publicação de artigos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
AIGR
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta jan 22, 2020 12:44 pm
University/ Institute: estm

publicação de artigos

Mensagem por AIGR » quarta jan 22, 2020 1:58 pm

Boa tarde,

Gostaria de saber se necessito obrigatóriamente da autorização da pessoa que foi minha orientadora na tese de mestrado, para publicar um artigo.

A situação é a seguinte: na minha tese de mestrado realizei dois estudos. Um deles já foi publicado, mas o outro ainda não. O motivo pelo qual ainda não foi publicado, resume-se apenas ao facto da minha co-orientadora dizer que não tem tempo para corrigir o artigo que já está escrito na integra por mim e já corrigido pela orientadora. Nisto já passaram, por incrivel que pareça, quase 3 anos... Além disso, tenho bastante receio que elas publiquem sem o meu consentimento, porque já soube que o fizeram com outra pessoa. Poderei publicar eu o estudo? Sou obrigada a colocar o nome das duas? Além disso, existe alguma legislação, algum tipo de documento que oficial que prove esse meu direito, se assim se verificar?

Com isto tudo, obviamente que a relação que tenho com as duas de momento já não é a mesma...

Obrigada

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1578
Registado: sexta jul 29, 2005 10:06 am

Re: publicação de artigos

Mensagem por spca » quarta jan 22, 2020 3:25 pm

Olá.
Segundo as regras da generalidade das revistas que conheço, e a meu ver do bom senso, os artigos têm de ter a aprovação de todos os autores. E devem ser autores todos os envolvidos de forma significativa no trabalho (talvez alguém envolvido de forma superficial possa apenas ser referido nos Agradecimentos)
O "normal" é que a/o orientador/a fique como "corresponding author" e responsável científico do trabalho.
Creio que a lei que se aplique será a lei do local onde a revista estiver sediada pelo que duvido muito que se ponham a pôr com processos em tribunais estrangeiros que, de qualquer forma, duvido que tivessem consequências legais propriamente ditas em Portugal.
As consequências que me parece mais prováveis é, se a tua orientadora se quiser queixar à revista, o artigo ser retractado/"despublicado" se tivesse chegado a ser aprovado (mas possivelmente a revista faria averiguações antes de o fazer), e a tua relação com ela ser negativamente afectada, tal como outras pessoas que vos conheçam não queiram colaborar contigo para não terem problemas com ela ou simplesmente porque não concordem com o que fizeste.
Portanto a meu ver o melhor é tentares chegar a algum compromisso com ela, até porque é certamente também do interesse dela que o estudo seja publicado.

Boa sorte, que tudo se resolva da melhor forma.

Responder