além de que depois da entrega da tese, é possível continuar com tarefas ligadas ao projeto. O trabalho não tem que terminar com a entrega da tese. Por isso, acho que até à defesa poderás continuar com a bolsa sem problema.

Cumprimentos.

praqs
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: sábado jan 12, 2019 6:40 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por praqs »

A continuação da bolsa por mim não é o problema, até porque posso perfeitamente encerrá-la quando terminar a defesa. O meu problema é se terminar a bolsa antes do período final, se tenho de pagar propinas uma vez que, segundo o q me disseram, o pagamento da bolsa FCT em relação às propinas é anual e não semestral (ou seja, doutoramento vai de Setembro a Agosto , e eles pagam de Janeiro a Janeiro, portanto no primeiro ano que tive bolsa, como começou a Fevereiro, não pagam Setembro - Dezembro?)

ssneves
Sócios
Sócios
Mensagens: 327
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por ssneves »

Olá a todos

Como a colega Isa Teixeira referiu que "depois da entrega da tese, é possível continuar com tarefas ligadas ao projeto", gostava de chamar a atenção que, nos últimos anos, não tem sido possível continuar a receber a bolsa de doutoramento da FCT depois da defesa com sucesso do doutoramento.
A FCT tem pedido a devolução dos valores pagos a bolseiros após a data da defesa do doutoramento.
Podem ler o seguinte tópico do Fórum que discute este assunto:

Tópico: "FCT quer dinheiro de volta?"
viewtopic.php?p=36998

Portanto, até à data da defesa da tese, não tem havido problemas com os pagamentos da bolsa, mas depois a FCT não paga mais meses de bolsa ou até dias de bolsa!

Não tenho informações recentes sobre como estão a decorrer os pagamentos de propinas por parte da FCT. No passado, a FCT pagou sempre as propinas às universidades portuguesas com muito atraso, por vezes até com mais de 1 ano de atraso. Estes atrasos não afetavam os bolseiros, pois as universidades sabiam que a FCT pagava as propinas dos anos de bolsa, embora sempre com atraso.

Mas tenham atenção que as propinas que a FCT não pagar, depois as universidades pedem-nas aos estudantes / bolseiros.
Por isso, o melhor será questionar a universidade e a FCT sobre este assunto, para evitar surpresas desagradáveis.

Com os melhores desejos,
Susana Neves
Isa_Teixeira Escreveu:
segunda set 14, 2020 9:25 am
Olá. Eu também estou numa situação semelhante, uma vez que a minha bolsa só termina no final de março de 2021, mas eu pretendo entregar a tese ainda este ano. Na universidade (Universidade do Minho) disseram-me que não haverá problema com a bolsa porque só é comunicado o final do doutoramento, aquando da defesa. Além de que depois da entrega da tese, é possível continuar com tarefas ligadas ao projeto. O trabalho não tem que terminar com a entrega da tese. Por isso, acho que até à defesa poderás continuar com a bolsa sem problema.

Cumprimentos.

joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por joana1234 »

Boa tarde,

Então pelo que li aqui posso concluir que a FCT só termina o pagamento do subsidio de manutenção mensal, na data da defesa da tese e não na data de entrega da tese certo?

Obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Entrega tese doutoramento vs Período da bolsa FCT

Mensagem por spca »

joana1234 Escreveu:
terça jun 14, 2022 1:58 pm
Boa tarde,

Então pelo que li aqui posso concluir que a FCT só termina o pagamento do subsidio de manutenção mensal, na data da defesa da tese e não na data de entrega da tese certo?

Obrigada.
Olá.
Sim (dentro do período contratado), mas é melhor só dizeres algo à FCT quando da defesa, caso contrário ela vai tentar interromper o pagamento aquando da data de entrega.
Boa sorte.

Responder